O departamento de Recursos Humanos sempre foi responsável pelos processos burocráticos de uma empresa, como a contratação, demissão e controle da folha de pagamento, porém, com as tecnologias para gestão de RH esse cenário tem mudado.
Hoje, a área também foca muito no bem-estar e na capacitação de seus colaboradores, por meio de treinamentos, acompanhamento do engajamento, nível de participação e performance profissional.
Tudo isso conta com o auxílio das novas tecnologias voltadas ao departamento de recursos humanos. Elas possibilitam estratégias muito mais assertivas na gestão e no quadro de funcionários.
Além disso, os processos de seleção de candidatos passaram a ser muito mais acessíveis e práticos. Os recursos digitais dão às empresas a possibilidade de avaliar profissionais remotamente e por um tempo muito menor.
Os processos de contratação não são os únicos beneficiados com essa realidade. As tecnologias de RH possibilitam um maior controle e monitoramento das equipes que trabalham na modalidade home office.
Os recursos possibilitam a estabilidade do fluxo de trabalho por meio de um acompanhamento detalhado e feito a distância. Com isso, muitos processos passaram a ser automatizados.
Já não é preciso controlar a folha de ponto ou gastar folhas e assinaturas com holerites, por exemplo. Tudo isso pode ser feito de forma rápida, online, e o melhor de tudo, para funcionários de qualquer parte do país.
A tecnologia de RH, que traz a possibilidade de um funcionamento remoto, abre portas para as empresas que desejam expandir a variedade da sua equipe e realizar contratações interestaduais.
Todas essas alternativas promovem a otimização do tempo da equipe e, consequentemente, aumentam o seu nível de produtividade.
Uma coisa está ligada na outra, e com essa união é possível conquistar os seguintes benefícios:
Maior engajamento;
Fortalecimento da equipe;
Crescimento empresarial;
Melhora da imagem da empresa;
Resolução fácil de conflitos;
Aumento da lucratividade.
Para que o fluxo de trabalho flua perfeitamente e alcance todas essas vantagens, é essencial que o gestor da área de recursos humanos utilize algumas ferramentas de tecnologia que auxiliem na rotina organizacional.
Quais são as tecnologias de gestão de RH mais comuns?
Para uma gestão eficiente, o departamento de recursos humanos de uma empresa pode contar com o auxílio de alguns softwares que controlam as métricas periódicas, recrutamento, controle do trabalho remoto, facilidade de capacitação e engajamento.
A partir da compreensão do cenário empresarial, é possível que a equipe gestora de RH identifique quais são os pontos que precisam ser melhorados no dia a dia de trabalho, e busquem a ajuda de ferramentas como as mencionadas a seguir.
Big Data Analytics
Suponhamos que uma empresa de motoboy frete deseje coletar e controlar dados relacionados a sua equipe externa, como rotatividade de funcionários, produtividade, resultados conquistados, índice de erros e número de reclamações dos clientes.
Para isso, ela pode contar com o auxílio da ferramenta de big data analytics, que armazenará dados detalhados sobre cada etapa mencionada. O recurso possibilita a análise e interpretação de uma vasta gama de informações.
A partir desse diagnóstico e controle de métricas será possível desenvolver estratégias que aprimorem cada vez mais a execução das tarefas diárias, além de contornar possíveis problemas que dificultam o alcance de uma alta performance.
Soluções em nuvem
Um cenário onde todos os processos e infraestrutura de uma empresa estejam em um ambiente totalmente virtual é possível com o auxílio da tecnologia da informação.
Até mesmo o sistema de telefonia pode ser integrado a um único dispositivo desktop.
Com o uso de PABX em nuvem, é possível otimizar custos e o tempo, por meio do gerenciamento de ligações, conexão entre setores, distribuição de ligações por ramal, além de dispensar o investimento na instalação de um software.
A instalação e uso do recurso pode ocorrer de forma remota, pelo acesso à internet e uso de navegadores web.
Dessa forma, qualquer empresa pode poupar gastos com a compra de softwares, treinamento de equipe e investimento em um sistema de TI.
Recrutamento inteligente
Essa etapa da área de recursos humanos pode ser feita de forma muito mais precisa com o auxílio de um software. Com ele, será possível encontrar os candidatos ideais para as vagas anunciadas.
O trabalho conjunto entre a análise de dados, de perfis e o algoritmo possibilita um cruzamento entre os requisitos da empresa e as competências do profissional interessado.
Imagine, por exemplo, que uma empresa especialista em reformas urbanas busque um funcionário capaz de realizar a aplicação de asfalto a frio ensacado. Neste caso, a busca poderá simplificar a automação do processo seletivo.
As capacidades e experiências do candidato não serão analisadas por um funcionário, mas por uma plataforma inteligente, o que irá agilizar o processo de seleção e poupar tempo e esforço do responsável pelo recrutamento.
Ferramentas de capacitação
O treinamento e aprendizado remoto podem ser alternativas econômicas, rápidas e flexíveis para as empresas. Com o auxílio do e-learning, ou formato de ensino eletrônico, a equipe pode aprender de forma personalizada.
Em casos de implementação de um método de trabalho, como o uso do sistema de interfone para condomínio, é possível orientar a equipe de forma prática e assertiva por videoaulas e gamificação (uso de jogos interativos), por exemplo.
Dessa forma, não será necessário promover reuniões presenciais e gastar minutos ou horas com um treinamento, atrapalhando o fluxo de trabalho dos colaboradores. Basta dar a eles o poder de serem capacitados na hora em que convir.
Colaboração remota de freelancers
Nem toda empresa conta com uma equipe composta por funcionários contratados em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Algumas possuem muitos profissionais freelancers que realizam determinadas funções.
Hoje, com a colaboração remota para esse tipo de funcionário é possível manter o fluxo de trabalho remoto controlado.
Uma loja de máscara proteção pode monitorar, detalhadamente, as vendas realizadas pelos vendedores freelancers.
Para isso, pode contar com o monitoramento da captação de leads, conversão de clientes e status de pagamento por meio de um software em nuvem, que possibilita o acesso remoto dos trabalhadores e de sua gestão.
Com o auxílio de um CRM (Customer Relationship Management) é possível gerir o relacionamento com o cliente e todas as etapas de compra. Isso pode funcionar para vendas e fechamento de contratos, como a locação de impressora laser colorida.
Quais os benefícios da tecnologia para gestão de RH?
Muitos são os benefícios do uso das tecnologias para gestão da área de recursos humanos de uma empresa. Entre eles, sem dúvida, está a otimização do tempo de execução de determinadas tarefas.
Processos podem ser agilizados e feitos apenas com o auxílio da internet e de um dispositivo móvel. Uma locadora de táxi aéreo executivo, por exemplo, pode controlar todos os processos para que a experiência do cliente seja perfeita.
O serviço oferecido, além de disponibilizar a aeronave particular, ainda proporciona experiência de atendimento e suporte durante voo, além da montagem de cardápios sob demanda.
Diante dessas opções, o gestor de RH da locadora deve estar atento à execução das tarefas dos funcionários responsáveis por cada área, principalmente, os que efetuam a contratação do serviço de buffet de coquetel inauguração.
Todo esse processo pode ser feito por meio de um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). O software de gestão ajudará o gestor a controlar as informações processuais de cada departamento.
Essa e outras tecnologias voltadas ao RH de uma empresa podem ajudar a controlar a execução de tarefas da equipe, principalmente, os resultados conquistados periodicamente.
Com essas métricas disponíveis em um banco de dados, a visão sobre os negócios será cada vez mais ampla e, a partir disso, a criação de estratégias poderá ser muito mais assertiva.
Além do benefício da otimização do tempo, deve ser mencionado também o aumento da produtividade de uma equipe. Considerando que o RH é o responsável pela contratação de funcionários, a sua seleção impactará diretamente na eficiência diária.
Com boas escolhas de profissionais será possível manter um bom desempenho de todos os setores da empresa. Para isso, o auxílio dos algoritmos de recrutamento pode ser muito eficiente.
Considerações finais
Sendo assim, aderir à tecnologia tem sido necessário ao setor empresarial. Com o auxílio da internet, de softwares, armazenamento de nuvens, aplicativos e plataformas digitais é possível controlar cada vez mais processos, e com isso, criar estratégias eficientes.
O engajamento de uma equipe está diretamente ligado ao bom funcionamento e gestão da execução de suas tarefas.
Pensando nisso, os recursos tecnológicos buscam rápidas soluções que otimizem o tempo, esforço e gere motivação aos colaboradores.
A área de recursos humanos das empresas atuais deve estar atenta a essas mudanças proporcionadas pela era tecnológica, para que seja possível aprimorar o próprio local de trabalho e se equiparar à concorrência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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