Fábricas de Cultura estão com mais de 7 mil vagas abertas para cursos gratuitos de artes e tecnologia

 

Arquivo Fábricas de Cultura
Julia M. Cameron
Arquivo Fábricas de Cultura

 


 

As unidades das zonas Norte e Sul da capital, Osasco, Diadema e Iguape oferecem mais de 300 cursos para o 2º semestre de 2022. Formações são abertas para todos os públicos
 

As Fábricas de Cultura estão com inscrições abertas para 326 cursos distribuídos nas unidades das zonas Norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha) e Sul (Capão Redondo e Jardim São Luís) da capital, da Região Metropolitana (Diadema e Osasco), e do Vale do Ribeira (Iguape), que serão realizados durante o 2º semestre deste ano.
 

Estão sendo ofertadas mais de 7 mil vagas para os ateliês de formação artística e trilhas de formação cultural (curta e longa duração) que trabalham com as mais variadas linguagens artísticas e tecnológicas. Os cursos semestrais são gratuitos e abertos para crianças, jovens e adultos. As atividades começam a partir de 9 de agostoConfira alguns destaques:
 

Com aulas às quartas e sextas, das 9h às 11h45, na unidade Diadema, o ateliê de Realidade Virtual permitirá que os aprendizes usem, criem e programem seus próprios espaços em realidade virtual para serem acessados no computador, smartphone ou em óculos adequados a essa modalidade com interação entre os visitantes.

Outra opção é a trilha de Criação de Games na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, que visa trazer aos aprendizes uma visão crítica sobre o videogame enquanto mídia, clareza sobre o funcionamento desta indústria no país e o ensino de ferramentas que irão auxiliá-los na programação de um jogo de plataforma e aventura. Aulas às quartas-feiras das 19h às 21h.
 

Para os fãs de robótica, as unidades 4.0 de Osasco e Iguape oferecem as formações ideais. No ateliê de Robótica para Iniciantes os aprendizes irão aprender a construir, controlar e programar robôs e circuitos de maneira prática. A formação é na unidade Osasco e ocorre às quartas e sextas, das 14h às 16h45. Já na unidade Iguape, a trilha Construindo meu 1º Robô ensinará os fundamentos básicos da robótica para que, de maneira prática e lúdica, os participantes construam o seu primeiro robô. Os encontros serão às terças-feiras das 14h às 17h.
 

Além da tecnologia, a linguagem do audiovisual tem destaque nas unidades. Uma das opções é o ateliê de Foto e Vídeo na unidade Brasilândia que irá estimular os aprendizes a aproveitarem o recurso de qualquer câmera fotográfica para ampliar a criatividade, com enfoque na atualidade e na percepção local para incitar novas formas de expressão. As aulas ocorrem às terças, quartas e quintas, das 18h às 20h45.
 

Na trilha online de Roteiro para Série e Web Série os aprendizes irão desenvolver técnicas e truques com ferramentas para transformar as ideias em um sistema narrativo orgânico e coerente para criação de série e websérie na unidade Capão Redondo, às quintas-feiras das 19h às 21h. Também na Zona Sul, mas na unidade Jardim São Luís, o ateliê de Cinema e Audiovisual oferece a oportunidade de escrever, criar e produzir as próprias narrativas aplicando conceitos da linguagem cinematográfica. Encontros às terças e quintas das 14h às 16h45.
 

Os interessados em conhecer mais sobre as artes visuais poderão se inscrever na trilha de Artes Urbanas: Graffite na unidade Vila Nova Cachoeirinha. Nos encontros realizados aos sábados, das 9h30 às 12h30, os aprendizes irão ter acesso às técnicas e materiais para ampliar o repertório criativo em diálogo com artistas locais. Visando estimular a concentração e coordenação motora, a trilha de Iniciação a Pintura permitirá que os participantes se expressem por meio da criação de telas. Os encontros acontecem na unidade Iguape às sextas-feiras das 9h às 12h.
 

A cultura do Slam tem se expandido como um movimento de resistência, onde a voz é instrumento para manifestação poética e política, assim como os saraus. Desta forma, a trilha Escrita Criativa para Slam e Sarau, que será realizada na Fábrica de Cultura Brasilândia às quartas e sextas das 18h às 20h45, pretende oferecer as ferramentas para que os participantes pensem e produzam material neste formato poético.
 

Entender o que é Produção Cultural e como se trabalha neste meio é o objetivo da trilha Produção e Elaboração de Projetos Culturais na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Através da formação, os aprendizes terão a possibilidade de desenvolver projetos culturais, bem como irão aprender a concorrer a editais e captar recursos. Os encontros serão aos sábados das 14h às 18h, e 50% das vagas são reservadas para mulheres cis e trans.
 

Para os interessados na dança e na música, as opções são diversas. Na Fábrica de Cultura Diadema o ateliê de Dança para Crianças apresentará os princípios do balé, danças brasileiras, danças do mundo e história da dança. Aulas às quartas e sextas das 9h às 11h45. Na unidade Osasco, a opção é o ateliê de Capoeira, que trará a prática junto com reflexões sobre a cultura brasileira por meio dos instrumentos. Os encontros serão às terças e quintas, das 14h às 16h45.
 

Na música, a Fábrica de Cultura Capão Redondo oferece a trilha Produção Musical: Criação de Beats, com aulas às quintas-feiras das 18h às 21h. Uma das maiores dificuldades de um beatmaker iniciante é o desafio de começar seus beats do zero. Nesse curso é possível adquirir conhecimento aprofundado para que suas produções saiam do "papel".
 

Para quem prefere trabalhar com instrumentos mais tradicionais, a trilha da Orquestra de Cordas Dedilhadas é a opção certa. Nas aulas realizadas aos sábados, das 10h às 13h, os aprendizes poderão aperfeiçoar na prática dos instrumentos de cordas, tais como Cavaquinho, Ukulele, Bandolim, Viola brasileira, Violão, Guitarra e Contrabaixo elétrico; criando um repertório de onde sairá a Orquestra de Cordas Dedilhadas do Jaçanã. Na Fábrica de Cultura Jaçanã ainda é possível se inscrever no ateliê de Circo: Acrobacia, Malabarismo, Equilibrismo, Aéreo e Palhaço, que terá aulas às quartas e sextas das 14h às 16h45 na unidade.
 

Os materiais necessários para as atividades presenciais, como instrumentos musicais, itens de papelaria e máquinas fotográficas, serão oferecidos para o uso na unidade gratuitamente. Nas atividades online, os itens serão adaptados para materiais disponíveis em casa. A plataforma utilizada para a aula será escolhida em comum acordo entre arte-educadores e aprendizes.
 

Para se inscrever é necessário apresentar RG ou documento com foto do responsável (no caso de menores de idade); RG ou certidão de nascimento do aprendiz; e comprovante de residência atual. As inscrições podem ser feitas nas unidades ou no site das Fábricas de Cultura. É possível se inscrever em mais de uma trilha ou ateliê, se houver vagas e os horários não coincidirem entre os cursos ou, no caso de crianças e jovens em idade escolar, com os horários da escola.
 

As inscrições ficam abertas até 45 dias após o início das aulas, desde que haja disponibilidade de vagas no curso pretendido. Confira a grade completa no site das Fábricas de Cultura. O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.


SERVIÇO:
Gratuito.


FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530
 

CINEMA E AUDIOVISUAL

Ateliê de Multimeios

De 9/8 a 29/11 -- Terças e quintas das 14h às 16h45

Formato: Presencial

Faixa etária: De 12 a 21 anos.
Vagas: 20

 

PRODUÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

Trilha de Curta Duração | Literatura

De 13/8 a 15/10 -- Sábados das 14h às 16h

Formato: Online

Faixa etária: a partir de 16 anos

Vagas: 20

 

FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240
 

ROTEIRO PARA SÉRIE E WEB SÉRIE

Trilha de Curta Duração | Comunicação e Novas Mídias

De 22/9 a 24/11 -- Quintas-feiras das 19h às 21h

Formato: Online

Faixa etária: a partir de 16 anos

Vagas: 20

 

PRODUÇÃO MUSICAL: CRIAÇÃO DE BEATS 

Trilha de Longa Duração | Música

De 11/8 a 24/11-- Quinta(s)-feira(s) das 18h às 21h

Formato: Presencial

Faixa etária: a partir de 16 anos

Vagas: 20

 

FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180
 

TECNOLOGIA | REALIDADE VIRTUAL

Ateliê de Multimeios

De 10/08 a 30/11 -- Quartas e sextas, das 9h às 11h45

Formato: Presencial

Faixa etária: a partir de 12 anos

Vagas: 15

 

DANÇA PARA CRIANÇAS

Ateliê de Dança

De 10/08 a 30/11 -- Quartas e sextas, das 9h às 11h45

Formato: Presencial

Faixa etária: De 8 a 11 anos.

Vagas: 30

 

FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

 

FOTO E VÍDEO

Ateliê de Multimeios

De 9/8 a 29/11 -- Terças, quartas e quintas-feiras, das 18h às 20h45

Formato: Presencial

Faixa etária: De 12 a 18 anos

Vagas: 25

 

ESCRITA CRIATIVA PARA SLAM E SARAU

Ateliê de Literatura

De 10/8 a 30/11 -- Quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h45

Formato: Presencial

Faixa etária: a partir de 14 anos.

Vagas: 15.

 

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

 

ACROBACIA, MALABARISMO, EQUILIBRISMO, AÉREO, PALHAÇO

Ateliê de Circo  

De 10/8 a 30/11 -- Quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h45

Formato: Presencial

Faixa etária: a partir de 8 anos

Vagas: 26

 

ORQUESTRA DE CORDAS DEDILHADAS

Trilha de Longa Duração | Música

De 13/8 a 26/11 -- Sábados das 10h às 13h

Formato: Presencial

Faixa etária: a partir de 12 anos

Vagas: 20

 

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

 

ARTES URBANAS | GRAFITE

Trilha de Longa Duração | Artes Visuais

De 20/8 a 26/11 -- Sábados das 9h30 às 12h30

Formato: Presencial

Faixa etária: A partir de 12 anos.

Vagas: 25

 

CRIAÇÃO DE GAMES

Trilha de Curta Duração | Comunicação e Novas Mídias

De 18/8 a 20/10 -- Quintas-feiras das 19h às 21h

Formato: Online

Faixa etária: A partir de 12 anos.

Vagas: 20

 

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 OSASCO

Rua Santa Rita, s/nº - Jardim Rochdale -- Osasco | Tel: (11) 3689-7600

 

ATELIÊ ROBÓTICA PARA INICIANTES

Ateliê de Multimeios

De 10/8 a 25/11 -- Quartas e sextas das 14h às 16h45

Formato: Presencial

Faixa etária: 8 a 12 anos

Vagas: 15
 

CAPOEIRA

Ateliê de dança

De 9/8 a 24/11 -- Terças e quintas das 14h às 16h45

Formato: Presencial

Faixa etária: 8 a 12 anos

Vagas: 25

 

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 IGUAPE

Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico -- Iguape | Tel: (13) 3848-9300

 

INICIAÇÃO EM PINTURA

Trilha de Longa Duração | Artes Visuais

De 12/8 a 30/11 -- Sextas-feiras das 9h às 12h

Formato: Presencial

Faixa etária: a partir de 10 anos

Vagas: 15

 

ROBÓTICA: CONSTRUINDO MEU 1º ROBÔ

Trilha de Longa Duração | Multimeios

De 9/8 a 30/11 -- Terças-feiras das 14h às 17h

Formato: Presencial

Faixa etária: 8 a 12 anos

Vagas: 15
 

------

Funcionamento das unidades:

De terça a sexta, das 9h às 19h.

Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*

Unidade Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

 

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks)..

 

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis -- Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Poiesis -- Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827

Assessoria de Imprensa

Mariana Lima | (11) 4096-9852

Jariza Rugiano | (11) 4096-9810

Lara Bussab | (11) 4096-9861

Kallany Ruiz | (11) 4096-9864

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da Poiesis.

 

Postar um comentário

0 Comentários