Com board científico com melhores médicos em 16 áreas, empresa de educação na área da saúde oferece inovação e ensino interdisciplinar

 


Composta por alguns dos melhores profissionais e de diferentes especialidades como Fernando Maluf, Adriana Vilarinho, Marcelo Calderaro, Táki Cordás, Bruno Caramelli, Ricardo Terra, Gustavo Guimarães, entre outros, a Orentt Medical chega ao mercado com proposta inédita focada na interdisciplinaridade do ensino;


Objetivo é impulsionar conexões entre as áreas e compartilhar conhecimento médico inovador e qualificado;


Com mais de meio milhão de médicos no país, segundo último estudo demográfico, a empresa planeja preencher uma lacuna no mercado, que tem demonstrado insatisfação pelos modelos atuais na “tradicional” educação médica continuada; 


São Paulo, 15 de abril de 2022 – Já imaginou ter alguns dos melhores médicos à disposição, criar ações, projetos e eventos que misturem especialidades, identificar oportunidades a serem trabalhadas na educação na área da saúde, abordar temas explorando a visão interdisciplinar tendo como premissa o foco do paciente? E propor uma metodologia imersiva na prática, totalmente hands on, fugindo dos modelos convencionais expositivos de transmissão de conhecimento? Estas são as propostas da Orentt Medical, nova empresa que acaba de ser lançada no mercado brasileiro direcionada aos médicos e profissionais de saúde.


Idealizada por alguns dos melhores médicos do país em 16 áreas diferentes e uma executiva do segmento farmacêutico, a empresa chega como um hub de conteúdo de saúde para contribuir para o legado da educação no Brasil.

A Orentt nasce com o DNA pautado por três I’s: Inovação, Interdisciplinaridade e Imersão. Para o primeiro semestre do ano, a expectativa para os cursos/ações que envolvem experiências hands on é de, pelo menos, quatro projetos de imersão em São Paulo. Um deles, inclusive, já acontece em maio de 2022. A Orentt Medical deverá usar recursos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada e outras tecnologias que permitirão a imersão total do público ao tema proposto, garantindo assim sair do senso comum e maior apropriação do conhecimento.


Primeiros projetos – A empresa já definiu para este ano projetos diferenciados e exclusivos com liderança de alguns dos especialistas do seu board científico, entre eles: um encontro interdisciplinar (proposta inédita) presencial em São Paulo sobre Lipedema, uma doença que acomete milhões de mulheres no Brasil, com a liderança do cirurgião plástico dr. Fábio Kamamoto, que contará com a participação de médicos de outras especialidades para discutir o tema como ginecologista, psiquiatra, endocrinologista, dermatologista e cirurgião vascular. Outro projeto terá como tema o “Envelhecimento Ativo e a Medicina do Futuro” com a liderança do psiquiatra dr. Táki Cordás. A ideia é levar, através do olhar interdisciplinar, tópicos como diagnóstico precoce (DNA/ Genômica), inovação e novas tecnologias relacionadas ao envelhecimento da população e gestão dos recursos de saúde. Já no campo da Cirurgia Robótica, o especialista dr. Gustavo Guimarães fará o lançamento do e-book série digital sobre este tipo de cirurgia em diversos tipos de câncer.


Menos do mesmo - “A Orentt é uma nova proposta de atuação médica, tanto na metodologia quanto na intenção. Vai muito além do que eu já vi ocorrer. Fico honrado de participar de algo que é absolutamente inédito, que é a questão da interação/integração entre as áreas de especialidades, olhar para o paciente como um todo. Em um congresso tradicional de psiquiatria, por exemplo, ofereceriam de 10 a 15 minutos para um especialista de outra área falar. A ideia que a Orentt oferece é dar um curso, uma palestra ou fazer uma atividade com uma interação interdisciplinar, algo incomum na medicina e nas atividades acadêmicas de hoje”, comenta o psiquiatra e um dos profissionais médicos que compõem o board da Orentt Medical, Táki Cordás.

Para a Orentt Medical é preciso entender a importância da educação no cenário da saúde, quais são as melhorias necessárias no modelo atual e buscar na prática implementar atividades diferenciadas e com outros pontos de vista.


“Identificamos que a necessidade de modelos disruptivos e de um olhar interdisciplinar na jornada do paciente são essenciais”, comenta a fundadora e diretora da Orentt Medical, Valéria Ribeiro* (*foto/divulgação Orentt Medical), que esteve durante 25 anos na indústria farmacêutica.


Para o cardiologista Bruno Caramelli, do board da Orentt, juntar interesses diferentes é a melhor maneira de crescer. “O que falta na educação médica continuada é um maestro, alguém que coordena. Falta o diálogo entre as diferentes especialidades. Interdisciplinaridade é a chave”, reflete.


Após avaliar tendências, a Orentt Medical deve incorporar uma plataforma tecnológica ao negócio que possibilitará desenvolver todos os seus produtos para oferecer ao público também em formato digital. Outro destaque será trabalhar o advocacy para influenciar o uso de recursos públicos e a formulação de políticas públicas dentro do setor.


(foto board científico Orentt Medical – legenda da dir. para esq. – dr. Fábio Kamamoto/ Cirurgia Plástica, dra. Adriana Vilarinho/Dermatologia, dr. Fernando Maluf/Oncologia, dr. André Faria/Endocrinologia, dr. Gustavo Guimarães/ Cirurgia Robótica, dr. Táki Cordás/Psiquiatria, dr. Bruno Caramelli/Cardiologia, dr. Rafael Coelho/Urologia, Dr. Flavio Steinwurz/Gastroenterologia; Dr. Marcos Maldaun/ Neurocirurgia e dr. Marcelo Calderaro/ Neurologia).

A diretoria científica da Orentt já contempla alguns dos principais médicos do país. Atualmente, são 16 especialidades entre dermatologia, endocrinologia, mastologia, cardiologia, cirurgia de trauma, cirurgia plástica, oncologia, gastroenterologia, cirurgia robótica, neurologia, neurocirurgia, urologia, reumatologia, cirurgia torácica, psiquiatria, cirurgia vascular e ginecologia. “Temos a intenção de ampliar e trazer novos nomes para agregar ao grupo, especialmente de outras regiões e equipes multidisciplinares”, avalia Valéria. 

Cabeças coroadas da medicina - Os profissionais que unem diferentes gerações e trazem o embasamento técnico e científico da Orentt Medical são: dr. Fernando Maluf, dra. Adriana Vilarinho, dr. Marcelo Calderaro, dr. Fábio Kamamoto, dr. Táki Cordás, dr. André Faria, dr. Antônio Frasson, dr. Antonio Marttos, dr. Bruno Caramelli, dr. Flavio Steinwurz, dr. Gustavo Guimarães, dr. Marcos Maldaun, dr. Rafael Coelho, dr. Ricardo Terra, dr. Vitor Gornati e dr. Fabiano Serra. “Os médicos do nosso board almejam deixar um legado para a sociedade e a Orentt Medical passa a ser um meio para essa construção. Nossa metodologia proporciona uma rede de relacionamento e conexão ainda não vista, sob o ponto de vista interdisciplinar”, finaliza Valéria.


Cada produto (eventos de imersão ou cursos, por exemplo) terá seu próprio canal de lançamento e publicação. Todas as informações sobre os projetos da Orentt serão divulgadas no orentt.com.br.


Sobre a Orentt Medical

Lançada em 2022 no mercado brasileiro, a Orentt Medical – nome inspirado pela junção das palavras corpo e mente - foi idealizada por alguns dos melhores médicos e executivos do segmento farmacêutico com o intuito de contribuir para o legado da educação médica no país. Por meio de soluções inovadoras e atividades educacionais dinâmicas e hands onúnicas e exclusivas, a empresa tem como foco a abordagem interdisciplinar para os seguintes públicos: médicos (clínicos e cirurgiões), equipes de apoio multidisciplinar e advocacy. Transcendendo o conceito de saúde, a Orentt Medical tem como missão focar na jornada do paciente, integrando, de forma abrangente, a saúde ao corpo e à mente.

Postar um comentário

0 Comentários