3 cuidados para identificar golpistas na internet


 

Detetive Luciano Polato, especialista em investigação, fornece algumas dicas para evitar ser enganado em aplicativos e sites
 


São Paulo, abril de 2022 - Lançado em fevereiro de 2022, o filme ‘O Golpista do Tinder’, disponibilizado pelo serviço de streaming Netflix, fez grande sucesso entre o público em sua semana de estreia, trazendo o tema do documentário para grandes debates nas redes sociais. O principal ponto abordado era sobre a segurança em encontrar e confiar em alguém.

 

Segundo levantamento realizado pelo dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança da PSafe, cerca de 150 milhões de pessoas caíram em algum golpe virtual em 2021. Soma-se esse medo com o perigo de sofrer algum dano ou até um sequestro, o receio antes de se encontrar com alguém deve ser dobrado, principalmente em grandes centros urbanos.

 

“A segurança vem caindo a cada dia, ainda mais no Brasil. Seja qual for a instância da sua vida, sempre tem uma preocupação, e com encontros com pessoas que conhece somente virtualmente, é ainda maior a tensão, pois nunca se sabe quem está do outro lado”, comenta Luciano Polato, detetive e fundador da Evidência Detetive.

 

O investigador profissional, a fim de ajudar quem navega nas redes, disponibiliza 3 dicas para se preparar antes de encontrar com alguém

 

Diferença de idade em aplicativos de relacionamento

 

Atente-se a diferença de idade. Por mais que os tempos venham mudando, ainda é muito comum pessoas mais novas tentarem extorquir ou dar golpes em pessoas mais velhas. E também existem pessoas mais velhas que apenas estão nesses aplicativos com segunda intenções. Portanto, se deu match com alguém com uma diferença de idade, fique esperto.

 

Ganhe a confiança da pessoa, conheça ela melhor antes de marcar um encontro

 

Pode parecer clichê essa dica, mas ainda é uma das falhas mais cometidas pelas pessoas. Os dias de hoje tem muito do imediatismo, de querer conseguir o que quer logo, e com isso certos cuidados deixam de ser tomados. Conheça bem a pessoa com quem está conversando, tenha no mínimo duas semanas de contato para então agendar algum encontro.


Marcar em lugar seguro e público

 

Após checar se a pessoa é mesmo de confiança, e realmente existe da forma que disse, marque um encontro em um local público, onde possa ser vista por todos. Um detalhe importante, deixe avisado para seus amigos ou familiares onde está indo e com quem. Passe características da pessoa, e caso forem a outro lugar, avise a esse contato de segurança. Se possível, compartilhe sua localização. Segurança nunca é demais.

Postar um comentário

0 Comentários