Semana do Brincar: atividades reforçam a importância da brincadeira em Santos



Em celebração ao Dia Mundial do Brincar, crianças realizam ações na escola, na Câmara de Vereadores e no Morro Monte Serrat 

Celebrado no dia 28 de maio, o Dia Mundial do Brincar está no calendário da UNICEF (Organização das Nações Unidas) no Brasil e em mais de 40 países. O principal objetivo da data é conscientizar e promover o brincar como direito da infância. Em Santos (SP), os alunos do Marista Escola Social Lar Feliz, se reúnem em atividades que incluem atividades, circuitos, uma visita à câmara de vereadores e brincadeiras no Morro Mont Serrat. 
Localizada no Bairro União de Vila Nova, a unidade atende crianças gratuitamente. Em uma região com altos índices de vulnerabilidade, a escola tem a missão de oferecer educação gratuita e de qualidade. Desde 1959 já realizou cerca de 30 mil atendimentos e inúmeras parcerias e projetos com a comunidade. 
 
A celebração do Dia do Brincar é importante para mostrar como as crianças utilizam as atividades como formas de expressão. “A data se torna importante porque o brincar é um direito fundamental, é por meio da brincadeira que a criança expressa seus sentimentos, vontades e a forma como ela vê a realidade a sua volta”, reforça Aline Paes de Barros, diretora da Escola Social. 
 
Brincar em toda parte
 
A Semana Municipal do Brincar  é uma parceria com a prefeitura e a Secretaria de Educação (Seduc) que conta com diversas atividades pela cidade e tem como tema “Confiar na Força do Brincar”. No Marista Escola Social Lar Feliz, as crianças de 1 a 5 anos da Educação Infantil vão participar de momentos de contação de histórias e brincadeiras na rua. As famílias também foram convidadas para participar.. “A intenção é promover ações que garantam um tempo de qualidade entre educadores, familiares e escola. Isso é feito em ações cotidianas, resgatando brincadeiras da infância, possibilitando o brincar livre em casa ou em algum lugar externo”, reforça Aline. 
 
Na quarta-feira, dia 25, às crianças do Infantil 5 visitam a Câmara de Vereadores para levar propostas de incentivo ao brincar na cidade. No dia 28 eles irão subir o Morro Mont Serrat para uma tarde de brincadeiras ao ar livre. 
 
 
PROGRAMAÇÃO 

24/05 – RUA DE BRINCAR (HENRIQUE PORCHAT) - Crianças e famílias
Horário: 
Das 8h às 15h 
25/05 VISITA NA C MARA DE VEREADORES 
9h- Com as turmas do Infantil 5
As crianças irão visitar a Câmara e levar propostas importantes para o brincar na cidade de Santos 

28/05 BRINCAR NO MORRO 
Local: Monte Serrat
Horário: 13h às 17h

Marista Escolas Sociais
Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas. https://maristaescolassociais.org.br/

 

Postar um comentário

0 Comentários