Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta “Música que Aquece”

 

O concerto marca a abertura da Campanha do Agasalho e será realizado na próxima quinta-feira, 1º de junho, às 20h30; a entrada é gratuita e pede-se a doação de roupas e cobertores em bom estado

 

Foto: Arquivo / Conservatório de Tatuí

 

O Conservatório de Tatuí -- instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina -- anuncia o concerto “Música que Aquece” para o lançamento da Campanha do Agasalho 2022. A Orquestra Sinfônica da instituição apresenta-se na próxima quarta-feira, 1º de junho, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com participação especial da regente convidada Alba Bomfim e coordenação do maestro Emmanuele Baldini. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela internet na plataforma INTI ou pessoalmente, na bilheteria do Teatro, de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h ou duas horas antes do evento. Pede-se, ainda, a doação de agasalhos e cobertores novos ou em bom estado.

 

O concerto “Música que Aquece” marca o lançamento da Campanha do Agasalho, ação promovida pelo Instituto CCR em parceria com o Conservatório de Tatuí, em prol da ONG Gerando Falcões. Na ocasião, além de prestigiar um lindo concerto, o público também terá a oportunidade de contribuir com a doação de agasalhos, que poderão ser entregues no dia da apresentação. A campanha seguirá até o dia 1º de julho e as doações podem ser entregues em pontos de coleta disponíveis em diversas unidades do Conservatório de Tatuí, incluindo a sede, Unidade II, Setor de Educação Musical e Setor de Artes Cênicas.

 

Para o concerto “Música que Aquece”, o Grupo Artístico convida a regente carioca Alba Bomfim, professora de Regência, Maestra de Orquestra e Coro e Diretora Musical da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Conhecida pelo ecletismo e poder de realização no seleto nicho musical, Alba destaca-se na nova geração de regentes brasileiros, sendo uma das seis regentes selecionadas no programa internacional do Instituto Hart da Ópera de Dallas de Regentes Mulheres de 2017. Com prêmios e apresentações nacionais e internacionais, a maestra marca a temporada de 2022 na atuação de três orquestras brasileiras, incluindo a do Conservatório de Tatuí.

 

O repertório inclui “Ebullient Grooves para orquestra”, de Daniel Rojas, dedicada a Emmanuele Baldini; “Concerto para violino e orquestra (inacabado) em um movimento”, de Amanda Maier; “Bachianas Brasileiras nº 4 para orquestra”, de Heitor Villa-Lobos. Com solos de Emmanuele Baldini e regência de Alba Bomfim e Baldini.

 

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi fundada em 1985 e reúne cerca de 60 integrantes entre professores e alunos bolsistas em uma ampla experiência de repertório, álbuns gravados e turnês. A orquestra, regida e coordenada pelo maestro italiano Emmanuele Baldini, também realiza concertos didáticos com o objetivo de divulgar a música clássica entre crianças de escolas públicas de Tatuí.

 

SERVIÇO
Concerto “Música que Aquece” -- Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Data: 1º de junho, quarta-feira

Horário: 20h30

Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Classificação indicativa: Livre

 

Campanha do Agasalho 2022 -- Instituto CCR e Conservatório de Tatuí

Pontos de coleta:

- Sede -- Rua São Bento, 415, Centro -- Tatuí/SP

- Unidade II -- Rua São Bento, 808, Centro -- Tatuí/SP

- Setor de Educação Musical - Rua Rotary Club, 403, Vila Dr. Laurindo -- Tatuí/SP

- Setor de Artes Cênicas -- Rua Quinze de Novembro, 63/65, Centro -- Tatuí/SP

 

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

 

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidoseleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos. 

Postar um comentário

0 Comentários