Exposição “Paraty, mar de golfinhos e baleias” marca parceria do Laboratório Maqua-UERJ, que completa 30 anos, com a Casa da Cultura de Paraty

 

Além de fotos e vídeos, a exposição trará réplicas, partes de esqueleto e uma experiência interativa e imersiva, com sons de animais e projeções com nados embaixo d’água

 

A maioria dos visitantes de Paraty (e, às vezes, até moradores) nem imagina, mas eles estão por todos os cantos de sua costa. Milhares de mamíferos aquáticos habitam os mares dessa cidade histórica, Patrimônio Mundial da Unesco como sitio misto de cultura e biodiversidade, aproveitando suas águas limpas, protegidas, tranquilas e produtivas. As diferentes espécies de golfinhos e baleias, que dão o ar da graça em saltos, nados sincronizados e surfes, são o foco de pesquisa de um dos maiores laboratórios do Brasil dedicados aos cetáceos - o Maqua, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Para comemorar seus 30 anos, o centro de pesquisa se junta à Casa da Cultura de Paraty para organizar uma exposição, que inaugura dia 3 de junho, às 19h, e permanece em cartaz até fevereiro de 2023. Vale destacar ainda que o evento acontece no primeiro ano da Década do Oceano, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), para mobilizar a população global em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares.

 

A mostra vai reunir mais de 50 registros dos animais, em fotos e vídeos captados durante as saídas dos pesquisadores ao mar e em lançamentos de drones, em Paraty. Há diversas imagens do boto-cinza, a espécie mais numerosa na região (estimativa de mais de 2 mil bichos), além de golfinhos-de-dentes-rugosos, pintados-do-Atlântico e golfinhos-comuns. Vale destacar as toninhas, golfinho ameaçado de extinção e difícil de ser estudado por ser raro e ter comportamento tímido. O Maqua conseguiu imagens impressionantes do animal, com o apoio do Funbio, incluindo o resgate de um filhote. Até a orca já foi flagrada algumas vezes nesses mares - área que costuma usar para se alimentar. Entre as baleias, a Bryde é frequentadora assídua.

 

Além de contemplar fotos e vídeos, a exposição trará réplicas, partes de esqueleto e vai proporcionar uma experiência interativa e imersiva, com sons de alguns desses animais e projeções com nados embaixo d’água.


 



Expo Paraty_boto-cinza2



Expo Paraty_boto-cinza


Expo Paraty_boto cinza03



Expo Paraty_golfinhos pintados



Para a diretora da Casa da Cultura de Paraty, Cristina Maseda, “ a exposição é uma grande oportunidade para entendermos o valor excepcional do Mar de Paraty e seus golfinhos e baleias, ainda mais depois de ser declarada Patrimônio Mundial pela Unesco. É um grande orgulho, já que é a primeira exposição que a Casa da Cultura faz sobre sua rica biodiversidade. Estamos também preprando um amplo e extenso programa educativo com viistas mediadas para todos os alunos da REde Escolar de Paraty que conta com cerca de 10 mil alunos”.

 

"Diversas espécies de cetáceos buscam essa região de Paraty para alimentação e reprodução. Já encontramos grupos de até 400 botos-cinza, que é a espécie mais abundante por lá. Já as toninhas, descobrimos mais recentemente. Havia registros de encalhe, mas não sabíamos da existência de uma população residente. O drone foi um equipamento que ajudou muito a conseguir imagens delas, que são tímidas, aparecem rapidamente na superfície para respirar e logo mergulham novamente. Uma preciosidade, por se tratar de um animal em risco de extinção", complementa o oceanógrafo José Lailson Brito Junior, um dos coordenadores do Maqua-Uerj.

 

Sobre a Casa da Cultura

Localizada no Centro Histórico, a uma quadra da Praça da Matriz, o casarão de 1754 é preservado em seu estilo colonial, com janelões azuis e um charmoso jardim interno. Firmou-se como o Centro de Interpretação do Patrimônio e principal pólo cultural da cidade, vinculado à Secretaria de Cultura, com programação permanente de exposições, atividades e cursos de artes, música e artes cênicas.

 

Em 2021, iniciou uma importante parceria com o Instituto Cultural Vale, por meio de patrocínio via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio do Grupo Águas do Brasil e parceria institucional da Fundação Roberto Marinho e Prefeitura de Paraty.

 

PARATY, MAR DE GOLFINHOS E BALEIAS

Inauguração: 3/06, às 19h

Em cartaz: 4/06/2022 a 28/02/2023

Funcionamento: Terça a sábado, 10h às 18h

Casa da Cultura de Paraty: Rua Dona Geralda, 194. Tel: (24) 3371 2800

Entrada grátis

 

Curadoria: José Lailson Brito Junior, Alexandre Azevedo, Tatiana Bisi, Haydée Cunha e Tundra Studies

Concepção, conteúdo e design: Tundra Studies

(Karina Abicalil, Claudio Portugal e Isabela Caban)

 

Mais informações:

Cristina Maseda (24) 999041084.

 

 

Ficha técnica Casa da Cultura

Superintendente Executiva: Cristina Maseda

Superintendente Adjunta de Gestão e Projetos: Mírian Machado

Superintendente Adjunto de Políticas Culturais: Raphael Moreira

Produção e montagem: Patrícia Gibrail e Emanuel Gama

Assistente de produção: Francisco Gama

Comunicação: Rafaela Marsico e Luy Albino

Mediação Cultural: Luara Almeida

Iluminação: Sibel dos Santos

Técnico de Som: Leandro Lucena

Auxiliar Técnico: Thiago Pacheco

Coordenador Administrativo: Wendel Amorim

Assistência Geral: Mary Ellen Calegário

 

Ficha técnica Maqua

Responsáveis Técnicos: Alexandre Azevedo, José Lailson Brito Junior, Haydée Cunha e Tatiana Lemos Bisi

Pesquisadores: Bárbara Manhães Moura Reis, Elitieri Batista Santos Neto, Gleici Natali Montanini dos Santos, Lis Bittencourt Vilas Boas, Mariana Barbosa Ferreira Alves, Monizze Vannuci e Silva, Nara de Oliveira Ferreira, Rafael Ramos de Carvalho

Postar um comentário

0 Comentários