Curitibana é destaque nos Jogos Sul-americanos da Juventude e conquista o ouro na escalada esportiva


 

Primeira brasileira a escalar em um evento multiesportivo, Mariana Hanggi alcançou o ouro com 4 Tops e 5 Zonas, à frente da argentina Zoe Garcia
 

Créditos: Carol Coelho/ABEE

 

Desde 28 de abril, Rosário, na Argentina, vem sendo palco da terceira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude. Ao todo, o campeonato conta com 26 modalidades esportivas, sendo algumas estreantes, como a escalada esportiva, que levou três representantes brasileiros, entre eles, a Curitibana Mariana Hanggi, de apenas 15 anos, que fez história ao se consolidar como a primeira brasileira a escalar em um evento multiesportivo e levar medalha de Ouro, superando atletas da Argentina, Chile, Equador, Peru e Venezuela.

 

Na manhã do último sábado (30/04), Mariana Hanggi foi a primeira brasileira a escalar em um evento multiesportivo. Escalando muito bem e bastante focada, a atleta garantiu a vaga na final do domingo (01/05) com folga, ficando na primeira colocação com 4 Tops e 5 Zonas, à frente da argentina Zoe Garcia por uma tentativa. Completaram a final as equatorianas Emilia Alejandra e Abigail Ruano, a argentina Marian Kiara e a chilena Martina Camila. Vale lembrar que, durante o campeonato, a escalada esportiva foi representada apenas pela modalidade Boulder.

 

No período da tarde, foi a vez de João Felipe Barbosa e Luca Valentim escalarem na categoria masculina. Com mais dificuldades durante o percurso, João Felipe terminou as disputas com 2 Tops e 4 Zonas, ficando na oitava posição. Já o paulista, Luca Valentim, conseguiu fazer 3 Tops e 4 Zonas, avançando para a final na sexta colocação. Tomás Alejandro Chicaiza, do Equador, classificou-se em primeiro, com 5 Tops e 5 Zonas, seguido por José Tomás Ledesma, do Chile, também com 5 Tops e 5 Zonas. Completaram a final, todos com 3 Tops, o equatoriano Paolo Gael Rivadeneira, o argentino Tomas Odell e o chileno Joaquín Elias Urrutia.

 

No domingo (01/05), Mariana começou bem no primeiro boulder, conseguindo o Top na sua segunda tentativa. Já no segundo boulder da rodada, o mais difícil, Mariana assumiu a liderança, realizando o Top neste, e no terceiro boulder, chegando ao último disputando o ouro com a argentina Zoe Garcia, que necessitava do Top em poucas tentativas para continuar na briga. Sem o Top da argentina, Mariana entrou para escalar já com o Ouro na mão. Zoe ficou com a Prata e a equatoriana Emilia Alejandra Davila com o Bronze.

 

À tarde, na final masculina, Luca Valentim brigou até o final, mas acabou terminando a rodada com 1 Top e 4 Zonas, finalizando a sua participação na sexta colocação. A medalha de Ouro ficou com o chileno José Tomás Ledesma, com 4 Tops e 4 Zonas, enquanto a Prata e o Bronze ficaram com o Equador, com Paolo Gael Rivadeneira e Tomás Alejandro Chicaiza.


 

Créditos: William Lucas/COB


Estreia na Copa do Mundo

Após a temporada de participações Sul Americanas, no Sul Americano Juvenil, no Chile, e agora nos Jogos Sul Americanos da Juventude em Rosário, Mariana Hanggi se prepara para sua estreia no circuito da Copa do Mundo. Completando 16 anos em 2022, a atleta já pode competir oficialmente em eventos adultos IFSC e já está programada para participar de duas etapas do circuito de Guiada no meio do ano.

Mariana deve participar das etapas de Villars e Chamonix. Além das etapas da Copa do Mundo, Mariana deve voltar a representar o Brasil no Campeonato Mundial Juvenil, que acontece em Dallas, nos EUA, em agosto.


 

Sobre a ABEE

Fundada em 2014, a Associação Brasileira de Escalada Esportiva é reconhecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e é a entidade nacional filiada à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC -- International Federation of Sport Climbing). A Associação é responsável por manter ativo o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em parceria com ginásios, clubes e entidades atuantes no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição. A ABEE realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade e convoca anualmente a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, que conta com patrocínio da Prudential do Brasil, para representar o país em eventos internacionais.


Postar um comentário

0 Comentários