Invista no marketing digital e obtenha resultados




Investir no marketing digital será o sucesso de um negócio nos dias de hoje. Em uma sociedade cada vez mais conectada à internet e seus recursos, é indispensável para as empresas e empreendedores serem adeptos desses conceitos e ferramentas.

Além de ser mais econômico, pois não exige processos burocráticos e nem mesmo gastos com impressões e com o patrocínio das mídias tradicionais, esse tipo de marketing é muito mais prático e abrangente, com ele a visibilidade é quase certa.

Com estratégias de persuasão aplicadas às mídias sociais, blog, site, e-mail e todos os canais de comunicação, é possível alcançar e converter leads em clientes. 

Para isso, é preciso apenas ser convivente e conquistar destaque em meio à grande concorrência.

Existem diversas formas de atrair e reter um determinado público, a principal delas é a estratégia de produção e distribuição de conteúdos relevantes, conhecida como marketing de conteúdo. O objetivo dessa técnica é educar o público sobre algum tema.

Fazer as pessoas compreenderem a importância de realizar a compra de um produto ou adquirir algum serviço é uma das melhores formas de vendas indiretas. Não é necessário um vendedor para que as negociações aumentem, apenas informações.

A prova de que o marketing digital e essas estratégias de atração tem funcionado é o crescimento gradativo do e-commerce no país. 

Segundo dados da Neotrust, o Brasil registrou um faturamento recorde em 2021, que totalizou mais de R $161 bilhões.

O crescimento foi de 26,9% comparado ao ano anterior, isso mostra que o comportamento do consumidor tem mudado, e realizar compras no conforto do seu lar já é uma realidade entre os brasileiros, portanto, adaptar-se a isso é fundamental.

De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, iniciativa que reuniu Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% das organizações escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento.

Mesmo no ambiente digital, para que esse tipo de marketing seja realmente efetivo, é necessário considerar alguns pontos usados na teoria tradicional, criada pelo rei do marketing, Philip Kotler, entre elas, pode-se mencionar os 4 P’s listados a seguir:

  • Produto;

  • Preço;

  • Praça;

  • Promoção.

Além do estudo do que, quando, onde e como um produto chegará até os clientes, uma das premissas básicas para um negócio se tornar bem-sucedido é compreender a fundo com quem ele está lidando. O estudo do público-alvo é sempre imprescindível.

Com esses tópicos bem definidos e colocados em prática, é possível alcançar o maior número de pessoas e, consequentemente, aumentar a lucratividade de uma empresa, empreendimento ou comércio virtual de qualquer que seja o seu segmento.

Para auxiliar esse processo de ascensão, no marketing digital, é possível contar com o auxílio de diversas ferramentas, responsáveis por cumprir cada etapa de negociação.

Quais são as ferramentas mais usadas no marketing digital?

A grande vantagem do marketing digital, sem dúvidas, é poder realizar processos rápidos e necessários sem precisar contar com uma grande equipe de colaboradores encarregados de cada função, para isso, existem ferramentas automatizadas.

Desde a segmentação do público, até a construção de um relacionamento com ele podem ser controladas e monitoradas pelos recursos digitais. 

Há uma variedade grande, porém, segue abaixo uma lista das principais possibilidades a serem exploradas:

Automação de marketing

Uma pesquisa realizada pela Tech Trends, no ano de 2017, aponta que 58,5% das empresas entrevistadas usam pelo menos uma ferramenta de Automação de Marketing. Isso significa que processos manuais de atração e retenção de leads já são raros.

Saber quem tem interesse ou quem realizou a compra de uma capela de exaustão química é algo que pode ser feito em alguns minutos por uma ferramenta de automação, geralmente, a RD Station Marketing, focada no processo de vendas.

O recurso auxilia equipe, gestores ou mesmo empreendedores a aumentar o número de leads e se preparar para uma abordagem assertiva de negociação com eles. Tudo costuma ser feito com a ajuda do e-mail marketing e das landing pages dos sites.

E-mail marketing

Como já mencionado no tópico anterior, o e-mail marketing está incluso nas técnicas de personalização da trajetória de compra de um consumidor. 

Com ele, é possível reter clientes, fidelizar e manter um relacionamento duradouro por meio da comunicação.

Apesar de parecer algo ultrapassado em meio à presença das mídias sociais, o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta. Um estudo feito pela Resultados Digitais mostra que 80,04% das empresas entrevistadas são adeptas desse instrumento digital.

Conteúdos, oferta de maquina de arquear fita, outros produtos e conteúdos relacionados a eles podem ser entregues aos clientes de um e-commerce, por exemplo. Essa é uma maneira efetiva de manter a comunicação entre empresa e os seus clientes.

Landing Page

Não é mais necessário uma loja física e um vendedor convincente para cumprir a missão de transformar um visitante em cliente fiel de um negócio. Hoje, as landing pages ocupam esse papel no ambiente cibernético e se encarregam de todo o processo.

Elas são basicamente uma página de destino que irá direcionar o visitante de um site a tomar uma determinada ação. Geralmente, elas apresentam conteúdos relevantes, chamativos, ou mesmo moedas de troca, do tipo “clique aqui e ganhe um desconto”.

Uma página na web que realize as vendas de galpão pré moldado concreto, sem dúvidas, deve apostar nesse recurso para que seja possível estabelecer um relacionamento com os leads, mostrando-se adequada às suas necessidades.  

Marketing de conteúdo

Não basta atrair clientes, após essa etapa, é imprescindível se mostrar relevante e autoridade em um determinado assunto. 

Dessa forma, mesmo em meio à concorrência, um negócio virtual conquistará uma posição de referência entre os possíveis clientes.

Atualmente, antes de comprar uma compra, é comum que as pessoas recorram à internet para obter informações prévias sobre um determinado produto. 

Portanto, é importante que os profissionais de marketing estejam atentos à tarefa de se destacar.

Uma loja virtual pode escolher apenas anunciar um produto e o seu valor, ou aderir à técnica de discorrer sobre uma persiana romana translúcida e vários outros itens de seu portfólio, de maneira a ser convincente o suficiente da sua qualidade e relevância.

SEO (Search Engine Optimization)

Com a produção de bons conteúdos, é necessário que eles sejam divulgados ao maior número de pessoas possível. Assim, automaticamente, o crescimento empresarial será apenas uma consequência das diversas facilidades que a internet oferece.

A ferramenta de Search Engine Optimization é essencial para que qualquer tipo de negócio ou comércio virtual conquiste um bom ranqueamento nas ferramentas de busca utilizadas pela maior parte da população, na missão de pesquisar por algo de interesse.

Uma mola aérea para porta de ferro não é algo tão comum, por isso, fazer com que ela seja encontrada facilmente pelos internautas é algo essencial. O SEO, por meio de palavras-chave e outras técnicas, coloca esse e outros itens em evidência.

Análises de métricas

Nada melhor do que ter acesso ao desempenho e resultado de uma campanha desenvolvida, para saber se deve ou não prosseguir com as estratégias de marketing utilizadas. Com a análise de métricas, resultados e possíveis falhas são identificados.

Entre os profissionais especializados em marketing digital, é comum o uso do Google Analytics. Segundo uma pesquisa realizada pela Resultados Digitais, cerca de 93,3% dos entrevistados são adeptos dessa ferramenta para a análise de métricas.

Saber se o anúncio de limpeza de cadeiras de tecido foi bastante visualizado, quantas vezes ele foi acessado, além do número de interações e índice de engajamento é uma realidade para quem usa esse tipo de ferramenta para potencializar o marketing digital.

Análise de tráfego

Quando se trata de sites, a análise de tráfego é fundamental para compreender o seu nível de sucesso. Já existem ferramentas, como a SEMrush, que apresenta uma solução eficaz para reunir dados e ajudar no estudo do comportamento do consumidor.

Controlar uma página na web que ofereça uma autoclave para dentista, por exemplo, pode ser muito mais simples com uma fonte de inteligência do mercado que auxilie os profissionais encarregados de um site a compreender o seu nível de engajamento.

Considerações finais

Sendo assim, para quem deseja conquistar visibilidade, crescimento e praticidade no dia a dia profissional, contar com o marketing digital e as suas ferramentas pode ser a solução ideal para todos os problemas processuais que venham surgir.

Além de econômico, esse é um método cada vez mais usado pelas empresas, pois proporciona resultados palpáveis e garante um retorno real sobre o investimento destinado à promoção de certos itens, como uma bateria heliar 100 amperes.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.









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