Museu de Energia São Paulo promove atividades lúdicas e experimentações no mês de maio




Eventos incluem experiências científicas, apresentação cultural e viagem de 150 anos pelo mundo da eletricidade


O Museu de Energia São Paulo (MESP), em São Paulo, promove uma série de atividades lúdicas e experimentações no mês de maio para despertar a curiosidade das crianças e famílias sobre as temáticas da natureza e produção de energia. No mês de maio são celebrados a Semana Nacional de Museus, entre os dias 17 e 21, e o Dia Internacional dos Museus, no dia 18. A programação do MESP é gratuita e está aberta à participação dos interessados até o dia 28. 

Segundo os administradores do Museu de Energia, as atividades buscam movimentar os espaços, atrair novos visitantes e trazer de volta o público que já conhece o MESP. Algumas ações foram realizadas anteriormente e serão desenvolvidas pela equipe educativa do Museu. 

No dia 21, dentro da Semana Nacional de Museus, às 14h, acontece a apresentação musical 'Na Varanda', com o grupo Pagode na Lata. As atividades de maio serão encerradas no dia 28, também às 10h30, com a visita temática "Energias do Futuro". 

Na Varanda

A apresentação musical Na Varanda, com o grupo Pagode Na Lata, acontece na varanda térrea do Museu da Energia para celebrar A Semana Nacional de Museus. O evento é gratuito e aberto aos interessados, famílias, adultos e crianças. A roda de pagode busca estreitar laços culturais com o público da região. A iniciativa reforça a proposta de que o Museu da Energia é um espaço aberto à visitação. O Pagode Na Lata é um grupo do nosso território que promovendo redução de danos através das rodas de samba. Não há limite de público. 

Energias do Futuro

 A visita temática Energias do Futuro convida os visitantes a percorrer um mundo de transformações que aconteceram na vida das pessoas nas últimas 15 décadas. Eles vão observar, em diferentes salas do Museu da Energia, as mudanças na geração de eletricidade nos últimos 150 anos e refletir sobre a necessidade de criar novas formas, mais sustentáveis e limpas, de produzir energia. 

A visita mediada apresenta aos visitantes desde os mais antigos e tradicionais sistemas elétricos até as tendências do futuro da geração de energia no mundo.  A equipe do museu vai debater com os participantes da visita temática os benefícios e desafios da energia, apresentar fontes de energia renováveis, alternativas aos combustíveis fósseis e matrizes energéticas. 

A atividade traz informações e conhecimento sobre como a energia foi e continua sendo fundamental para a história da humanidade, com a proposta de estimular o interesse do público. O evento tem capacidade para até 20 pessoas e não exige inscrição prévia. 


Serviço

Programação de Maio no Museu de Energia de São Paulo

Endereço: Alameda Nothmann, 184 - Campos Elíseos, São Paulo 


Apresentação musical Na Varanda, com grupo Pagode Na Lata

21 de maio, das 14h às 16h 

Evento da Semana Nacional de Museus

Na varanda térrea

Gratuito, para famílias, adultos e crianças

 

Visita Temática Energias do Futuro

28 de maio, às 10h30 

Salas expositivas 

Gratuito, para famílias, adultos e crianças, sem necessidade de inscrição


Sobre o Museu da Energia de São Paulo (MESP)

O Museu da Energia de São Paulo, inaugurado em junho de 2005, é um espaço aberto à comunidade. Em suas salas, equipamentos interativos e atividades como jogos e projeções de filmes convidam os visitantes de todas as idades a participar de experiências científicas e a refletir sobre questões atuais envolvendo o tema da energia e seu futuro. 

A história da expansão urbana e industrial da cidade de São Paulo nos últimos 150 anos também está presente nas salas do museu.

O edifício-sede do museu é outra atração. Construído entre 1890 e 1894, quando o bairro dos Campos Elíseos era o endereço mais sofisticado da cidade, o palacete foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época.

Postar um comentário

0 Comentários