Governo de SP abre inscrição para participação de artesãos em feira nacional

 

Evento será em Fortaleza (CE), de 16 a 25 de setembro; para participar é preciso ter carteira de artesão da Sutaco e da Sicab


Artesãos paulistas terão a oportunidade de participar da 4ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), uma das principais do segmento no país, que este ano acontecerá em Fortaleza (CE), entre os dias 16 e 25 de setembro. A chamada pública foi aberta nesta sexta-feira (10) para o credenciamento dos interessados. Para participar, é preciso ser cadastrado na Sutaco (Subsecretaria de Trabalho Artesanal nas Comunidades), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. 


Segundo Adriana Tedesco, subsecretária da Sutaco, a participação em grandes feiras nacionais pode alavancar os negócios dos artesãos de São Paulo.“Essa será a primeira vez que a Sutaco participa do evento que será realizado em um dos maiores mercados de artesanato no Brasil, o Ceará. Participar de feiras nacionais, além de promover um importante intercâmbio entre artesãos de diferentes localidades, possibilita aumento de visibilidade no mercado e de volume de encomendas e viabiliza novas parcerias, já que eventos como esse recebem a visita de muitos curadores e desenvolvedores de produtos.” 


A artesã Alice de Oliveira, 53, tornou-se profissional do artesanato, credenciada pela Sutaco, há cerca de 20 anos. Depois que começou a participar de feiras nacionais, o seu negócio decolou. “Participo de várias feiras, onde exponho minhas peças feitas com a técnica trançados e dobraduras. É muito importante esse envolvimento porque são oportunidades para conseguir novos contatos e garimpar clientes de vários estados. Hoje minhas encomendas praticamente dobraram”, garantiu.

A artesã Alice de Oliveira, sobre a participação em feiras: “minhas encomendas praticamente dobraram”  


A Sutaco ficará responsável pelo transporte das peças que serão expostas e comercializadas durante a feira. O transporte, hospedagem, alimentação e outros custos dos artesãos ficarão por conta do próprio participante.


As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho. Serão selecionados artesãos que estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e Sutaco, com as carteiras dentro do prazo de validade, para expor e comercializar seus trabalhos durante a feira. Os interessados devem preencher um formulário e se inscrever pelo https://shre.ink/VRJ.


Sobre a Sutaco


A Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ela tem como missão viabilizar, preservar, incrementar e promover o artesanato paulista, contribuindo para o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.

O trabalho realizado pela SUTACO, além de resgatar as formas tradicionais de expressão cultural do povo brasileiro, permite que o artesanato seja utilizado para criar oportunidades de geração de renda e emprego.


Serviço:

4ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce)

De 16 a 25 de setembro

Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Oeste), Fortaleza (CE)

Formulário e inscrições: https://shre.ink/VRJ.


Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce papel fundamental para atrair investimentos ao Estado, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.   

No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria, como o Centro Paula Souza, Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo (USP).

Postar um comentário

0 Comentários