Crianças produzem ábacos com sucata para estimular as habilidades em Matemática


Alunos do Colégio Marista Glória, de São Paulo, usam a ferramenta para desenvolver a agilidade mental e a concentração

O ábaco é um instrumento da Idade Média que foi usado pelos romanos para auxiliar na realização de cálculos.

Os alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), construíram ábacos com sucata para perceber melhor o sistema de numeração decimal e suas técnicas operatórias.

O ábaco, como material de ensino, ajuda a mostrar aos alunos as operações básicas. Por ser um objeto tátil, facilita a visualização de cada operação. 

“A metodologia do ábaco tem a função de desenvolver a agilidade em efetuar cálculos mentais, melhorar a coordenação motora fina e a concentração. Os estudantes aprendem enquanto estimulam suas habilidades em Matemática”, esclarece a docente responsável pela atividade, Andrea Castelain.

O 6 de maio é considerado o Dia Nacional da Matemática, uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Por meio de seus romances infanto-juvenis, foi um dos maiores divulgadores da Matemática do Brasil. A data tem como objetivo que as instituições públicas e privadas incentivem atividades culturais e educativas sobre o tema. 

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos integrados por formação, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em transformação constante. Saiba mais em  www.colegiosmaristas.com.br 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários