No Dia Internacional da Mulher, Barbie homenageia professora brasileira com boneca exclusiva


Idealizadora de um canal inclusivo no YouTube, a paulista Doani Emanuela Bertanque trabalha com alunos surdos e ouvintes em uma abordagem bilíngue, se torna uma boneca Barbie ao lado de outras 11 mulheres empreendedoras no mundo

 

Crédito: Divulgação

 

Neste Dia Internacional da Mulher, a marca Barbie anuncia uma homenagem global a 12 mulheres empreendedoras que quebraram barreiras e hoje são fontes de inspiração e exemplo para as futuras gerações, com o objetivo de lembrar às meninas que elas podem ser o que elas quiserem, destacando suas lideranças em seus respectivos setores de tecnologia, bem-estar, STEM e educação. No Brasil, a professora Doani Emanuela Bertan foi a escolhida e entra em 2022 para o seleto grupo do projeto Mulheres Inspiradoras (Role Models, em inglês), sendo presenteada por uma boneca única e feita à semelhança. Idealizadora do canal inclusivo ‘Sala 8’, desde 2017 no YouTube, a paulista foi reconhecida em 2020 como uma das 10 melhores professoras do mundo pelo Prêmio Global Teacher Prize.

 

Além da Doani, as outras homenageadas neste ano são: Shonda Rhimes (Estados Unidos), fundadora da American Television Production Company Shondaland; Ari Horie (Estados Unidos/Japão), fundadora e CEO da Women's Startup Lab e Women's Startup Lab Impact Foundation; Pat McGrath (Reino Unido), maquiadora e fundadora do Pat McGrath Labs; Melissa Sariffodeen (Canadá), CEO e cofundadora do Canadá Learning Code e Ladies Learning Code; Adriana Azuara (México), fundadora da All4Spas; Jane Martino (Austrália), presidente e cofundadora da Smiling Mind; Lan Yu (China), estilista de Moda; Butet Manurung (Indonésia), fundadora e Diretora da SOKOLA; Sonia Peronaci (Itália), fundadora do site de comida italiana 'GialloZafferano'; Tijen Onaran (Alemanha), CEO e fundadora da Global Digital Women e cofundadora da ACI Diversity Consulting; e Lena Mahfouf (França), criadora digital, cinegrafista e autora de 'Always More'.


 



Sabemos que as crianças são inspiradas pelo que veem ao seu redor e é por isso que é tão importante que elas se vejam refletidas em modelos que superaram obstáculos e se tornaram as mulheres corajosas que são hoje”, diz Lisa McKnight, vice-presidente sênior e chefe global de Barbie e bonecas da Mattel. “Neste Dia Internacional da Mulher, estamos orgulhosos de homenagear mulheres pioneiras globais e, desta forma, ajudar a capacitar a próxima geração de líderes femininas, compartilhando suas histórias”, complementa. Lançado em 2015, o projeto já homenageou outras três brasileiras: a surfista de ondas grandes Maya Gabeira em 2019, a biomédica Jaqueline Goes e a artista IZA em 2021.

 

Para Doani Emanuela, “ser reconhecida como uma mulher inspiradora é algo imensurável, de uma emoção que transborda. É a minha história enquanto criança e como mulher. Minha mãe me criou para seguir meus sonhos”, fala ela, que além de manter o canal online com abordagem de ensino bilíngue, também ministra aulas para alunos surdos e ouvintes no interior de São Paulo. “Tenho certeza de que Barbie foi responsável por quebrar paradigmas na infância de muita gente, incluindo na minha, pois enquanto a sociedade dizia o contrário, a boneca mostrava que era possível uma mulher ter seu próprio carro, sua casa, sua profissão”, conclui a professora.

 

Em todo o mundo, as mulheres continuam sub-representadas em cargos de liderança de acordo com a pesquisa do Laboratório de Desenvolvimento Cognitivo da NYU** liderada pelo professor de psicologia, Dr. Andrei Cimpian, e pela professora assistente de psicologia, Dra. Andrea Vial, cuja pós-graduação de doutorado foi financiada pela Mattel. Os professores descobriram que meninas de 5 a 10 anos são menos propensas a assumirem cargos de liderança ou comandarem uma atividade em grupo e também analisaram a reação da criança ao assumir mais responsabilidade. Os pesquisadores descobriram também que, quando expostos a modelos femininos, meninas -- e meninos -- são mais propensos a se voluntariarem a liderar uma atividade em grupo.

Assim, por meio de uma campanha multifacetada, Barbie tem apoiado mulheres empreendedoras e está cada vez mais comprometida em ajudar a reforçar o potencial ilimitado de crianças de todo o mundo a partir de ações voltadas à educação e habilidades de liderança. A iniciativa da Mattel se iniciou a partir da pesquisa ‘Dream Gap’, de 2018, que mostrou que a partir dos cinco anos de idade as meninas começam a duvidar de seu potencial e perdem a confiança em sua própria competência.

 

Criada em 1959 e hoje com mais de 200 profissões, Barbie busca inspirar as futuras gerações e mostrar que elas podem ser tudo que quiserem. Por meio de diversidade e inclusão, a marca mostra às crianças que com esforço, dedicação e perseverança é possível realizar seus sonhos e tudo o que elas se propuserem a fazer. A boneca continua a instigar as crianças no Brasil e no mundo e, por meio de diversas ações, incentiva que elas se sintam inspiradas e empoderadas, pois sonhar com o que querem ser é apenas o começo.

**Esse estudo foi financiado pela bolsa de pós-doutorado do projeto Barbie Dream Gap da Mattel, Inc., concedida à Vial.


Sobre Barbie® 

Barbie foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, ou Barbie, como era apelidada, gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. Até então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma das únicas que tinha a feição mais próxima da de uma adolescente. Quando lançada, a boneca foi definida como a “modelo teenager vestida na última moda”. Hoje, a Barbie é reconhecida como uma das marcas mais fortes de todos os tempos e um ícone fashion mundial. Como toda diva, a partir dos anos 90 estilistas famosos como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch a vestiram em várias ocasiões. Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek, além de musas como: Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Vivien Leigh e Grace Kelly. Por mais de cinco décadas a boneca tem inspirado garotas de todas as idades a sonhar, “viajar” e descobrir que, brincando, elas podem ser o que quiserem. O estilo de vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse popular entre crianças e adultos. Em 60 anos, ela já teve mais de 200 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965); Barbie médica cirurgiã (1973); Barbie presidente dos EUA (1992).

 

Postar um comentário

0 Comentários