Queijos europeus para o inverno – uma excelente pedida para a estação

 


Amado desde os tempos dos Sumérios, o queijo, esse ingrediente repleto de vitaminas, conta com harmonizações que vão muito além dos vinhos

Alimento milenar, rico em gorduras e de fácil transporte, os queijos europeus são uma ótima pedida para o inverno e caem muito bem como ingredientes de diversos pratos, desde os doces até os salgados. Além disso, as diferentes propriedades nutricionais que o ingrediente carrega beneficiam nossa dieta diária e nos ajuda a enfrentar estes dias gélidos com muito mais graça e sabor. 

Dentre todas estas propriedades, vale destacar que os queijos são forte fonte de proteínas, aminoácidos, cálcio e gorduras naturais de alta qualidade. Eles também possuem quantidade significativa de gorduras ômega-3, nutriente importante para a constituição e fluidez das membranas cerebrais, redução da pressão sanguínea, ação anti-inflamatória e são bons até mesmo para a saúde dos olhos. 

Entre os queijos ricos em tais propriedades vale ressaltar o francês Mimolette, que é repleto de gorduras boas, proteínas (que ajudam na perda de peso e no controle de apetite) e vitaminas. O também francês Bleu d´Auvergne é outra variedade de queijo interessante, que possui um aroma herbáceo persistente devido à qualidade do leite das vacas da região (que se alimentam de ervas repletas de flores), e é abundante em cálcio, fósforo, vitamina A, vitaminas B2, B12, zinco e ômega 3. 

Já o famoso Brie francês contém proteínas, riboflavina e muita vitamina B12, que promove pele e visão saudáveis. Estes dois nutrientes desempenham um papel fundamental na produção de energia do corpo humano. Além disso, o Brie também é uma grande fonte de cálcio, importante para o desenvolvimento ósseo. 

Dentre tantos usos para um ingrediente tão versátil, selecionamos a receita “Batatas Gratinadas com Queijo Brie” diretamente do site francês Marmiton para aquecer suas refeições da estação. 

 

BATATAS GRATINADAS COM QUEIJO BRIE 

 

Tempo de preparo: 1h40 

Dificuldade: Muito fácil 

 

Ingredientes: 

4 dentes de alho 

1 kg de batata 

100 g de manteiga 

Noz-moscada  

Pimenta-do-reino 

Sal 

350 g de queijo Brie 

1 pote pequeno de creme de leite fresco 

 

Modo de Preparo 

Preparo: 1 hora 

Cozimento: 40 minutos 

 

  1. Corte os dentes de alho. 
  2. Derreta a manteiga em uma panela, adicione o alho e 100 g de queijo Brie. 
  3. Mexa e adicione o creme de leite fresco. Continuar a mexer e abaixe para fogo brando. 
  4. Descasque as batatas, corte em fatias e adicione a mistura de manteiga - Brie - creme na frigideira. Deixe ferver em fogo brando durante alguns minutos. 
  5. Retire a panela do fogo, transfira seu conteúdo para a assadeira e adicione sal. 
  6. Corte o resto do queijo Brie e coloque-o por cima. 
  7. Polvilhe o gratinado com noz-moscada e pimenta-do-reino moídas na hora e leve para assar no forno preaquecido a 180°C durante 30 a 40 minutos. Fique de olho no gratinado para não queimar e sirva como acompanhamento ou mesmo como prato principal. Bon appétit ! 

Sobre a Campanha Prazeres da Europa | Queijos da França

A campanha tem como objetivo divulgar e promover os queijos da União Europeia e, sobretudo, da França. Mercadorias da mais alta qualidade, produzidas de forma tradicional, que utilizam o savoir-faire e técnicas ancestrais, a partir das melhores matérias-primas.


Campanha cofinanciada pela União Europeia. As opiniões aqui expressas são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia nem da France AgriMer. Nem a União Europeia tampouco a autoridade concedente poderá ser responsabilizada por elas.


Quem somos nós? 

Centro Nacional Interprofissional para a Economia Leiteira (CNIEL) é uma organização francesa sem fins lucrativos dirigida por quatro federações que representam toda a cadeia produtiva do setor leiteiro da França: a Federação Nacional dos Produtores de Leite, a Federação Nacional das Cooperativas de Lacticínios, a Federação Nacional das Indústrias de Lacticínios e a Federação de Comércio e Distribuição.

Postar um comentário

0 Comentários