Etarismo: Quais as dificuldades para se desenvolver profissionalmente na terceira idade?


Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho

 

Etarismo é a discriminação contra pessoas baseadas em estereótipos de idade (Crédito: Unsplash)

 

Na análise sobre etarismo, o primeiro ponto a ser abordado é que, hoje, as pessoas chegam aos 60 anos com muito mais capacidade intelectual, lucidez e mente ativa do que há uns anos atrás. E dentro desse contexto, é comum que o tempo ocioso, antes preenchido com trabalho e/ou filhos, por exemplo, gere uma necessidade de investimento intelectual, seja para continuar ou voltar ao mercado de trabalho ou para, simplesmente, estimular a mente. No dia 15 de junho é marcado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que ressalta ações de reconhecimento de suas vulnerabilidades e direitos.

 

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019, o número de idosos no Brasil chegou a 32,9 milhões. Os dados mostram que a tendência de envelhecimento da população se mantém e o número de pessoas com mais de 60 anos no país já é superior ao de crianças com até 9 anos de idade. A crescente mostra por que tantos idosos buscam atividades que trabalhem a mente, incluindo o empreendedorismo.

 

Sandra Lucca, de 63 anos, é franqueada de 03 unidades da Minds Idiomas em São Paulo e conta que, através de atributos que possui dentro de si, faz o trabalho acontecer. “Sou empreendedora há 12 anos e, desde então, entendo que minha determinação, perseverança e coragem me fazem acreditar e buscar meus objetivos, independente da idade. Para quem conseguiu passar pela pandemia e ainda continua na ativa, não existem mais dificuldades. Claro, continuo me aprimorando, buscando crescimento e servindo a Deus”, disse Sandra, franqueada das unidades Diadema, Ipiranga e Santa Cruz.

 

Quando se trata do cenário educacional, as atividades estimulam a capacidade cerebral, ajudam na independência e autoestima da pessoa, tornando-a capaz de continuar lidando com as próprias finanças ou tendo aptidão para exercer atividades operacionais no mercado de trabalho, caso este seja de seu interesse. Estudar o idioma inglês, por exemplo, proporcionará viagens e conhecimento de novas culturas sem, necessariamente, depender de guias turísticos e até conseguirem assistir filmes e séries sem dublagem, gerando um sentimento de total autonomia.

 

“É muito gratificante termos franqueados e franqueadas mais experientes na nossa rede. Eles inspiram, sobretudo, outras pessoas a não deixarem de seguir os seus sonhos. O envelhecimento é uma etapa natural da vida e as pessoas precisam aprender a lidar com a realidade sem preconceitos, ainda mais com enorme vitalidade entre as pessoas dessa faixa etária”, disse Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas.


 

O que é o Etarismo e como esse preconceito se manifesta?

 

Etarismo é o preconceito contra pessoas idosas. No geral, refere-se a uma forma de discriminação que toma como base esteriótimos associados à faixa etária, mas afeta, principalmete, quem já é mais velho. No Brasil, apesar de ser um assunto pouco conhecido, o etarismo costuma ser praticado contra pessoas que nem idosas são consideradas ainda.

 

Segundo o relatório realizado pela Organização Mundial da Saúde, com mais de 80 mil pessoas de 57 países, 16,8% dos brasileiros acima de 50 anos já se sentiram discriminados por estarem envelhecendo. O preconceito pode se manifestar com práticas individuais e até institucionais. Esta, por sua vez, é a que mais atrapalha o desenvolvimento e profissionalização de pessoas mais experientes, por fechar portas e não dar oportunidades no mercado de trabalho. Vale ressaltar que o etarismo tende a acontecer mais intensamente em sistemas onde apresentam uma desigualdade social mais expressiva.

 

Por estar dentro do franchising, a Minds possibilita, através dos seus modelos de franquia, que uma pessoa consiga crescer profissionalmente sem passar por comuns e grandes riscos desse primeiro momento. Isso acontece porque a Minds já possui o produto e modelo de serviço sólido e eficiente, testado anteriormente e se aprimorando todos os anos. Com isso, a pessoa na terceira idade terá um padrão a ser seguido, onde será treinado e orientado com base no dia a dia da empresa.


 

Faz parte da terceira idade e quer se tornar dono do próprio negócio?! Conheça a franquia Minds Idiomas .

 

Sobre a Minds Idiomas

Com 15 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds acessando aqui!

Postar um comentário

0 Comentários