Dia da Imigração Japonesa: crescimento do japonismo no Brasil reflete positivamente na ascensão da Sanrio no país


Alta da influência nipônica no país é uma das estratégias da licenciadora para as ações de branding e ampliação dos negócios

Desde a culinária até as artes marciais, inúmeras foram as influências trazidas pelos japoneses ao Brasil. Sendo considerado o aporte do navio Kassato Maru, em 18 de junho de 1908, o grande marco da chegada do povo nipônico no país, a data, desde então, é destinada à celebração do Dia da Imigração Japonesa, que completa 114 anos da relação nipo-brasileira em 2022.
 

Atualmente, estima-se que residam cerca de 1,6 milhão de nikkeis -- descendentes de japoneses não nascidos no Japão -- no Brasil, sendo a maior população de origem japonesa fora do país oriental. Não à toa, nos mais variados nichos da cultura local, como religião, música, literatura e cinematografia, é possível perceber as marcas das expressões culturais e valores oriundos dos nipônicos.
 

A licenciadora japonesa Sanrio, criadora da Hello Kitty & Amigos, enxerga essa força do japonismo dentre os brasileiros e utiliza essa vertente em algumas das estratégias de marca. Monica Joseph, Gerente Comercial e Marketing da Sanrio no Brasil, comenta que a empresa traz essa tendência para suas ações de branding, bem como ampliação de negócios. “Um exemplo é o restaurante Eat Asia + Hello Kitty, localizado no tradicional bairro japonês de São Paulo, a Liberdade. Por ser um ícone da cultura pop japonesa, a aplicação da personagem, tanto em produtos, como em experiências, remete ao contexto cultural nipônico. O sucesso da parceria foi tanto que o espaço é praticamente um ponto turístico da região”, pontua.
 

Outro exemplo deste posicionamento estratégico da empresa é a nova sala de karaokê inspirada na famosa série animada Aggretsuko, no restaurante Katon, da Piticas. O espaço, que tem como atração central a personagem da licenciadora, Retsuko, foi inaugurado recentemente e está com alta de procura, em especial entre os apaixonados pelo universo nipônico e geek.

 

A ascensão da Sanrio, é ainda mais evidenciada através dos números obtidos em 2021. “Conquistamos 39% de crescimento e mais de 9 milhões de itens vendidos”, apresenta a executiva. Monica conta que também foi registrado o aumento de 50% no número de novos licenciados. “Tivemos grande procura para desenvolvimento de games e do mercado pet, além de novos parceiros de diferentes atuações no segmento da moda”, destaca.
 

Segundo a gerente, esse sucesso é resultado da constante busca por tendências de consumo e um olhar estratégico em torno do crescimento da influência do japonismo, bem como o aumento da nostalgia por personagens clássicos. “Entendemos que a Hello Kitty e seus amigos são personagens muito fortes e icônicos entre os apaixonados pela cultura japonesa. Sendo assim, nossa estratégia de posicionamento de marcas, busca refletir esse vínculo das nossas licenças com o Japão, o que resulta nesta força no mercado de licenciamento”, conclui.
 

Sobre a Sanrio

 

Criada por Shintaro Tsuji, em 1960, a Sanrio é a empresa japonesa responsável pela criação e licenciamento de personagens como a Hello Kitty. Reconhecida como uma das maiores licenciadoras do mundo, a marca apresenta um portfólio com mais de 400 personagens, dentre eles, Chococat™, Keroppi™, Badtz-Maru™, MyMelody™, Gudetama e Aggretsuko. A marca possui cerca de 50 mil produtos que são comercializados em mais de 100 países. Presente na América do Sul desde 1999, conta com mais de 80 empresas licenciadas no Brasil nos mais diversos segmentos de produtos. 

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