Webinar: o que é, como fazer e como gerar resultados incríveis?



Atualmente, o webinar é uma das ferramentas de marketing digital mais importantes do mercado e com recursos extremamente interessantes, que facilitam a realização de palestras online educacionais e com diversos outros fins.

O marketing digital pode ser considerado como um barco no mar de informações que a internet se tornou, pois guia as pessoas a alcançarem os seus objetivos. 

Com diversas ferramentas que o compõem, como o SEO, as redes sociais, técnicas de utilização de ferramentas de mídia, a realização de um webinar pode ser uma estratégia interessante para atingir bons resultados para pessoas e empresas. 

Quando se escuta a palavra webinar, muitos acham que é um recurso que só pode ser utilizado para fins educacionais, mas não é bem assim.

Existe uma série de nichos em que ela é uma boa ideia, trazendo resultados positivos tanto para educadores quanto para empresários, que desejam divulgar informações educacionais ou produtos como uma tela de aço para cerca.

Portanto, o objetivo deste artigo é explicar o conceito desse seminário, quais benefícios a sua realização pode proporcionar a alguém e algumas dicas para desenvolver um bom.

O que é um webinar? 

A palavra webinar é a abreviação da frase em inglês “web based seminar” que é traduzido para o português como “seminário realizado pela internet”.

Ela é a realização de um evento ao vivo, geralmente, de cunho educacional, utilizando as plataformas da internet como veículo de informação, onde o palestrante recebe perguntas e comentários dos espectadores participantes. 

O webinar pode englobar uma apresentação, palestra, workshop ou seminário que é transmitido pela internet usando algum tipo de software ou aplicativo de videoconferência. 

O principal objetivo desse evento é propagar as informações de forma interativa, até mesmo para a venda de produtos e serviços como envelopamento personalizado para geladeira

Uma característica marcante de um webinar, que o diferencia de outros tipos de transmissões, é a presença de elementos interativos, que possibilitam que os espectadores recebam informações e interajam com o palestrante em tempo real. 

Essa troca de informações se dá por meio de uma série de softwares voltados para desenvolver e apresentar esse tipo de transmissão online.

Nesses softwares os espectadores podem compartilhar áudios, vídeos, documentos e links com o palestrante e os demais participantes. 

Sendo muito útil quando o criador da página do webinar, também conhecido como host, está realizando uma conferência ou uma sessão de informação.

Enquanto o host do seminário realizado pela internet está falando, aplicativos ou documentos relacionados ao tópico podem ser compartilhados ao mesmo tempo.

Tipos de webinar

Essa ferramenta é um formato de apresentação de conteúdo online, portanto, existem diversos tipos, como: 

  • Aulas-online;

  • Palestras com especialistas; 

  • Apresentação de produto ou serviços; 

  • Perguntas e respostas;

  • Painel. 

Escolher um desses formatos é a primeira etapa para definir como apresentar seu conteúdo. 

Por exemplo, na venda de carteira de habilitação especial hérnia de disco, o modelo de apresentação de serviços e produtos é o que se encaixa melhor. 

Como um seminário realizado pela internet funciona? 

Durante os webinars, os apresentadores utilizam como material de apoio slides e projeções, que são apresentados aos espectadores durante a fala do palestrante, sendo acompanhado ou não do envio de informações complementares. 

Para manter essa série de elementos interativos, no caso os vídeos, links, imagens ou qualquer outro material compartilhado durante o  evento, é necessário um provedor voltado para webinars.

Atualmente, há também a existência de softwares que já realizam o agendamento do evento com o registro automático dos participantes, facilitando o trabalho dos organizadores. 

Além desses pontos, é também necessário adotar bons softwares para veicular o ingresso a taxa de inscrição, tendo em vista que muitos webinars são pagos, assim como uma impressão offset e acabamento gráfico.

Após a definição desses pontos iniciais, a aqueles que ocorrem durante a apresentação, como as funções de bate-papo e perguntas e respostas.

Os bate-papos podem estar sujeitos a um maior controle, onde os apresentadores podem visualizar as mensagens enviadas pelo público e escolher se desejam transmitir essas mensagens aos demais participantes, ignorá-los ou responder em particular.

Essa função é muito importante para manter a privacidade dos espectadores que realizam as questões, quando o sigilo é necessário, além de também ser uma ferramenta que evita constrangimentos. 

As funcionalidades que tornam um webinar uma ferramenta poderosa de transmissão de informações são a comunicação por chat, a aplicação de pesquisas e questionários e a possibilidade de download de conteúdo adicional. 

Para um palestrante e espectador participarem de um, é necessário possuir um computador notebook ou celular conectado a internet, que tenham equipamentos de comunicação, como microfone, webcam e fones de ouvido.

A interação entre as pessoas participantes do webinar e o palestrante, principalmente no caso das perguntas, geralmente, são mediadas por um host, que determina quais perguntas são mais relevantes para entrar no debate. 

Dessa forma, um evento como esse precisa funcionar de maneira organizada, devido a série de recursos que possibilitam a troca de informações e que podem tirar o foco do tema, sendo o host responsável por essa função. 

Quais os benefícios de um?

A realização de um webinar por uma pessoa ou até mesmo por uma empresa, pode trazer uma série de benefícios, como: 

  • Bom alcance de público; 

  • Aumento do posicionamento de marca; 

  • Conquista de novos leads; 

  • Maior interação com o público. 

O formato online permite que pessoas de diversas partes do mundo possam assistir o seminário online, basta apenas estar conectado a internet. 

Além dessa facilidade em atingir o público, devido aos diversos recursos de um webinar, como os chats onde os participantes interagem com o palestrante e entre si, por meio da troca de mensagens e de arquivos, o contato entre as pessoas aumenta. 

Dessa forma, ele pode ser considerado até mesmo mais educativo que os outros formatos de apresentação online, devido a possibilidade de interação com o palestrante, que possibilita aos espectadores sanarem suas dúvidas de forma mais direta. 

Para empresas que desejam realizar webinar voltados ao destaque de seus produtos, a conquista de novos leads, ou seja, novos clientes para a sua loja de hospedagem canina, por exemplo, é facilitada, devido essa interação mais íntima entre as partes. 

Um seminário desses promovido da maneira correta pode gerar uma quantidade considerável de leads, então investir em um bom marketing auxilia nessa conquista de novos clientes. 

Além disso, os webinars podem ser eventos pagos, gerando uma fonte de receita para blogueiros, educadores e até mesmo empresas privadas. 

Por fim, a realização de um evento como esse também aumenta o posicionamento de qualquer marca, pois o número de pessoas interessadas no evento traz um aumento no número de visitantes no site. 

Dicas para desenvolver um bom webinar 

Desenvolver um bom webinar não é uma tarefa fácil, portanto, abaixo seguem algumas dicas que facilitam a vida de qualquer organizador: 

  • Invista no marketing do evento; 

  • Utilize uma agenda inteligente; 

  • Crie uma programação; 

  • Avalie os resultados dele. 

Essas 4 dicas quando alinhadas, garantem a produção de um webinar popular e bem estruturado, que conquista qualquer público que assista. 

Invista no marketing do evento

Para que seu webinar tenha sucesso é necessário aliar boas estratégias de marketing, para promovê-lo e estimular a inscrição de um número grande de participantes. 

Essa promoção pode ser realizada por meio dos canais de mídias digitais, como às redes sociais, propagandas em vídeos, avisos em seu site e até mesmo através de canais de comunicação convencionais, como panfletos ou banner personalizado com foto.

Utilize uma agenda inteligente

Como dito anteriormente, um webinar pode ser assistido por pessoas do mundo inteiro. Portanto, programar um horário acessível para todas essas pessoas é algo complexo e que exige muito planejamento. 

Entretanto, considerar os fusos horários dos países que mais participam, é um dos primeiros passos. 

Além disso, é interessante realizar pesquisas de opinião antes de criar o webinar, para escolher o melhor dia da semana e horário para os participantes interessados. 

Dessa forma, não coincidindo com outros compromissos, como um corte de cabelo curto masculino.

Crie uma programação

Uma programação deve ser criada para que os palestrantes não ultrapassem seu tempo de fala e para manter a organização do evento, que precisa abordar todos os tópicos propostos. 

A programação é também um objeto de divulgação do webinar, podendo ser apresentada como um panfleto nos canais de mídia online, apresentando os assuntos que o público pode se interessar. 

Avalie os resultados dele

Por fim, sempre esteja disposto a avaliar os resultados finais de qualquer projeto desenvolvido. 

No caso dos webinars, avalie quantas pessoas assistiram, quanto tempo elas assistiram às palestras, quantas interagiram no chat, o número de novos seguidores nas redes sociais, se aumentou a venda de produtos, como impressão UV em vidro, dentre outros resultados. 

Considerações finais

Sendo dessa forma, a avaliação desses fatores é importante para analisar o impacto de seu semanário online na comunidade interessada e quais melhorias podem ser realizadas no futuro. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários