SURFISTAS DA BAHIA SE DESTACAM NA ABERTURA DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE EM SALVADOR

 

 O experiente Alandreson Martins fez os recordes da quinta-feira

Maria Eduarda de 13 anos venceu a primeira bateria feminina

Foram realizadas 14 eliminatórias nas boas ondas do primeiro dia 

TikTok fez a primeira transmissão ao vivo de um evento de surfe  

Alandreson Martins fez os recordes de nota e pontos do primeiro dia (Crédito: Daniel Smorigo / World Surf League)

FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO

VÍDEOS HIGHLIGHTS

PRAIA DE STELLA MARIS, Salvador / BA (Quinta-feira, 12 de maio) - A segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe foi iniciada na quinta-feira, com transmissão ao vivo inédita pelo aplicativo TikTok, direto da Praia de Stella Maris, em Salvador. Os surfistas da Bahia se destacaram em casa, com o experiente Alandreson Martins fazendo os recordes do primeiro dia e Maria Eduarda, de apenas 13 anos, vencendo a primeira bateria feminina. Todos estão aproveitando bem a chance de competir em um evento do World Surf League (WSL) Qualifying Series, que há 10 anos não acontecia em Salvador. Nesta sexta-feira, eles vão enfrentar os cabeças de chave do evento, que entram nas fases mais avançadas da competição.

As primeiras baterias valendo vagas para a rodada de estreia das principais estrelas do Circuito Banco do Brasil de Surfe, foram vencidas pelo paulista Luan Carvalho e pelo gaúcho Luiz Henrique Rosa. O primeiro surfista da Bahia a se classificar com vitória nas boas ondas da quinta-feira, sem o vento maral característico do Nordeste, foi Davi Silva. Ele é de Itacaré, cidade que é uma verdadeira "surf city" localizada no sul do estado. Junto com Davi, avançou Lukas Camargo, com ambos eliminando Gabriel Leal e Ismael Silveira.


"Eu estava em casa, quase não estou competindo esse ano e só estou aqui graças a um amigo meu, que pagou minha inscrição e me incentivou para vir para cá", contou Davi Silva. "É isso que a gente precisa, de que se alguém puder ajudar, ajude. Eu nunca tinha passado uma bateria do QS, já corri várias etapas em casa (Itacaré) e a onda que eu surfo lá, na Praia da Tiririca, são iguais as de Stella Maris. Estou feliz porque hoje consegui passar minha bateria, suave, bem de mente e de saúde, então creio que vai dar tudo certo daqui para a frente".


E Davi Silva já terá que encarar uma pedreira em sua próxima bateria, a quinta da terceira fase, que é encabeçada por um dos vice-líderes no ranking sul-americano de 2022/2023 da World Surf League Latin America, Gabriel André. Além do paulista, vai enfrentar o alagoano Willian Feiden e o potiguar Kayan Medeiros, na disputa por duas vagas para a fase dos 32 melhores da etapa nordestina do Circuito Banco do Brasil de Surfe.


MELHOR DO DIA – O grande destaque do primeiro dia foi outro surfista de Itacaré bem mais experiente, Alandreson Martins. Ele representou muito bem a Bahia no Circuito Brasileiro Profissional nos anos 2000 e estava sem competir desde 2019. Mas, conseguiu achar boas ondas para mostrar sua radicalidade nas manobras e fazer os recordes da quinta-feira na Praia de Stella Maris. A melhor apresentação valeu nota 7,17, que somou com 6,67 para totalizar imbatíveis 13,84 pontos nas quatorze baterias disputadas no primeiro dia.


"Estou muito feliz, amarradão e primeiramente quero agradecer à Deus, pela oportunidade de estar competindo aqui em Stella Maris novamente", disse Alandreson Martins. "O mar está um pouco difícil, mas estou acostumado com essa onda, uma onda rápida como a da Praia da Tiririca, lá em Itacaré, onde eu moro. Ficou uns 10 minutos ali de calmaria, mas depois consegui imprimir um ritmo de duas ondas muito boas e avancei para o próximo rounde".


Alandreson Martins também comentou sobre este novo Circuito Banco do Brasil de Surfe, que tem como objetivo descobrir novos talentos em cada região do país. A primeira das três etapas aconteceu na Praia da Ferrugem, em Garopaba, no Sul do Brasil. Nesta semana, tem essa na Bahia e a terceira e última será no mês de agosto na Região Sudeste, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Todas as etapas são realizadas com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres, incentivada pela World Surf League.


"Esse é um incentivo muito grande. É muito bom ter esse apoio para a galera acordar um pouco para incentivar mais o surfe, ainda mais nesse momento que nosso esporte precisa tanto deste apoio", destacou Alandreson Martins. "Acho uma atitude muito legal e positiva do Banco do Brasil e que venham bastante eventos por aí, para ter mais surfistas podendo viver do esporte e que surjam novos talentos também com esta iniciativa".


DESTAQUE FEMININO – Após o término da segunda fase masculina, foram realizadas as duas baterias da rodada inicial feminina, praticamente só com surfistas da nova geração da Bahia. A primeira a vencer foi uma das grandes promessas da categoria, Maria Eduarda, que também é do litoral Sul do estado, Serra Grande, mas sempre treina em Itacaré. Ela surfou bem e tinha até torcida na areia, mostrando também muita atitude e desenvoltura na entrevista.


"Eu me preparei muito forte em casa, mentalmente, fisicamente, o mar está muito bom, as vezes demora um pouco, mas se esperar a onda vem e só agradeço a Deus. Honra e glória para Ele, que me ajudou a vencer essa bateria", disse Maria Eduarda. "Na verdade, meu foco é tentar chegar na final. Se Deus quiser, vou passar as próximas baterias, mesmo sendo contra atletas mais experientes. Espero ganhar também das surfistas que me inspiram nesse campeonato, como a Julia Santos. Ela tem um surfe muito polido, eu gosto muito dela e na verdade é uma das minhas maiores inspirações nesse campeonato".


Maria Eduarda já terá um grande teste na próxima fase, pois enfrentará na bateria que vai abrir a sexta-feira, às 8h00 na Praia de Stella Maris, a vencedora da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Santa Catarina, a bicampeã sul-americana Pro Junior da WSL Latin America em 2016 e 2019, Tainá Hinckel. Além da catarinense, também terá que encarar a campeã brasileira Monik Santos e Julia Duarte.


A surfista que ela revelou ser sua maior inspiração, a paulista Julia Santos, vai estrear na segunda bateria com a grande estrela do surfe feminino do Brasil, Silvana Lima. Além delas, participam deste confronto a argentina Catalina Mercere e a baiana Deyse Costa, que se classificou em segundo lugar na bateria vencida por Maria Eduarda. Na outra disputada na quinta-feira, avançaram Vidda Cavalcanti em primeiro lugar e Tamires da Silva em segundo.


ATIVAÇÕES PARA O PÚBLICO – Além da competição acontecendo dentro d´água, o Circuito Banco do Brasil de Surfe também promove várias atividades extras e gratuitas para o público em suas etapas. Na Praia de Stella Maris, tem aulas de surfe, yoga, quadra de beach tennis, futevolei e até espaço kids. Nos boxes montados ao lado da arena do evento, empreendedores locais clientes do Banco do Brasil expõem seus produtos e também haverá ações de sustentabilidade, com plantio de mudas na região da Praia de Stella Maris.


"Investir no surfe é remar junto" é o lema do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que está sendo realizado com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset Management e esta segunda etapa também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e da Rádio Salvador FM. A competição está sendo transmitida ao vivo da Praia de Stella Maris pela primeira vez no aplicativo TikTok e pelo WorldSurfLeague.com.

 

PRÓXIMAS BATERIAS DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE:

08h00: SEGUNDA FASE FEMININA – 1.a e 2.a=Quartas de Final:

----------3.a=9.o lugar (350 pontos) e 4.a=13.o lugar (295 pts)

1.a: Taina Hinckel (BRA), Monik Santos (BRA), Julia Duarte (BRA), Maria Eduarda (BRA)

2.a: Silvana Lima (BRA), Julia Santos (BRA), Catalina Mercere (ARG), Deyse Costa (BRA)

3.a: Sol Carrion (BRA), Kemily Sampaio (BRA), Potira Castaman (BRA), Vidda Cavalcanti (BRA)

4.a: Larissa dos Santos (BRA), Pamella Mel (BRA), Juliana dos Santos (BRA), Tamires da Silva (BRA)

 

09h40: TERCEIRA FASE MASCULINA – entrada dos 48 cabeças de chave:

---------3.o=33.o lugar (66 pts) e 4.o=49.o lugar com 60 pts

1.a: Marcos Correa (BRA), Cauet Frazão (BRA), Marcus Cintra (BRA), Luan Carvalho (BRA)

2.a: Samuel Igo (BRA), Kim Matheus (BRA), Erick Moraes (BRA), Antonio Venicios (BRA)

3.a: Heitor Mueller (BRA), Diego Aguiar (BRA), Ruan Guimarães (BRA), Luiz Henrique Rosa (BRA)

4.a: Mateus Sena (BRA), Daniel Matos (BRA), Diego Brigido (BRA), Jeronimo Barros (BRA)

5.a: Gabriel André (BRA), Willian Feiden (BRA), Kayan Medeiros (BRA), Davi Silva (BRA)

6.a: Franklin Serpa (BRA), Kaue Germano (BRA), Lázaro Lima (BRA), Lukas Camargo (BRA)

7.a: Renan Pulga (BRA), Luiz Mendes (BRA), Leo Andrade (BRA), Gabriel Paiva (BRA)

8.a: Gabriel Klaussner (BRA), Caio Costa (BRA), Gabriel Guerreiro (BRA), Takeshi Oyama (BRA)

9.a: Ryan Kainalo (BRA), Kainan Meira (BRA), Samuel Joquinha (BRA), Glauciano Rodrigues (BRA)

10: Artur Silva (BRA), Luan Wood (BRA), Rafael Pedreira (BRA), Bryan Biao (BRA)

11: Krystian Kymerson (BRA), Diogo Santos (BRA), Adriano Maciel (BRA), Rayan Fadul (BRA)

12: Messias Felix (BRA), Niccolas Padaratz (BRA), Leonardo Villas Boas (BRA), José Wilson Figueiredo (BRA)

13: Alan Jhones (BRA), Thiago Eduardo (BRA), Lucas Santos (BRA), Alandreson Martins (BRA)

14: Amando Tenorio (BRA), Deyvson Santos (BRA), Lucas Ribas (BRA), Carlos Santana (BRA)

15: Lucas Vicente (BRA), Derek Adriano (BRA), Israel Junior (BRA), Bruno Galini (BRA)

16: Rodrigo Saldanha (BRA), Pedro Bianchini (BRA), Fabricio Bulhões (BRA), Elson Vieira (BRA)

 

RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA NA PRAIA DE STELLA MARIS:

 

PRIMEIRA FASE – 3.o=81.o lugar (40 pts) e 4.o=85.o lugar (35 pts):

1.a: 1-Luis Santana (BRA), 2-Laszlo de Giudice (BRA)

2.a: 1-Gabriel Leal (BRA), 2-Miguel Cerqueira (BRA), 3-Thiago Silva (BRA)

3.a: 1-Vitor Gabriel (BRA), 2-José Wilson Figueiredo (BRA), 3-Jorge Darze Neto (BRA)

4.a: 1-Jean Muniz (BRA), 2-Ives Lopes (BRA)

 

SEGUNDA FASE – entrada de 24 pré-classificados:

---------3.o=65.o lugar (53 pts) e 4.o=73.o lugar com 50 pts

1.a: 1-Luan Carvalho (BRA), 2-Antonio Venicios (BRA), 3-Luis Santana (BRA), 4-Breno Matos (BRA)

2.a: 1-Luiz Henrique Rosa (BRA), 2-Jeronimo Barros (BRA), 3-Gonçalo B. Almeida (BRA), 4-Laszlo de Giudice (BRA)

3.a: 1-Davi Silva (BRA), 2-Lukas Camargo (BRA), 3-Gabriel Leal (BRA), 4-Ismael Pinho (BRA)

4.a: 1-Gabriel Paiva (BRA), 2-Takeshi Oyama (BRA), 3-Davi Mira (BRA), 4-Miguel Cerqueira (BRA)

5.a: 1-Glauciano Rodrigues (BRA), 2-Bryan Biao (BRA), 3-Andrey Vieira (BRA), 4-Vitor Gabriel (BRA)

6.a: 1-Rayan Fadul (BRA), 2-José Wilson Figueiredo (BRA), 3-José de Mello (BRA), 4-Felipe Guerreiro (BRA)

7.a: 1-Alandreson Martins (BRA), 2-Carlos Santana (BRA), 3-Isaac Lorente (BRA), 4-Jean Muniz (BRA)

8.a: 1-Bruno Galini (BRA), 2-Elson Vieira (BRA), 3-Ives Lopes (BRA), 4-Eduardo Matheus Silva (BRA)

 

PRIMEIRA FASE FEMININA – 3.a=17.o lugar (200 pts) e 4.a=19.o lugar (186 pts):

1.a: 1-Maria Eduarda (BRA), 2-Deyse Costa (BRA), 3-Isabeli Saikoski (BRA)

2.a: 1-Vidda Cavalcanti (BRA), 2-Tamires da Silva (BRA), 3-Livia Marcolin (BRA), 4-Catarina Lorenzo (BRA)


SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.

Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.

Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.

A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, a fim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

Postar um comentário

0 Comentários