Mudança de hábito: Tudo o que você precisa saber sobre o tão famoso recovery na atividade física




Centro especializado em treinamento e recuperação revela a importância da prática de recovery para o seu treino

Seja na corrida, musculação, natação ou luta, o esporte está sempre associado à qualidade de vida e começar uma atividade física, seja qual for, é essencial para mudança de hábito. Mas devemos estar atentos às famosas lesões ou dores musculares que muitas vezes nos interrompem. Pensando nisso, a Cyber Cross - centro de treinamento especializado com foco na recuperação e o fisioterapeuta Rodrigo Dispato revelam os segredos sobre o tão famoso recovery.



Afinal o que é Recovery?



De acordo com o fisioterapeuta do centro, é um sistema multiprofissional com várias modalidades de atuação, que realizam uma série de técnicas e tecnologias capazes de amenizar os sintomas causados pela fadiga de um treino ou competição, acelerando a recuperação muscular. Além disso, é importante para prevenir o excesso de treinamento (ovetraining) e suas consequências principais, como a dificuldade de recuperação, queda do rendimento, risco de lesões e, em casos mais graves até a morte súbita.



“Em todos os casos de indicação do Recovery, o atleta passa por uma avaliação, onde as possíveis contraindicações serão levantadas para dar seguimento ao tratamento que sempre deve ser realizado com profissionais da área da saúde e do esporte, como: médicos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas e psicólogos”, relata Rodrigo.



Com sessões que variam entre 3 minutos, como a Cryosauna V2 a 1 hora (Câmera Hiperbárica), com frequências que podem ser diárias (atletas de alto rendimento) ou periódicas (2 ou 3 sessões por semana), o Recovery acelera e otimiza a recuperação e, consequentemente, devolve ao sistema musculoesquelético suas condições funcionais plenas tão necessárias para o excelente rendimento nos treinos e competições.



E se não realizarmos o recovery?



Segundo Rodrigo Dispato, dependendo da intensidade do treino e da fadiga gerada, o indivíduo pode apresentar quadros de dores musculares de início tardio com presença de pontos gatilho que atrapalham o rendimento nos próximos treino e, se não revertidos, certamente irão se acumular, evoluindo para o overreaching (pré-estado de ovetraining) e para o ovetraining.



Afinal, o que é necessário para realizar o Recovery?



Depende, uma vez que tratamento de Recovery é indicado, existem evidências científicas mostrando que as massagens manuais e tecnologias instrumentais (percussores e compressores miofasciais) ajudam na recuperação em caráter pós-esforço, além disso outras evidências nos dizem que a fotobiomodulação (laser de alta potência) parece ser efetiva para aumentar o rendimento físico (pico de força e resistência) antes de treinos e competições.


Dentre os recursos diferenciais da Cyber Cross, destacam-se:

  • Câmara Hiperbárica Oxy: sistema terapêutico que oferece artificialmente oxigênio a 100% a altas pressões, podendo reduzir ou eliminar estados de fadiga metabólica muscular sistêmica;

  • Criossauna Vacuoactivus: utiliza um sistema terapêutico que gera temperaturas muito baixas para reduzir ou eliminar estados de fadiga metabólica muscular sistêmica associado com trauma ou microtrauma e promover rápida recuperação;

  • Sistema Super Indutivo BTL: por meio de estímulo eletromagnético localizado é utilizado para reduzir ou eliminar contraturas musculares (dores) associadas a estados de fadiga metabólica muscular;

  • Tecarterapia: os campos resistivos e capacitivos são eficazes para reduzir ou eliminar contraturas miofasciais (dores) superficiais e profundas associadas a estados de fadiga metabólica muscular;

  • Eletroestimulador Compex 6.0: a eletroestimulação com cerca de 30 tipos de programas terapêuticos que usam correntes de eletromassagem para reduzir ou eliminar tratar contraturas musculares (dores) associadas a estados de fadiga metabólica muscular;

  • Laser Multiradiance Active Pro Laser Stim: utiliza uma associação terapêutica com diferentes tipos de laser, com exclusiva tecnologia superpulsada (1 bilhão de pulsos por segundo) associada ao campo eletromagnético local para reduzir ou eliminar a crise bioenergética e dores associadas a estados de fadiga metabólica muscular; esse equipamento pode ser utilizado na forma de delivery by Cyber Cross at Home.

  • Sistema Pneumático Termocompressivo Med4 Elite Game Ready: sistema de compressão pneumática ajustado nas partes corporais que pode associar baixas e/ou altas temperaturas, bem como o contraste para reduzir ou eliminar estados de fadiga metabólica muscular elevados (dores);

  • Sistema Pneumático Criocompressivo Game Ready: outro sistema de compressão pneumática ajustado nas partes corporais, associado com baixas temperaturas para reduzir ou eliminar estados de fadiga metabólica muscular (dores) associada com trauma ou microtrauma; esse equipamento pode ser utilizado na forma de delivery by Cyber Cross at Home.

  • Sistema Pneumático Compressivo Normatec: utiliza um sistema de compressão pneumática ajustado nas partes corporais para reduzir ou eliminar estados de fadiga metabólica muscular branda (dores); esse equipamento pode ser utilizado na forma de delivery by Cyber Cross at Home.

  • Conjunto de Termovibração Venom Hyperice: utiliza um sistema ajustado nas partes corporais associado com temperaturas mais elevadas e massagem vibratória para tratar / ativar grupos musculares recém-recuperados de contraturas relacionadas a estados de fadiga metabólica (dores); esse equipamento pode ser utilizado na forma de delivery by Cyber Cross at Home.

  • Percussor Eletromecânico Hypervolt Hyperice: utiliza um dispositivo de vibração multidirecionada para tratar / ativar grupos musculares recém-recuperados de contraturas relacionadas a estados de fadiga metabólica (dores). Esse equipamento pode ser utilizado na forma de delivery by Cyber Cross at Home.



Sobre a marca: a Cyber Cross é o primeiro Cyber Trainning Center do Brasil com eletroestimulação, analgesia e recovery conectados, sustentável, inclusiva, criada com o principal objetivo de promover vida de qualidade sustentável e transformação para as pessoas com lesões e problemas crônicos como obesidade, Burnout ou dores crônicas. Idealizada pelo médico e empresário Euclides Gabilheri Júnior, a empresa possui profissionais qualificados e dezenas de equipamentos tecnológicos de ponta para atender pessoas interessadas em transformar beneficamente sua vida a curto prazo e com resultados duradouros.

Postar um comentário

0 Comentários