GFNY Bento Gonçalves oportuniza união de esporte e turismo na Serra gaúcha


Prova internacional de resistência de pedal será disputada em Bento Gonçalves,
com passagem por outros cinco municípios

Os terrenos geograficamente acidentados da Serra gaúcha são um desafio para quem gosta de testar os limites do corpo com a prática de esportes de aventura. Palco de obstáculos naturais para os atletas, a região tem nesses cenários, ao mesmo tempo deslumbrantes, um dos convites para os turistas desembarcarem por essas terras. A prova ciclística GranFondo New York (GFNY), que ganha edição no Brasil em Bento Gonçalves, dia 16 de outubro, combina esporte e turismo num único evento na charmosa microrregião Uva e Vinho do Rio Grande do Sul.
 



Prova será realizada no dia 16 de outubro, em Bento Gonçalves, do Rio Grande do Sul. Crédito divulgação GFNY

 

O percurso do GFNY Bento Gonçalves cruza seis municípios da Serra, onde estão localizadas algumas das principais vinícolas brasileiras. Além de Bento Gonçalves (ponto de largada e chegada do circuito), principal destino enoturístico do país, a prova passará por Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. Em cada um desses municípios, todos colonizados por imigrantes italianos, são evidentes os traços culturais e costumes herdados desse povo europeu, responsável por legar a herança vitícola da região.
 

Assim como belezas e particularidades que fornecem um recorte panorâmico geral da região. Conheça uma pouco mais sobre cada um dos municípios e explore alguns de seus atrativos enquanto estiver acompanhando a GFNY na Serra gaúcha.
 



Roteiro passa pelo Vale dos Vinhedos que concentra vistas impressionantes. Crédito Gustavo Botega


 

Para 'turistar'

 

Santa Tereza. Pequeno município às margens do Rio Taquari e um dos de menor altitude da região Uva e Vinho -- apenas 87 metros -- por se encontrar em um vale, Santa Tereza se destaca pela preservação de seu casario. Ao todo, são 25 casas de madeira e de alvenaria construídas nos séculos 19 e 20, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Andar por ali é revistar um passado ainda evidente nas construções e no jeito de vilarejo do lugar, onde residem menos de 2 mil pessoas. Ponto de desembarque dos imigrantes que chegavam da Europa pela facilidade do transporte fluvial, o município concentra seus atrativos na área central, o que permite conhecer tudo por ali da melhor maneira, caminhando de uma casa centenária à outra e ainda contemplando a beleza natural das montanhas que rodeiam o lugarejo.

 

Monte Belo do Sul. Ao contrário da vizinha Santa Tereza, Monte Belo do Sul está localizada a 645 metros de altitude, sendo um mirante para as paisagens que circundam a pequena cidade, como os deslumbrantes vales dos Vinhedos e Aurora. Por si só, esse aspecto já é um convite turístico, mas há muito mais. A bela Igreja Matriz São Francisco de Assis, com suas torres gêmeas de 65 metros de altura, e o mirante localizado próximo ao pórtico da entrada do pórtico municipal, são visitas obrigatórias.

Praticamente tudo em Monte Belo gira em torno do cultivo da uva. A cidadezinha de menos de 3 mil habitantes é o maior produtor de uvas per capita da América Latina. A cidade também se destaca pelo cultivo das heranças da imigração italiana -- praticamente todos falam o talian por ali, uma língua nascida justamente da presença desse povo na região --, pelas vinícolas familiares e pela gastronomia, tanto típica quanto pela atualizada a partir dessa.

 

Carlos Barbosa. A cidade é conhecida nacionalmente por seu time de futebol de salão, a multicampeã ACBF, e também por abrigar uma das maiores empresas fabricantes de utensílios domésticos e de ferramentas do mundo, a Tramontina. A cidade, de cerca de 30 mil habitantes, tem entre seus atrativos o Parque da Estação, que abriga o antigo prédio da Estação Ferroviária, de 1909. Localizado no coração do município, o espaço contempla áreas de descanso e um anfiteatro, sendo palco para atividades do município, como a decoração natalina. Carlos Barbosa, também famosa pela produção de laticínios, é tanto o destino para quem sai de Bento Gonçalves de Maria Fumaça, trem a vapor que também visita Garibaldi no percurso, como o ponto de partida para percorrer o caminho de volta.


 

Garibaldi. A charmosa Capital Brasileira do Espumante guarda em suas ruas centrais a aura de uma Garibaldi elegante de fins do século 19 e início do século 20 que segue demonstrando seu esplendor arquitetônico nos dias de hoje. O conjunto de mais de 30 construções icônicas localizadas na antológica Rua Buarque de Macedo, que ligava Montenegro a Lagoa Vermelha, e ruas adjacentes resplandece a história e o desenvolvimento do município. Já que está no Centro, aproveite e suba até a Ermida Nossa Senhora de Fátima, vai rua Júlio de Castilhos, e aprecie a vista da cidade do alto. Garibaldi tem muitas histórias, e a mais famosa delas é que foi no município que o primeiro espumante em solo brasileiro foi elaborado, em 1913. Para brindar o feito, a cidade mantém um roteiro dedicado à sua bebida símbolo, a Rota dos Espumantes, com mais de 15 vinícolas envolvidas.

 

Farroupilha. Município considerado o Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, Farroupilha hoje é festejada por seu turismo religioso evocado pelo templo em honra a Nossa Senhora de Caravaggio e pelo turismo de compras nos shoppings dedicados a dar vazão à grande produção de suas malharias. Além do santuário, distante cerca de 8 km do Centro, Farroupilha tem na área central uma de suas maiores atrações, o Parque dos Pinheiros. Espécie de pulmão verde do município, o lugar é um ótimo recanto para uma caminhada, para curtir uma folga ou para observar as araucárias e os patos a se refestelarem no lago. Outro atrativo natural de Farroupilha é o Salto Ventoso, distante 12 km do Centro, na Linha Müller. A cascata com uma queda d'água de 55 metros, cujo diferencial é poder caminhar por trás dela através de uma passarela, já foi cenário de filmes como "O Quatrilho", que concorreu ao Oscar. Para entrar no parque, é preciso pagar (R$ 10).

 

Bento Gonçalves. A cidade é o principal destino enoturístico do país, concentrando inúmeras vinícolas em diversos roteiros, entre eles o Vale dos Vinhedos, o mais conhecido, mas não o único. Explorar vinícolas também em outros distritos, como os belíssimos Faria Lemos e Tuiuty, além de São Pedro -- lar do também turístico Caminhos de Pedra --, é uma das pedidas para desvendar o porquê da cidade ser reconhecida como a Capital Brasileira do Vinho. Na cidade, é impossível não conhecer a Pipa Pórtico, que imita uma gigantesca pipa de 17 metros de altura e convida o visitante a entrar no mundo do vinho. Pertinho dela também fica a Estação Férrea, de onde a Maria Fumaça parte para um passeio ao passado, conduzindo turistas num trem a vapor. Bento também é pródiga em paisagens naturais. Além de seus parreirais, que se espalham por diversos pontos, o mirante do Vale da Ferradura, às margens do Rio das Antas, é outro atrativo, que logo conduz a outro, a ponte Ernesto Dornelles. A famosa ponte dos arcos marca a divisa com Veranópolis. A estrutura é uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos, com vão livre de 186 metros. De volta à cidade, visite a Igreja Santo Antônio, no Centro. Ela está de pé desde 1884, testemunhando praticamente a história inteira da cidade. Por ali, caminhe até a Via del Vino, marco zero da cidade e lar da prefeitura, instalada num belíssimo prédio datado de 1901.


 



Paisagens incríveis e belezas naturais nos Caminhos de Pedra. Crédito David Da Rold

Para se hospedar

 

Laghetto Viverone. Hotel oficial do evento, o Laghetto oferece entre seus serviços fitness center, banheiras de hidromassagem e sauna seca. Sua localização é privilegiada, em meio ao corredor gastronômico da cidade, um espaço com diversas opções de restaurantes, estando a menos de cinco minutos do Centro. Rua Carlos Flores, 301, bairro São Bento - Bento Gonçalves. (54) 3449.1919
 

Dall'Onder Grande Hotel. Um dos mais conhecidos hotéis da região, o Dall'Onder é referência em hospedagem e também está localizado em meio ao corredor gastronômico. Piscina térmica e espaço fitness estão entre os inúmeros serviços prestados pela equipe. Rua Herny Hugo Dreher, 197, bairro Planalto - Bento Gonçalves. (54) 3455.3555
 

Farina Park Hotel. Com localização privilegiada entre Bento Gonçalves e Farroupilha e também próximo a Garibaldi, o hotel é um aprazível lugar para descansar. Tem comodidades como café da manhã, sala de jogos e piscina, além de restaurante (cobrado à parte). RS 453, Km 106, Linha Sertorina -- Farroupilha. (54) 3458.7033
 

Hotel Casacurta. Este charmoso hotel em Garibaldi é inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França. Suas refinadas ambiências trazem destaques como o Salão dos Lustres, onde é servido o café da manhã, e a piscina com teto retrátil, além de ofertar serviço de academia. Rua Luiz Rogério Casacurta, 510, Centro -- Garibaldi. (54) 3462.2166

 

Para se alimentar

 

Mamma Gema. No Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, o restaurante oferece um menu com sequência de massas, que inclui entrada, salada, sequência de massas, risoto, frango com ervas e sobremesa, ou à la carte, com opções de massas, risotos e carnes. Aproveite a vista do lago e do entorno, claro, rodeado de parreirais. RS 444, Km 18,9 - Vale dos Vinhedos. (54) 3459.1392

 

Pizza entre Vinhos. Com dois endereços em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos e no bairro Planalto, o restaurante é referência em pizzas artesanais com sabores exclusivos. No Vale, o cliente ainda tem o prazer de consumir essa delícia em meio a gôndolas com diversos rótulos de vinho entre as mesas. Basta escolher seu vinho de preferência e "buon appetito". No endereço urbano não é muito diferente -- o espaço também funciona com wine bar. RS 444 - km 18,9 - Vale dos Vinhedos. (54) 3698.6563 -- Rua Herny Hugo Dreher, 481, bairro Planalto -- (54) 3698-6573
 

Nonna Metilde. Ótimo espaço para apreciar a típica gastronomia regional, o Nonna Metilde, em Monte Belo do Sul, já é uma atração por sua recepção, uma antiga pipa de vinho. Por ali, o visitante é conduzido a um mundo de sabores -- uma sequência com sopa de capeletti, pão colonial, saladas, massas, galeto, costelinha suína, polenta na chapa, fortaia e sobremesas, servida aos finais de semana. Rua Sgrada Família, Monte Belo do Sul. (54) 3457.1567

 

Osteria Della Colombina. No interior de Garibaldi, uma experiência para tratar o paladar e acalmar a alma, num restaurante localizado num porão, ambiente muito utilizado antigamente pelos imigrantes e seus descendentes. Tudo orgânico, feito de modo artesanal, explorando a cozinha regional no sistema slow food. Coma bem e seja acolhido pelos proprietários, que entregam um pequeno pão em formato de pombinha, a colombina que dá nome ao restaurante. Linha São Jorge, Estrada do Sabor - Garibaldi. (54) 3464.7755

 

Francesco Trattoria. Num belo casarão dos anos 1930 de Monte Belo, com decoração moderna mesclada à utilização de objetos antigos, reside uma das mais aprazíveis experiências gastronômicas da Serra. Ali, a gastronomia italiana dá as caras com menus sequência ou à la carte em que risotos, massas e carnes e outras surpresas como a piadinha e o olive ascolane preenchem o paladar de afeto. Rua Antônio Manzoni, 478 - Monte Belo do Sul. (54) 9.9114-8778
 



Farta gastronomia e muita comida típica italiana. Crédito Giordani Turismo


 

Sobre a prova

O GranFondo New York é uma das provas de resistência mais difíceis do mundo.

A prova brasileira terá dois tipos de percurso. No longo, de 141 km, a altimetria -- contabilidade da distância vertical entre os pontos de partida e chegada -- será de 3.152 metros. Na versão mais curta, cujo percurso será de 80 km, o ganho de elevação chegará a 1.526 metros. A largada será às 7h, dia 16 de outubro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
 

A expectativa é de que cerca de 2 mil competidores participem do evento internacional que, como entrega o nome, ocorre no estilo gran fondo. Essas provas, muito comuns na Europa, se destacam por concentrar grande número de competidores, tanto profissionais quanto amadores, e ocorrer em meio a belos cenários.

Todos eles largam ao mesmo tempo e contam, durante o trajeto, com um suporte que vai de atendimento mecânico e médico a estações de alimentação e hidratação.
 

Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários. Os campeões gerais, feminino e masculino, receberão como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY.
 

A organização do evento, cujas inscrições estão disponíveis pelo site bento.gfny.com, é da Global Sports Eventos Esportivos.

 

Serviço

O que: GFNY Bento Gonçalves, etapa brasileira do desafio mundial de ciclismo amador
GranFondo New York

Onde: em Bento Gonçalves-RS

Quando: dia 16 de outubro

Inscrições e mais informações: no site

Postar um comentário

0 Comentários