A importância do LinkedIn como ferramenta para recolocação profissional


Criado em 2003, o LinkedIn, enquanto rede social de cunho profissional, passou a ser cada vez mais importante para quem busca visibilidade e reconhecimento ou uma recolocação no mercado de trabalho.

Servindo aos dois lados das relações empregatícias, essa plataforma tornou-se fundamental tanto para profissionais em busca de emprego quanto para empresas à procura de funcionários e colaboradores qualificados para integrar suas equipes.

Apesar de seus inegáveis benefícios e vantagens, ainda há dificuldade por parte do grande público de entender o que é, como funciona e qual a melhor forma de utilizar profissionalmente o LinkedIn.

Tendo isso em vista, este texto se propõe a guiar, de forma simples e fácil, o leitor ainda leigo por meio das maravilhas que essa rede social tem a oferecer, especialmente, no que diz respeito ao processo de recolocação profissional no mercado de trabalho.

Abaixo, seguem algumas seções específicas sobre a definição, funcionamento, benefícios e vantagens da plataforma. 

O que é o LinkedIn?

Atualmente, o LinkedIn como citado anteriormente é a mais reconhecida rede social de cunho profissional do mundo, contando com centenas de milhões de membros. 

Ao mesmo tempo, ele também é utilizado para outros meios, bem como diversas outras mídias sociais, como ferramenta de interação online.

Entretanto, o principal diferencial dessa rede social específica é que as atividades de interação que ocorrem nela, diferentemente de outras mídias sociais, também podem afetar direta ou indiretamente a carreira profissional daqueles que a utilizam.

O LinkedIn possui finalidades diversas e exerce influência significativa nas contratações, ou seja, até mesmo caso haja um usuário buscando vagas para profissionais especializados em cirurgia oncológica, é perfeitamente possível que ele as encontre via LinkedIn.

Tendo em vista o advento da globalização e a difusão de novas tecnologias relacionadas à vida tanto pessoal quanto profissional.

Dito isso, é esperado que essa rede social continue crescendo enquanto ferramenta de interação online entre uma comunidade com objetivos similares.

Justamente, por isso, se faz cada vez mais essencial que aqueles que buscam se destacar profissionalmente, se inserir ou reinserir no mercado de trabalho estejam atentos ao funcionamento e aos benefícios e vantagens oferecidos por essa plataforma.

Como funciona o LinkedIn?

Apesar de guardar certas semelhanças com outras redes sociais mais “casuais”, o LinkedIn também se diferencia delas em alguns pontos. 

Portanto, é importante, se tratando dessa rede social específica, ter sempre em mente desde o início o caráter profissional a que ela se propõe.

Tudo começa com um perfil, no qual constarão dados pessoais e de contato, além de experiências acadêmicas e profissionais. 

Assim, para um usuário com experiência em corte de chapas, seria importante registrar isso para a ciência de potenciais empregadores.

Uma vez concluída a criação de um perfil, o próximo passo é a busca por alimentar uma rede de contatos, também conhecido como networking. 

Sendo assim, é fundamental que para o melhor uso da plataforma, sejam adicionadas pessoas ou empresas de interesse profissional.

Idealmente, é interessante que o usuário foque em pessoas de alguma forma vinculadas ao seu ramo de atuação profissional, para além de empresas e demais empregadores pelos quais ele tenha interesse em ser contratado.

Assim, a partir de sólidas conexões tanto com outros profissionais quanto com empresas, é possível para qualquer usuário dominar o funcionamento do LinkedIn e, consequentemente, viabilizar a concretização de seus objetivos por meio da utilização eficiente da plataforma.

Quais os benefícios de utilizar o LinkedIn?

Há incontáveis benefícios na utilização do LinkedIn a nível tanto pessoal quanto, sobretudo, profissional. Não por acaso essa rede social, como mencionado anteriormente, é a maior e melhor plataforma digital de cunho profissional da atualidade.

Assim, visando facilitar a compreensão das principais vantagens oferecidas pelo LinkedIn, seguem listadas, de forma sintética, quatro das mais relevantes, no que se refere à utilização da plataforma por pessoas à procura de emprego. São elas:

  • Maior visibilidade e reconhecimento profissional;

  • Simples acompanhamento de oportunidades de emprego;

  • Constante atualização sobre novidades do mercado de trabalho;

  • Fácil processo de recolocação profissional.

Sobre o primeiro tópico, é importante ressaltar que, uma vez que o LinkedIn cumpre a função de um currículo online, ele viabiliza que empresas tomem ciência de potenciais novos funcionários e colaboradores de forma eficiente.

Assim, é esperado que profissionais cadastrados e ativos na plataforma tendam a ter maior visibilidade e reconhecimento mediante empregadores. 

Mesmo alguém com experiência em motor de portão com braço, por exemplo, encontra espaço no LinkedIn.

A respeito do segundo tópico, é também dedutível que há uma significativa facilitação do processo de busca e acompanhamento de oportunidades de emprego por meio dessa rede social, tendo em vista, dentre outras razões, a própria interface da plataforma.

Uma das principais vantagens do LinkedIn é a possibilidade de busca de vagas por região, ramo profissional, segmento da empresa, entre outros. 

Assim, um veterinário pode, por exemplo, encontrar uma empresa do mercado de american bullies branco justamente onde mora.

Em relação ao terceiro tópico, é pertinente afirmar que devido à dinâmica de rede social do LinkedIn, ele também mantém seus usuários constantemente atualizados sobre as novidades de sua área de atuação profissional e do mercado de trabalho como um todo.

Assim, caso haja a abertura de uma nova empresa de venda de sacola ecobag atacado próxima à região onde mora um determinado profissional com experiência em artesanato e manufatura, por exemplo, ele ficará ciente disso de forma muito mais ágil e eficiente.

Além disso, a própria plataforma serve não apenas para possibilitar o acesso de seus usuários a inúmeras oportunidades de emprego, mas também a conteúdos e cursos bastante agregadores à formação e ao currículo de profissionais dos mais diversos ramos.

Por fim, sobre o quarto e último tópico, é importante ressaltar que, caso o usuário encontre uma vaga que se adeque ao seu perfil profissional, ele mesmo pode demonstrar interesse por ela e se comunicar diretamente com a empresa contratante.

Sendo assim, não apenas de forma passiva, mas sobretudo de forma ativa, esse indivíduo pode promover a sua própria recolocação profissional nos mais diversos nichos de mercado, seja voltado até mesmo para o mercado de cirurgia laparoscópica, por exemplo.

Entretanto, tendo em vista que esse último tópico é especialmente relevante no que tange aos benefícios proporcionados pela utilização do LinkedIn, será dedicada a ele uma seção específica deste texto, que segue imediatamente abaixo.

Como o LinkedIn ajuda na recolocação profissional?

Primeiramente, é fundamental enfatizar a importância de manter o perfil no LinkedIn constantemente atualizado e alimentar uma rede de contatos sólida, tendo em vista a obtenção de resultados satisfatórios com a utilização dessa rede social.

Assim, um perfil com interações reduzidas ou absolutamente inativo cumpre a mesma função que um currículo engavetado no RH de uma empresa qualquer, ou seja, não possui nenhuma utilidade em termos de recolocação profissional.

Atualizar constantemente o perfil no LinkedIn viabiliza que diversos potenciais empregadores o encontrem mais facilmente.

Sobretudo, quando se trata de empresas inseridas no mesmo ramo de atuação profissional que o usuário do perfil em questão.

Por exemplo, uma empresa voltada à manutenção de empilhadeira semi elétrica pode encontrar potenciais funcionários e colaboradores no LinkedIn caso haja usuários na plataforma com perfis ativos e claramente relacionados ao seu ramo profissional.

Portanto, é importante não apenas manter o perfil atualizado, mas também ativamente buscar por novas vagas de emprego, utilizando as ferramentas disponíveis nessa rede social, e manter o contato constante com empresas e demais empregadores de interesse.

Considerações finais

Portanto, tendo em mente o conteúdo exposto anteriormente, se fazem ainda mais claros os principais aspectos da definição, funcionamento, benefícios e vantagens do LinkedIn também para empresas, mas especialmente para profissionais em busca de emprego.

Bem como um provedor de internet, essa rede social viabiliza uma ampla rede de contatos e informações a todos aqueles que a utilizam de forma ativa e eficiente, abrindo inúmeras portas e oferecendo diversas oportunidades no mundo profissional.

Especialmente nos dias de hoje, com as intensas e constantes transformações pelas quais o mundo do trabalho tem passado, estar atento a ferramentas como tal plataforma é essencial para se sobressair mediante a multidão de profissionais à procura de emprego.

Em termos de visibilidade e reconhecimento, acompanhamento de oportunidades de emprego, atualização sobre novidades do mercado de trabalho, recolocação profissional e diversos outros aspectos, o LinkedIn tem muito a oferecer a todos os seus usuários.

Portanto, para aqueles que desejam se destacar profissionalmente, se inserir ou reinserir no mercado de trabalho, essa plataforma é certamente a melhor via para concretizar de forma absolutamente notável suas aspirações e sonhos profissionais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários