Gestão administrativa: táticas que ajudam o crescimento de sua empresa

 


Gestão administrativa é um termo muito comum entre empreendedores, gestores, gerentes e outros profissionais da área. Mas apesar de fazer parte do dia a dia dessas pessoas, não são todos que conhecem o que realmente ela significa.

É muito importante compreender como funciona o negócio, as características de sua estrutura, o tipo de funcionamento e os benefícios que ele obtém ao longo do tempo trabalhando dessa forma.

O objetivo da gestão administrativa é contribuir de maneira positiva com a empresa, para que ela alcance seus objetivos e tenha sucesso.

Saber administrar o negócio é a base de seu funcionamento e o que vai definir se ele vai sobreviver ou não no mercado em que atua. 

Mesmo que o produto ou serviço seja excelente e vendido por um valor competitivo, se a empresa não é bem administrada, está sujeita a riscos.

Não se trata apenas das questões financeiras, mas também dos processos internos, motivação da equipe, definição de objetivos, decisões, dentre outras escolhas que podem gerar impactos positivos ou negativos.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de gestão administrativa, falar sobre suas características, importância, além de dar algumas dicas sobre o assunto para fazer o negócio crescer.

Entenda o que é gestão administrativa

O principal objetivo da gestão administrativa é encontrar uma metodologia racional, para assim projetar a organização da empresa de forma geral.

Geralmente, os processos de gestão têm o objetivo de estabelecer uma estrutura administrativa organizada. Isso é feito por meio da divisão do trabalho, delegação de poderes entre os colaboradores e a determinação de suas responsabilidades.

Em um fabricante de bateria de caminhões, por exemplo, as funções devem ser gerenciadas para armazenar e repassar informações internas por meio de sistemas voltados a essa tarefa e a supervisão das demandas.

Os gestores não devem se esquecer de que o mercado é competitivo, e por isso é necessário trabalhar em cima de algumas ações, demandas e outras necessidades do segmento do negócio.

Em outras palavras, não adianta apenas obter um resultado satisfatório, na verdade, é fundamental trabalhar de maneira metódica e em busca da excelência.

Se a companhia quer ter sucesso em sua atuação, precisa conhecer as características de uma boa gestão administrativa. Elas se dão por meio dos princípios desse método, que podem incluir a disciplina, equidade e organização, além de:

  • Divisão de trabalho;

  • Responsabilidades dos gestores;

  • Comando de gestão;

  • Direção das atividades;

  • Subordinação;

  • Remuneração;

  • Centralização e hierarquia;

  • Estabilidade;

  • Iniciativa;

  • Espírito de equipe.

A divisão de trabalho tem como objetivo garantir mais eficiência para os processos internos, aumentar a produtividade e trazer mais velocidade para o cotidiano.

A gerência precisa trabalhar com responsabilidade em todas as suas atividades, e ela pode ser mensurada por meio do desempenho dos colaboradores, visto que autoridade e responsabilidade caminham juntas.

A disciplina deve fazer parte dos valores centrais da companhia, pertencendo à sua missão e visão, de maneira a melhorar a conduta e estabelecer interações respeitosas.

Em uma clínica com aulas de preparação para o parto, o comando de gestão se trata das ordens que o colaborador recebe por parte de um gerente, evitando confusões e mal-entendidos.

As atividades possuem uma direção, baseada em planejamento de entrega e vinculada aos objetivos dos gestores, que podem ser feitas em grupo e por meio de um plano de ação.

Outra característica da gestão administrativa é a subordinação, que indica que os interesses pessoais estão subordinados aos interesses da companhia.

Em relação à remuneração, além do salário, ela também deve ser não monetária, ou seja, elogios e créditos para os funcionários.

Para equilibrar as tomadas de decisão, é necessária a centralização e a concentração da autoridade decisória para melhorar os processos administrativos.

A hierarquia é responsável por estabelecer níveis, funções e criar uma estrutura sólida no gerenciamento. A organização garante que todos os funcionários tenham acesso ao que precisam para as suas atividades diárias.

Também é o princípio que garante que o ambiente de trabalho de um fabricante de gaxeta de vedação esteja sempre limpo, seguro e organizado.

O princípio de equidade garante que todos os colaboradores sejam tratados com igualdade e gentileza, assim como a estabilidade melhora os processos de gestão pessoal, mantendo o equilíbrio dos serviços.

A iniciativa trabalha com métodos para incentivar o interesse dos funcionários, para que a empresa se desenvolva, ao passo em que o espírito de equipe incentiva mais interação entre os colaboradores.

Importância da gestão administrativa

O objetivo da gestão administrativa é trazer benefícios para a corporação, gerando impactos positivos em suas operações e processos internos.

Ela é fundamental porque ajuda a controlar os gastos e a reduzir os desperdícios, aumentando a confiança nos dados.

Se uma empresa de impermeabilização de estofados automotivos organiza todas as suas áreas, têm mais facilidade para gerenciar o fluxo de caixa.

Manter as finanças saudáveis só é possível quando a corporação centraliza as informações, de modo a evitar duplicações e erros. Para fazer isso, o mais indicado é um sistema moderno e atualizado.

A gestão administrativa também é importante posto que aumenta a produtividade. A companhia consegue identificar as equipes e suas tarefas. Ela faz melhorias nos pontos fracos e se concentra nos pontos fortes.

Saber quais são os erros presentes nos processos internos e corrigi-los potencializa a gestão, tornando-a mais eficiente. Sem falar que a corporação vai gastar menos tempo e dinheiro em práticas que não trazem bons resultados.

Essa metodologia também ajuda a alcançar as metas, e elas levam o negócio ao alcance de seus objetivos. Uma gestão administrativa adequada agiliza a criação de processos eficientes e voltados para as ambições do negócio.

Só que para ter acesso a todas essas vantagens, um fabricante de rodo de limpeza precisa conhecer algumas táticas capazes de auxiliar nesse processo.

Estratégias para fazer o negócio crescer

A gestão administrativa possui algumas estratégias que ajudam os negócios a crescerem, e dentre as que mais se destacam, estão:

1 - Saber qual é o diferencial da empresa

O gestor precisa saber o que a empresa tem e o que as demais não têm, ou seja, qual é o diferencial que oferece no segmento em que atua.

As corporações crescem quando oferecem algo diferente, que as façam se sobressair em meio à concorrência. Vários fatores podem ser levados em conta, como um bom atendimento ao cliente, uso de tecnologia, produtos personalizados, dentre outros.

Encontrar ou estabelecer um diferencial é uma atitude estratégica, que sem dúvidas ajuda a expandir a companhia. A melhor maneira de fazer isso é compreender as necessidades dos clientes e o que eles realmente esperam.

2 - Conhecer o público

Uma empresa de manutenção vidro blindado precisa saber quem é o público que ela pretende atingir. 

Isso envolve conhecer os hábitos e demandas de consumo, além de desenvolver maneiras de suprir as necessidades dessas pessoas, oferecendo o que precisam.

Qualquer negócio que queira crescer depende diretamente dos seus clientes e do nível de satisfação deles, uma vez que são os agentes principais e a razão para a marca existir.

3 - Equilibrar as finanças

Crescimento requer investimento, e se a companhia está em uma situação difícil, terá muitas dificuldades em expandir.

Faça todos os ajustes necessários em relação às despesas e receitas e conheça os prazos de pagamentos e recebimentos.

Uma empresa de laudos avcb deve controlar o fluxo de caixa para embasar melhor suas tomadas de decisão. Outro ponto importante é controlar o capital de giro, visto que é fundamental para a saúde financeira da corporação.

Todas essas informações ajudam a identificar gargalos, falhas processuais e desperdícios, além de facilitar as estratégias de crescimento.

4 - Valorizar os colaboradores

Uma empresa não se faz sozinha, e o que ela tem de mais valioso são os seus funcionários. Os profissionais precisam se sentir motivados e realmente querer trabalhar para a evolução do negócio.

Crie mecanismos para que eles entendam a importância de seu trabalho e acreditem nele, pois esse sentimento traz um significado maior para o que eles fazem.

Ou seja, uma organização que presta serviços de lavagem de cadeiras, por exemplo, pode criar campanhas de bonificação e premiação e reconhecer os esforços dessas pessoas.

Uma boa metodologia para aplicar essa estratégia é a gestão à vista, uma metodologia em que os colaboradores acompanham o desempenho do negócio, por meio de dashboards instalados no espaço de trabalho.

Conclusão

A gestão administrativa é uma estratégia de crescimento muito importante para a corporação e para os colaboradores. Ela se baseia em princípios importantes para os negócios e que melhoram o ambiente de trabalho e a satisfação dos funcionários.

Seguir as dicas aqui apresentadas vai ajudar a sua empresa a crescer, expandir sua atuação no mercado em que atua e transformar os profissionais que atuam nela em pessoas mais engajadas e comprometidas com o trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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