Com chances de medalhas, escaladores brasileiros competem nos Jogos Sul-Americanos da Juventude


 


 

Dois dos três atletas foram medalhistas no Campeonato Sulamericano de Escalada em março, no Chile


 


 

Ocorre entre 28 de abril e 8 de maio, em Rosário, na Argentina, a terceira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude. Serão 26 modalidades esportivas, algumas estreantes, como a Escalada Esportiva, com três representantes brasileiros. A participação se dá após a conquista de 10 medalhas da escalada brasileira no campeonato sul-americano em março, no Chile.
 

Mariana Hanggi, de Curitiba, é uma das favoritas ao pódio


 

O evento de escalada será promovido neste fim de semana, nos dias 30 e 1, na modalidade Boulder, no masculino e feminino e em categoria etária única. A participação de Mariana Hanggi, de Curitiba, João Felipe Barbosa, de Resende, e Luca Valentim, de São Paulo, tem grandes chances de trazer medalhas já na primeira missão do esporte com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
 

Mariana Hanggi foi ouro em Santiago na modalidade e suas expectativas estão altas: “Só por fazer parte deste momento da escalada brasileira, me sinto honrada. Nosso time trouxe 10 medalhas e não estamos indo com pressão a Rosário, mas com otimismo”, conta a curitibana.


 

 

Atletas que representarão o Brasil em Rosário. Mariana Hanggi e João Felipe Barbosa foram medalhistas no Campeonato Sul-Americano de Escalada Juvenil


 

João Felipe Barbosa, que chega na Argentina após um bronze no Chile, lembra da evolução do esporte nos últimos anos: “a escalada no Brasil está em outro patamar, mas ainda temos o que melhorar”. Luca Valentim estreou internacionalmente em Santiago e acredita que esta oportunidade é continuidade em seu desenvolvimento como atleta: “é apenas minha segunda participação internacional e quero aproveitar a oportunidade para aprender”.
 

Para acompanhar os resultados das competições em tempo real, foi disponibilizado um aplicativo oficial do evento, chamado Rosário 2022. O COB e a ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva) também divulgarão destaques dos Jogos em suas redes sociais.


CT em Curitiba

A participação em eventos é uma das apostas da ABEE no desenvolvimento de atletas de alto rendimento no Brasil. O maior investimento tem sido a construção do primeiro Centro de Treinamento para a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, em Curitiba, no Parque Olímpico do Cajuru. A primeira estrutura, de Boulder, foi inaugurada em outubro de 2021, durante o Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva, e também abriga aulas do esporte para a comunidade. A finalização de todas as estruturas deve ocorrer ainda em 2022.

 

 

Sobre a ABEE

Fundada em 2014, a Associação Brasileira de Escalada Esportiva é reconhecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e é a entidade nacional filiada à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC -- International Federation of Sport Climbing). A Associação é responsável por manter ativo o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em parceria com ginásios, clubes e entidades atuantes no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição. A ABEE realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade e convoca anualmente a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, que conta com patrocínio da Prudential do Brasil, para representar o país em eventos internacionais.

Postar um comentário

0 Comentários