Museu Casa Mário de Andrade apresenta a exposição Rostos Indígenas

 

Obra da artista plástica Graça Arnús presente na exposição e que retrata o Cacique Wilson Terena, no estado de Mato Grosso do Sul e do povo Terena


Obras de Graça Arnús estão na mostra voltada à diversidade dos povos indígenas presentes nas regiões centro-oeste, norte e nordeste. A visitação é gratuita
 

Com uma programação voltada também para as questões dos povos originários, a Casa Mário de Andrade apresenta a exposição ROSTOS INDÍGENAS: retratos por Graça Arnús, artista plástica que produziu obras a partir das viagens aos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Tocantins. Nesses territórios ela apurou o olhar na diversidade cultural de diferentes etnias indígenas. A entrada é gratuita e o público precisa agendar a visita previamente .
 

Mais de 15 dessas obras compõem a exposição ROSTOS INDÍGENAS: retratos por Graça Arnús, organizada em três salas do andar superior do museu Casa Mário de Andrade. A mostra segue aberta até o final de junho, de terça a domingo, das 10h às 18h.
 

Graça Arnús vem pesquisando as culturas indígenas no Brasil desde 1998, quando participou de uma expedição por Tocantins e conheceu diferentes povos, entre eles, os Javaé, Krahô e Apinayé. A riqueza das pinturas corporais das etnias analisadas ao longo dos anos é um dos aspectos que tem inspirado a artista plástica na composição das obras, algumas em aquarela somada aos traços fortes.
 

A formação como artista plástica de Graça Arnús foi iniciada em 1965 por meio de cursos na Fundação Armando Álvares Penteado. Ela também se dedicou à Arquitetura, graduada na área pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos, e com bacharelado de Pintura na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Trabalhou com diversos artistas, entre eles, o escultor Pedro Pinkalsky e a gravurista Ivone Couto. Em Tocantins, ela ministrou cursos de capacitação em Desenho Artístico para professores da rede estadual e artistas.
 

Localizada na região da Barra Funda e próxima à estação de metrô Marechal Deodoro, a Casa Mário de Andrade faz parte da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

 

SERVIÇO

 

Exposição

ROSTOS INDÍGENAS: retratos por Graça Arnús

Aberta até o final de junho/2022

Terça a domingo, das 10h às 18h

Para agendar a sua visita.

O museu recebe até seis visitantes por hora

Grátis

----------

Casa Mário de Andrade

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 no site do museu.
Horário de funcionamentoterça a domingo, das 10h às 18h
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita
 

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Postar um comentário

0 Comentários