Empresas encontram na inteligência artificial uma forma agilizar o atendimento

 

SmartComm tem soluções tecnológica para melhorar o relacionamento com o cliente e reduzir custos

 

transformação digital ganha cada vez mais espaço em nossas vidas. Somos dependentes do computador, do smartphone, dos aplicativos para resolver questões simples do dia a dia. Hoje somos incapazes de pensar em executar tarefas sem o apoio da internet.

 

Nos casos das empresas, oferecer atendimento rápido, a qualquer momento e dentro dos principais aplicativos de mensagens já é realidade e isso só é possível por causa dos chatbots, que são sistemas integrados à inteligência artificial, capazes de entender as solicitações do seu cliente e dar a resposta de forma automática.


O Brasil ocupa a segunda posição, com 64% do ranking de países com maior interação diária de inteligência artificial e clientes, ficando até mesmo à frente dos EUA, com 54%. Atualmente são cerca de 216 mil bots produzidos por 96 empresas pelo Brasil, dados da Mobile Time, de 2021.  


A SmartComm Franchising, primeira rede brasileira especializada em comunicação inteligente no Brasil, oferece soluções voltadas à redução de custo, otimização, inovação e tecnologia para empresas. Entre os produtos comercializados pela marca está o chatbot, software capaz de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, sites, e outras plataformas digitais. “O nosso diferencial está em nossa plataforma de ‘boteria’, lá o cliente consegue criar um chatbot com poucos cliques e em poucos minutos, tudo muito prático, rápido e fácil! Sem a necessidade de solicitações de longo prazo como outras empresas fazem”, explica o CEO da rede, Anderson Lucila.

 

Evolução digital

 

O chatbot é um software capaz de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural por meio de plataformas digitais. A ferramenta é baseada em inteligência artificial, capaz de processar um grande volume de informações com rapidez. Graças a esse recurso, é possível gerenciar as ligações telefônicas e personalizar os atendimentos.

 

Podemos dizer que os “bots” são as “crias” da evolução digital, gerados pela necessidade de estreitar relacionamentos e permitir o estabelecimento de uma comunicação imediata, possibilitando a redução de custos operacionais e a ampliação da capacidade de resposta das empresas.

 

Existem diferentes pesquisas e estudos sobre o impacto – positivo e negativo – que a tecnologia e o mundo conectado trouxeram para a vida dos seres humanos, entretanto, é impossível negar que ambos ampliaram a capacidade de produzir mais em menos tempo, encurtaram distâncias e otimizaram centenas de tarefas.

 

Soluções inteligentes

 

A SmartComm trabalha com as quatro principais ferramentas da comunicação empresarial: por meio do envio de mensagens corporativas e notificações através de SMS, WhatsApp, pesquisa de satisfação, chatbot e integração API é possível dispensar custos desnecessários, investir em soluções tecnológicas e reaproveitar as soluções existentes. 

 

0 modelo de negócio traz diferenciais competitivos, como venda consultiva, acompanhamento operacional, baixo investimento, alta margem de lucro e modelo de negócio home office. O suporte ao franqueado começa com treinamento para transferência de know-how, acompanhamento permanente da operação da franquia por meio de sistema de gerenciamento e a plataforma “SmartComm” completa para que o franqueado possa trabalhar.

 

Um estudo recente da Juniper Research indica que o número total de aplicativos de mensagens de bots acessados ​​globalmente aumentará de 3,5 bilhões, em 2022, para 9,5 bilhões, em 2026. O crescimento de 169% será impulsionado pela crescente adoção de estratégias que integrem diferentes canais para oferecer ao consumidor uma melhor qualidade de atendimento ao adquirir um produto ou serviço.


De acordo com Greg Bennett, diretor de design de conversação da Salesforce, o que mais se destaca no uso de chatbots é a sua capacidade de personalização. Um relatório mostra que 95% dos líderes de TI têm priorizado essa tecnologia de automação, sendo que 70% deles observam uma economia de quatro horas por funcionário toda semana. 


 Benefícios que agregam 


Os chatbots surgiram a partir da necessidade de estreitar relacionamentos com o consumidor, e permitir uma comunicação imediata a qualquer hora. Anderson Lucila enfatiza que: "Qualquer empresa pode ter um bot, afinal toda empresa precisa de um cliente, e todo cliente precisa de um atendimento. O chatbot faz isso automaticamente e 24 horas por dia. Essa ferramenta faz o que a empresa quer, seja para atendimento, agendamento, pesquisa de satisfação, entre outros. Em nossa boteria há muitas possibilidades”, diz o empresário.


Lucila pontua que a SmartComm trabalha com dois programas:


  • Business - migra para o atendimento humano quando há necessidade de ações estratégicas ou que dependam da intervenção humana; 
  • Business Talk – o próprio bot direciona o atendimento conforme as escolhas do usuário, ou seja, cada opção selecionada pelo cliente vai indicar o rumo da conversa de forma totalmente interativa, com respostas simples e objetivas.

 

“Uma empresa pode economizar em diversas formas com o chatbot, mas acredito que a principal delas é poder contar com menos funcionários para o “front” do atendimento. Já que o chatbot faz isso muito bem, e até resolve problemas rápidos que o cliente possa ter”, concluiu.


Outras vantagens são a disponibilidade 24 horas por dia: ofertar um atendimento de qualidade full time é essencial para fidelizar seu público. O chatbot consegue prestar o atendimento com excelência, sem a necessidade de interagir com um agente;

 

- Agilidade no atendimento: ninguém quer esperar para ser atendido. O chatbot consegue realizar vários atendimentos em um curto espaço de tempo, enviando milhares de mensagens por dia, de maneira mais inteligente e interativa; 


- Possibilidade de ter mais dados sobre os clientes: a empresa pode (e deve) fazer uso da solução para conseguir mais informações e dados sobre seus clientes. Estudando os dados, ela se antecipa na realização de um bom atendimento, prevenindo problemas e vendendo mais;

 

- Automatização de processos: não precisa de botões específicos para ser atendido, basta enviar uma mensagem. Com isso a empresa consegue oferecer um serviço automatizado, capaz de alcançar o resultado por meio de uma simples interação com o sistema; 

 

- Melhoria no relacionamento com o cliente: o mundo hoje demanda praticidade, e as pessoas não têm mais paciência nem querem perder tempo para resolver problemas simples. Os bots respondem rapidamente, proporcionando uma melhor experiência ao cliente;

 

- Diferenciação do serviço: Hoje, por exemplo, já é possível ofertar produtos ou serviços pelos bots, como enviar lembretes de contas a pagar, acordos, etc. Essa inovação pode ser maior ou menor, dependendo do setor de atuação. A marca passa a ser vista como inovadora e altamente competente; 

 

- Auxílio na retenção e fidelização de clientes: o básico não é mais aceito como padrão para o cliente do século XXI, é preciso sair do lugar comum e entregar serviços de qualidade e que tragam real valor para os usuários. Aplicando inovações que melhorem a experiência do cliente, a empresa passa a ter consumidores fiéis e propagadores espontâneos da marca.

 

Sobre a SmartComm

A SmartComm é a primeira rede brasileira de franquia especializada em comunicação inteligente no Brasil com soluções voltadas à redução de custo, otimização do processo atual das empresas, inovação e tecnologia. Através de envios de mensagens corporativas e notificações através de SMS, WhatsApp, pesquisa de satisfação, chatbot e integração IPI é possível dispensar custos desnecessários, investir em soluções tecnológicas e reaproveitar as soluções existentes. Com dois modelos de negócios: a franquia solicita investimento a partir de R$ 24.999 na modalidade home office e R$49.999 na modalidade FDA, ambas com prazo de retorno estimado entre 10 a 12 meseswww.smartcomm.digital

Postar um comentário

0 Comentários