Cerimônia de abertura da 24ª edição da Summer Deaflympics reúne autoridades em Caxias do Sul


 

Cerimônia contou com a presença de Diana Kyosen, presidente da CBDS, entre outras autoridades

 

Na noite de domingo, 1° de maio de 2022, o ginásio do Sesi de Caxias do Sul foi palco da cerimônia de abertura da 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão, em livre tradução).

 

Em seu discurso, Diana Kyosen, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), parabenizou os surdoatletas e a organização do evento. “Durante esses 15 dias vamos mostrar ao mundo nossa força. Para que fosse possível a realização da 24ª Summer Deaflympics muitas barreiras foram superadas e foi preciso muito esforço conjunto para que este projeto se tornasse realidade. Podemos ter certeza que a Summer Deaflympics proporcionará esperanças de um futuro promissor. E essa esperança se fortalece com a nossa presença neste evento, com mais de 5 mil surdoatletas e membros de comissões técnicas, vindos de 77 países filiados ao ICSD, o que comprova a força e a unidade do nosso movimento surdolímpico.”

 

Diana também agradeceu às Loterias Caixa, em nome dos atletas brasileiros, por ser uma instituição que abriu as portas para os surdos no Brasil. “A participação da nossa delegação neste evento só foi possível graças a esse patrocínio, que abriu as portas para o Desporto de surdos estar no mesmo patamar dos olímpicos e paralímpicos”, declarou Diana.

 

O desfile das delegações foi aberto pelos franceses, em menção a 1ª edição da Summer Deaflympics, realizada em 1924, na cidade de Paris (França). Já a delegação brasileira encerrou o desfile com a participação de parte de seus surdoatletas, entre eles, a porta-bandeira Stefany Krebs (Futebol); e outros destaques, como Aline Bierger, Ramailson Santana, Aguinaldo Padilha, Jessica Borges, Higor Caldeira e Jonas Pety (Atletismo); Marcelo Boff, Vinicius, Bruno Rocha, Vinicius Gomes, Denis Silva e Matheus Guimarães (Basquete); Cleiton Silva, Beatriz Amorim e Ana Cristina Marques (Tênis de Mesa).

 

As apresentações artísticas foram o destaque da cerimônia, que teve a participação de alunos da escola Helen Keller, o espetáculo ‘Mãos que falam’, em menção à língua de sinais, além de diversas performances apresentadas por artistas gaúchos, em representação à cultura local.

 

Autoridades em defesa da inclusão de surdos 

Diversas autoridades participaram do evento, entre elas, Adiló Didomenico, prefeito de Caxias do Sul, que destacou a importância do evento para o desenvolvimento da cidade. “Vivemos um momento ímpar da nossa cidade. Hoje somos destaque internacional e é uma honra para a prefeitura de Caxias do Sul poder acompanhar esse momento tão de perto. A Deaflympics deixará a marca do desenvolvimento do esporte, da inclusão e da representatividade em nossa cidade.”

 

Em seu discurso, Gustavo Perazzolo, presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), destacou que esta é a primeira vez que um país da América Latina sedia a Summer Deaflympics. “Apesar das dificuldades advindas da pandemia, estamos aqui hoje. E, nas próximas duas semanas, teremos uma série de torneios incríveis”, declarou.

 

Presente na cerimônia, Ranolfo Vieira Júnior, governador do Rio Grande do Sul, agradeceu o empenho de todos para viabilizar o evento. “Nos sentimos honrados por sediar esse evento de inclusão. Estamos acompanhando muito de perto a realização da 24ª edição da Deaflympics aqui no estado, e nos sentimos honrados por receber mais de 5 mil atletas em nossa casa.”

 

Durante seu discurso, Michelle Bolsonaro, primeira-dama do Brasil, destacou a importância do evento para a comunidade surda e deu as boas-vindas às delegações. “Sejam muito bem-vindos ao nosso país, espero que essa experiência seja inesquecível para todos nós.”

 

Também participaram da solenidade Ronaldo Bento, ministro da Cidadania; José Agtônio Guedes, secretário Nacional do Paradesporto; Richard Ewald, CEO do Comitê Organizador e presidente de honra dos Jogos; Yohansson Nascimento, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Neri, o Carteiro, deputado estadual; Salomão Jr., secretário executivo da Pessoa com Deficiência de Osasco; e Rodrigo Bampi, diretor das Loterias Caixa.

 

O encerramento foi marcado pela chegada da Tocha Surdolímpica, conduzida pelo nadador brasileiro Guilherme Maia até as mãos de Mário Pimentel, primeiro presidente da CBDS. A tocha ficará exposta na Praça Surdolímpica, montada no Centro de Eventos da Festa da Uva.

 

CBDS na 24ª edição da Summer Deaflympics

Em sua 7ª participação no torneio, o Brasil terá sua maior delegação. Serão 237 integrantes, sendo 199 atletas (110 homens e 89 mulheres) e 38 membros da comissão técnica.

 

Os atletas brasileiros disputarão 17 modalidades no masculino e 14 modalidades no feminino. No masculino e feminino: Futebol, Vôlei, Handebol, Basquete, Atletismo, Badminton, Natação, Ciclismo, Mountain Bike, Tiro Esportivo, Orientação, Tênis de Mesa, Judô e Karatê. Só no masculino: Tênis, Vôlei de Praia e Taekwondo.

 

Todos os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube da XPlay TV, no app Deaflympics da XPLAY TV e no Markket TV (canal 692 da CLARO). Os resultados do Brasil serão divulgados nas redes sociais e no site da CBDS.

 

A CBDS tem patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal. Para o evento, a entidade conta com o apoio da Azul Linhas Aéreas, que está transportando toda a delegação técnica e voluntários, além do ICOM-Libras, que disponibilizou a equipe de intérpretes de Libras para a delegação brasileira.

 

 


 


A delegação brasileira durante a cerimônia de abertura (Foto: Divulgação)

 


Diana Kyosen com José Agtônio Guedes, secretário Nacional do Padaresporto (Divulgação)


 


Evento contou com apresentações típicas gaúchas (Foto: Divulgação)

 


Postar um comentário

0 Comentários