Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Paulistano apresentam o concerto “Guarnieri e Mário - Paulistas Desvairados”


 

Récitas acontecem nos dias 18 e 19 de março. O repertório conta com “Pedro Malazarte”, Ópera cômica em um ato com libreto de Mário de Andrade, entre outras
 

 

Crédito: Stig Lavor
 

São Paulo, 11 de março de 2022 -- Nos próximos dias 18 e 19 de março, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano apresentam o concerto “Guarnieri e Mário - Paulistas Desvairados”. Sob regência do maestro Roberto Minczuk, e com a participação dos solistas Leonardo Leiva, Atalla Ayan, Juliana Taino e Carolina Faria, o repertório conta com Mozart Camargo Guarnieri em “Pedro Malazarte”, Ópera cômica em um ato com libreto de Mário de Andrade, além das obras “Quatro Poemas de Macunaíma para Voz e Orquestra”“A Serra do Rola Moça para Mezzo-soprano e Orquestra”, entre outras.
 

“Proporcionar apresentações artísticas como essa nos deixa muito felizes, já que levar cultura, arte e um pouco de história à vida das pessoas é um dos nossos principais objetivos. O espetáculo, exibido pela Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano, busca levar um pouco da história das obras de Guarnieri, além dos textos inspiradores de Mário de Andrade”, afirma Andrea Caruso Saturnino, diretora geral do Theatro Municipal.
 

O compositor brasileiro Mozart Camargo Guarnieri se destacou na história por suas grandes atuações em diversas funções artísticas em sua vida, como regente da Orquestra Municipal de São Paulo, membro da Academia Brasileira de Música e Diretor do Conservatório de São Paulo, além de ter sido o primeiro regente do Coral Paulistano, em 1936.
 

Já Mário de Andrade se destacou como um intelectual do movimento Modernista, além disso foi crucial na criação da poesia brasileira moderna, com a publicação de sua Paulicéia Desvairada, e seu protagonismo durante a Semana de Arte Moderna, em 1922.
 

"Esse concerto é muito especial, pois raramente se vê um programa dedicado totalmente a um compositor, neste caso a Mozart Camargo Guarnieri. Ele é considerado um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, juntamente com Villa-Lobos. Abraçou a causa nacionalista e, de uma forma muito especial, explorou a música brasileira, trazendo-a para os palcos dos teatros, para a música sinfônica e de ópera", conta Roberto Minczuk, regente da Orquestra Sinfônica Municipal.
 

Para mais informações, acesse o site
 

SERVIÇO

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL E CORAL PAULISTANO 

GUARNIERI E MÁRIO - PAULISTAS DESVAIRADOS

18 MAR sexta-feira 20h00

19 MAR sábado 17h00

 

Theatro Municipal de São Paulo

CORAL PAULISTANO

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL

Roberto Minczuk, regência

Solista a ser anunciado, Pedro Malazarte

Atalla Ayan, Alemão

Juliana Taino, Baiana

 

Repertório

MOZART CAMARGO GUARNIERI (1907 - 1993)

Pedro Malazarte (33')

Ópera cômica em um ato com libreto de Mário de Andrade

MOZART CAMARGO GUARNIERI (1907 - 1993)

Quatro Poemas de Macunaíma para Voz e Orquestra (10’)

 

I. Rudá, Rudá

II. Antianti é tapejara

III. Mandu sarará

IV. Sai, aruê

 

MOZART CAMARGO GUARNIERI (1907 - 1993)

A Serra do Rola Moça para Mezzo-soprano e Orquestra (9’)

E outras obras de Guarnieri com textos de Mário de Andrade.

 

Ingressos: R$ 10,00 a R$ 60,00 (inteira)

Duração: 70’

Classificação: livre

 

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
 

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.
 

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.
 

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.
 

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.
 

SOBRE A SUSTENIDOS

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), do Conservatório Dramático-Musical dr. Carlos de Campos - Tatuí e do Complexo Theatro Municipal. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir neste link.
 

Patrocinadores e apoiadores do Theatro Municipal de São Paulo - Sustenidos: Bradesco.
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.

Postar um comentário

0 Comentários