Colégio Miguel de Cervantes valoriza o esporte na formação educacional e social do jovem


 

Escola sempre entendeu que educação e esportes geram meios para o autoconhecimento
do aluno. Posição reforçada na parceria com a LaLiga e a inauguração do complexo aquático

 

Educação e esporte sempre andaram juntos. Não é de hoje que escolas são o primeiro passo de muitos jovens no universo dos esportes, em modalidades das mais diversas. Para o Colégio Miguel de Cervantes, essa posição reforça uma de suas bandeiras: a socialização do jovem por meio do seu próprio autoconhecimento e de sua autoestima, seja na formação educacional, seja na formação da pessoa.

“Sempre tivemos como foco a formação do cidadão e o esporte, por ele desenvolver a disciplina, a perseverança e a socialização, é fundamental para chegarmos a esse objetivo. Umas das nossas frentes é, desde cedo, inserir o aluno nesse universo e mostrar que o esporte está, sim, na vida dele fora e dentro do ambiente escolar”, avalia a professora Luciana Melloni Rocco Oliveira, coordenadora da área de esportes do Cervantes.

Aliado pedagógico -- A vivência esportiva traz benefícios diretos ao jovem. Ele se sente mais seguro, cria vínculo com o grupo e entende que a atividade é, ao mesmo tempo educativa e lúdica. “Nossos alunos são incentivados a realizar sempre uma atividade ou jogo, seja coletivo ou individual de forma desafiadora, mas nunca com obrigatoriedade da vitória. Por exemplo, eles sempre estão participando de atividades entre as próprias salas e entre escolas, desde o Fundamental. Aprendem a lidar com os conflitos e as resoluções de problemas que o esporte traz. Sem dúvida, o esporte é um forte aliado pedagógico para nós”, afirma Luciana.

Essa filosofia será ainda mais reforçada com a inauguração, no final de abril, do complexo aquático do Colégio, que contará com duas piscinas (infantil e adulto) aquecidas, salinizadas, sendo uma semiolímpica com quatro raias. A estrutura ainda conta com vestiários independentes e arquibancadas que atenderá atividades curriculares e extracurriculares da escola.

“A atividade física promove a autoestima e o estímulo cerebral, além de ajudar no currículo de forma geral, pois contribui no nosso trabalho didático, sendo uma forma de transferência de aprendizagem por meio de habilidades que podem ser adquiridas. O esporte está inserido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a natação, de forma indireta, também faz parte disso”, explica a professora Sandra Vaiteka, orientadora educacional do Cervantes, acrescentado que a nova atividade do colégio também tem como objetivo atender a esses requisitos básicos de educação, notadamente para alunos do Fundamental.

Esporte e tomada de decisão -- Conforme a professora Sandra, “o esporte tem alguns pontos que devem ser levados à vida do estudante, como a procura por soluções de problemas e tomada de decisões, que são empíricos a quem pratica esporte e que, necessariamente, acontecem no dia a dia das pessoas, independentemente da atividade que exerçam”.

A natação, que passará a ser mais incentivada com a inauguração das piscinas este mês, ampliará ainda mais o repertório esportivo do aluno do Cervantes. “Equilíbrio, melhora das funções cardiorrespiratórias e pensamento coletivo estão entre os benefícios que a natação promove. Claro, tudo isso aliado aos objetivos pedagógicos que já são trabalhados em todos os esportes oferecidos”, conta Luiz Felipe de Souza Lima, professor de natação.

LaLiga -- O Colégio Miguel de Cervantes, com o objetivo de ampliar seu escopo no esporte, passou a integrar em 2021, como unidade modelo no Brasil, o Programa LaLiga Football Schools -- Liga Espanhola de Futebol, uma associação desportiva privada composta por 20 equipes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, responsável pela organização dessas competições nacionais de futebol profissional na Espanha. Por meio dessa parceria, a escola promove o ensino do futebol a meninos e meninas entre quatro e 17 anos.

 

 

 

 

 

 

Sobre o Cervantes

O Colégio Miguel de Cervantes é uma instituição educacional internacional fundada em 1978 por um grupo de espanhóis radicados em São Paulo, que contaram com a colaboração do governo espanhol. Constitui-se em uma instituição hispano-brasileira, de caráter particular e com fundamentos humanistas, que tem como objetivo oferecer à sociedade uma educação de qualidade, criativa e inovadora e difundir a língua e a cultura espanholas. O Colégio Miguel de Cervantes tem aproximadamente 1,7 mil alunos, mais de 230 profissionais que trabalham no âmbito pedagógico e ocupa uma área de 60 mil metros quadrados, no Bairro do Morumbi. A sua mantenedora é a Associação Colégio Espanhol de São Paulo (ACESP).

Postar um comentário

0 Comentários