Business Intelligence: o que é, importância e seus benefícios


Em um mundo cada vez mais informado, tomar decisões com base em achismos pode ser arriscado para uma organização. A solução para trazer mais assertividade para o andamento de processos internos e externos é o uso da Business Intelligence (BI).

O termo BI tem um significado abrangente, que inclui os aplicativos, a infraestrutura tecnológica, ferramentas e metodologias que auxiliam no acesso a informações importantes para o desempenho produtivo de um determinado negócio.

A partir da análise de todos esses dados coletados, colaboradores e gestores conseguem ter insights e fazer descobertas consideráveis para o progresso e situação atual empresarial, encontrando soluções plausíveis para possíveis problemas.

O conceito que envolve uma ampla variedade de ferramentas surgiu em 1980, quando Howard Dresner, analista da Gartner Group, transformou o ato de reunir conhecimentos específicos na expressão, hoje popularmente conhecida como Business Intelligence.

De acordo com dados da Tableau, plataforma de análise de dados do mercado, uma companhia que investe em uma solução de BI pode alcançar até 127% de ROI (Retorno Sobre o Investimento) em apenas três anos.

Diante deste cenário, usar um recurso como esse é imprescindível para as organizações que desejam se destacar em meio à concorrência, solucionar e prevenir falhas operacionais, além de aprimorar o sistema logístico interno atual.

A BI pode ser usada por negócios de qualquer porte e segmento, colaborando com diversas áreas e trazendo resultados positivos. Entre os setores empresariais que acabam sendo beneficiados pelo conjunto de técnicas, estão:

  • Vendas;

  • Pós-vendas;

  • Marketing;

  • Gestão;

  • Financeiro;

  • Operacional;

  • Atendimento.

Em cada categoria, é usado o mesmo protocolo para formar uma base de BI. O primeiro passo é o de coleta de informações, o segundo é o de análise, o terceiro é o de compartilhamento, e o último passo é o de monitoramento.

Para implementar a Business Intelligence em uma organização, é recomendável procurar por profissionais especializados no assunto, não necessariamente graduados em tecnologia da informação, mas que possuam bagagem mercadológica.

Além da atenção ao selecionar um especialista, é importante ser cauteloso ao escolher uma das várias ferramentas BI disponíveis, como as que cuidam da análise, mineração e depósito de dados, relatórios operacionais, movimentações de mercado, entre outras.

Conhecer a necessidade latente de uma empresa é o primeiro tópico a ser considerado antes de buscar o auxílio deste conjunto de estratégias tecnológicas. Com uma boa decisão, é possível conquistar diversas mudanças positivas e abandonar a ineficiência.

Quais são os benefícios da Business Intelligence?

Um estudo realizado pela MarketsandMarkets aponta que a previsão para o mercado global é de que a Business Intelligence expanda de US$ 23,1 bilhões em 2020 para US$ 33,3 bilhões em 2025.

Diante disso, transformar dados crus em poderosas análises corporativas pode ser uma das chaves do sucesso de muitos negócios, que também alcançarão inúmeros benefícios, entre eles, os mencionados a seguir:

1 - Maior precisão relatorial

Uma empresa especializada em rastreamento de carros por satélite ou outra de qualquer tipo de serviço é capaz de ter o controle de números relativos à competência das funções exercidas em todos os seus setores, de forma exata.

Com uma base de dados precisos e já interpretados, uma ferramenta BI consegue proporcionar a oportunidade de produzir e disponibilizar relatórios mais rápidos e eficientes para as tomadas de decisões internas e externas.

A qualidade e otimização do tempo, sem dúvidas, é uma das maiores vantagens na tarefa de realizar relatórios corporativos periódicos e destinados ao progresso e andamento de cada área.

2 - Redução de falhas e custos

Por serem realizados por ferramentas tecnológicas e não manualmente, a análise e armazenagem de dados proporciona uma visão muito mais realista do cenário mercadológico e empresarial aos gestores e colaboradores.

Consequentemente, com essa automação processual, as chances de erros logísticos diminuem drasticamente, o que também ocasiona a queda dos custos. Controlar as vendas de produtos específicos, por exemplo, torna-se mais prático.

Qualquer loja, como as de artigos comerciais, pode controlar o fluxo de negociações de expositor de meias para loja e outros itens com maior precisão, evitando falhas de atendimento ou mesmo internas.

3 - Auxilia os processos decisórios

Todos os dados coletados e armazenados são transformados em análises que têm como objetivo central auxiliar os funcionários de uma organização a tomar decisões importantes para o momento vivenciado.

Suponhamos que uma companhia especializada na fundição de peças não saiba como melhorar o seu fluxo de trabalho, de forma a entregar resultados mais rápidos aos clientes que aguardam algum trabalho.

Com o uso da Business Intelligence, é possível que ela encontre onde estão as falhas atuais que impossibilitam a otimização do tempo e, por meio de percentuais, encontre soluções e alcance uma alta performance.

4 - Estuda o comportamento dos clientes

Entender como o consumidor se comporta é um dos benefícios que a BI oferece aos negócios. Qual o produto mais vendido, qual o tempo médio de negociação e qual o perfil de cada cliente são alguns dos dados coletados por essa tecnologia.

A metodologia tem potencial para ser usada em comércios e também em empresas que prestam serviços, como de pintura automotiva texturizada. Independentemente do setor, o estudo do público é feito de forma minuciosa por um sistema.

A partir da interpretação dessas informações, traçar estratégicas comerciais adequadas para conduzir assertivamente um fluxo de negociação se torna uma realidade, o que pode, consequentemente, aprimorar a trajetória de compra das pessoas.

5 - Identifica oportunidades de vendas

A Business Intelligence é capaz de analisar tanto cenários internos, quanto externos. Com isso, a identificação de oportunidades de vendas consegue ser muito mais fácil para os integrantes de uma equipe comercial.

Quem está interessado em um serviço torno de repuxo, qual o seu histórico de parceria com uma organização especializada, qual a necessidade que ele busca suprir com uma possível contratação são possibilidades de análises.

A partir disso, deve-se montar um plano estratégico que conduza os prospects a todos os níveis do funil de vendas e aumente, gradativamente, a lucratividade de um negócio específico que vise crescimento.

6 - Auxilia na gestão

Imagine quantas lavagem de sofá a seco são feitas mensalmente ou anualmente, e quem são os clientes que costumam se interessar e realizar a contratação desse serviço com uma certa frequência. Esses e outros questionamentos podem ser respondidos pela BI.

A gestão de um negócio é capaz de conseguir resultados satisfatórios por meio de uma análise cuidadosa de todos os processos realizados pelos colaboradores de uma determinada companhia.

O controle processual e também o controle externo pode ser feito, de forma a aprimorar cada vez mais o atendimento aos clientes e possíveis clientes, que precisem de algum serviço ou produto oferecido.

7 - Melhora o fluxo interno

A análise em tempo real de informações corporativas, melhora o fluxo interno e oferece soluções imediatas, capazes de trazer soluções eficientes para qualquer situação que tenha surgido nas últimas horas ou minutos.

Como anda a distribuição de fachada glazing residencial ou quantos funcionários são direcionados à realização do trabalho são dados que podem ser rapidamente mensurados e controlados por uma equipe com conhecimento em BI.

Ao invés de ter que consultar diversos setores atrás de uma única informação, as ferramentas de Business Intelligence proporcionam a oportunidade de consulta rápida, o que acaba otimizando o tempo desperdiçado em certas tarefas e trâmites.

8 - Proporciona maior competitividade

Conhecer o mercado e os seus concorrentes é a melhor forma de desenvolver diferenciais competitivos atraentes a um grupo de pessoas. Imagine que uma loja de equipamento para polir jóias tenha acesso a todos os dados do seu negócio.

A partir dessa base, ela poderá desenvolver metodologias e ofertas que a coloque à frente do que é disponibilizado por outros estabelecimentos comerciais do mesmo segmento de atuação e de regiões próximas a sua.

Outra interpretação valiosa da base que pode dar um norte às técnicas de venda é a mudança constante do comportamento dos consumidores. Essa será a bússola que guiará a elaboração de um marketing muito mais assertivo.

Considerações finais

Negócios de pequenos e grandes portes precisam lidar, diariamente, com um colossal volume de informações a respeito do mercado externo e todos os fluxos de trabalho exercidos por cada colaborador.

Entretanto, nem sempre é possível fazer isso manualmente e assertivamente. É buscando proporcionar essa saída para os empresários brasileiros que a Business Intelligence funciona e melhora o dia a dia corporativo.

Responsável pela otimização de tempo, precisão das análises, relatórios e melhoria no desempenho de toda a equipe, esse recurso tecnológico é ideal para que seja possível uma melhoria constante e considerável em uma organização.

Conhecer o próprio setor de atuação, os clientes e o seu comportamento, a eficiência das tarefas exercidas, entre outros dados, é uma das vantagens proporcionadas pelo conjunto de estratégias chamado de Business Intelligence.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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