Você já ouviu o termo: consciência do descanso?!


O termo vem ganhando força no mercado de trabalho e para o desenvolvimento na carreira. A mente para ser produtiva precisa do descanso dos neurônios e outras partes do cérebro.

Fazer pausas durante o dia é necessário para recarregar as energias e retornar com disposição e mente renovada durante um trabalho ou uma aula. (Imagem: Unsplash)

Uma pessoa exerce várias atividades por dia e por isso o descanso é um dos fatores essenciais para atingir mais rendimento. Todo ser humano por si, pela sua saúde e por querer obter mais resultados na escola e/ou no trabalho, precisa ter um desempenho eficiente, e para isso, os hábitos saudáveis são essenciais, incluindo a pausa para relaxar e o sono equilibrado. Cerca de 70% da população brasileira apresenta dificuldades para dormir após a pandemia, segundo um levantamento do Instituto do Sono, realizado com 1.600 pessoas de 24 estados do país por meio de um questionário virtual.
 

É importante ter a consciência do descanso,o termo já é usado com frequência por médicos neurologistas, psicólogos, e consultores de carreira. Entender e respeitar o limite do corpo e da mente durante um dia é produtivo e traz qualidade de vida. O descanso serve para preparar um indivíduo a render mais nas aulas e no trabalho, favorecendo também a saúde mental. Há tempos cientistas apontam a necessidade do ser-humano a manter um equilíbrio entre a vida de estudos/trabalho versus lazer e descanso. Durante o cenário pandêmico, as pessoas não conseguiram estabelecer essa meta, pois tiveram que inserir também o trabalho e/ou aulas dentro de suas casas.

 

Um dia possui 24 horas, e quem tem essa consciência sabe fazer com que o seu dia se torne mais prazeroso e feliz. Tudo que é em excesso faz mal, tanto o descanso, quanto às horas de atividades durante um dia. Portanto, o termo consciência do descanso traz a ideia de cada ser-humano saber como utilizar o seu tempo e colocar um tempo para relaxar durante as atividades: é organizar o dia para cada coisa. O termo “descanso merecido” apresentou 78% de buscas, no dia 04 de março de 2022, segundo a pesquisa do Google.

 

Pesquisa do Ministério da Saúde com mais de 17 mil pessoas apontou que 86% dos entrevistados registraram sintomas de ansiedade, 45,5% de estresse pós-traumático e 16% de depressão. Não por acaso, a própria residência foi apontada como o principal local de trabalho pela maioria dos participantes, durante o isolamento.

 

Esses sintomas surgem com a ausência do descanso, do relaxamento e de separar a vida profissional dos momentos de lazer, o que muitas pessoas não conseguem mais desatrelar. De acordo com o estudo “The Art of Rest” (Arte do Descanso), as respostas sobre a enquete “Como saber o que realmente relaxa a sua mente?” variou para cada pessoa, conforme as respostas de mais de 18 mil pessoas de 135 países. A pesquisa indicou que não se trata apenas de dormir, mas também fazer coisas que aliviam a cabeça e que recarregam as energias do corpo, como seguem os dados: 58% hábito de leitura; 53% ter contato com a natureza; 52% ficar sozinho; 40% ouvir música; 40% não fazer nada, apenas relaxar.

 

A consciência do descanso traz uma pergunta: Você realmente sabe descansar? Para Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Corporativas e Institucionais do Cebrac, ter consciência de descansar está atrelado a ter hábitos saudáveis. “ Um aluno que organiza o seu tempo e sabe dividi-lo entre ‘hora de estudos’ e ‘hora de lazer’, consequentemente, terá um bom rendimento durante as aulas, mais disposição para aprender e mais felicidade na vida. Ter a consciência do descanso é ter responsabilidade com a saúde mental e física, respeitando os seus limites'', explica Vendrametto.

 

Pensando nisso, o especialista Jefferson Vendrametto, do Cebrac, cita 6 dicas para seguir um ritmo de vida adequado levando em consideração a consciência do descanso que é vital para a saúde física e mental. Confira:
 

1- Regule o seu sono;

2 - Pratique exercícios físicos;

3- Estabeleça uns 15 minutos no seu trabalho/ ou no curso para relaxar;

4 - Invista no seu lazer;

5 - Desfrute a sua casa - separando um ambiente de estudos do seus hobbies e do ambiente de descanso.

6 - Tenha um cronograma de estudos e/ou do trabalho a ser executado no dia!
 

A partir do descanso, um aluno/profissional relaxa, recupera a energia, tem mais vitalidade e restabelece a qualidade do raciocínio durante as aulas e/ou trabalho.

 

O Cebrac oferece os melhores cursos profissionalizantes e com flexibilidade no modelo de aula para você aproveitar o ensino da melhor forma e no melhor horário. Saiba mais aqui!

 

CEBRAC

No CEBRAC você vai além do conhecimento técnico e específico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. O CEBRAC possui 27 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Veja os cursos aqui!

Postar um comentário

0 Comentários