MUSEU DA CASA BRASILEIRA PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS DE 2022

 

Foto Chema Llanos





 A PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL ACONTECE DE 17 A 22 DE MAIO



Realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional de Museus, nesse ano, acontece entre os dias 16 a 22 de maio. O evento mobiliza as instituições museológicas de todo o Brasil com diversas atividades e exposições. O tema de 2022 será: ‘O Poder dos Museus’.
 

Segundo o IBRAM, o poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.
 

Durante a 20° Semana Nacional de Museus, além das exposições em cartaz, o Museu da Casa Brasileira (MCB)instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrado pela Fundação Padre Anchieta, irá promover uma oficina na calçada em parceria com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Itaim. Confira abaixo os detalhes da programação:
 

Educativo MCB

17 de maio, terça-feira, das 10h às 12h.

Em parceria com o CAPS Itaim, a atividade será aberta ao público e acontecerá na calçada em frente ao MCB. Durante o encontro serão discutidas questões relacionadas a saúde mental.

Ação gratuita e sem restrição de faixa etária.
 

Exposições em cartaz

De 17 a 22 de maio, das 10h às 18h.

-- Design e indústria -- A história da tradicional botica Granado A mostra apresenta um retrato da fabricação pioneira da empresa, cuja trajetória permeia as transformações do design, econômicas e sociais do país, nos 152 anos da marca. Curadoria de Ana Maria Pereira de Almeida e Jacqueline de Araújo.
 

-- Remanescentes da Mata Atlântica e Acervo MCB | A mostra consiste em painéis fotográficos e textuais que correlacionam as várias tipologias de madeiras do acervo do MCB às diversas espécies nativas existentes na mata atlântica, algumas centenárias, e que, ao longo da história, foram utilizadas na confecção do mobiliário nacional e até mesmo estrangeiro. Curadoria de Ricardo Cardim.
 

-- A Casa e a Cidade -- Coleção Crespi Prado | A mostra apresenta a vida e os modos de habitação da família do ex-prefeito de São Paulo (1934 -- 1938) Fábio Prado e Renata Crespi, que construiu e morou no solar neoclássico que hoje abriga o Museu da Casa Brasileira.
 

-- Vitrine Utensílios da Cozinha Brasileira | A vitrine expositiva conta com utensílios utilizados na cozinha brasileira desde o século 19, tanto para o processamento de alimentos quanto para o serviço à mesa.
 

VISITAÇÃO

Av. Brig. Faria Lima, 2.705 -- Jardim Paulistano, SP

Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada) | Ingressos MCB -- 2022

Gratuito terça-feira, 17/05

Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas

Estacionamento pago no local

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país. ​

 

Site do MCB

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.

Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin

Postar um comentário

0 Comentários