Em 2022, como está a conservação do Deserto de Dubai?


Para restaurar e manter os frágeis ecossistemas do deserto, empresas já investiram mais de 7 milhões de dólares



São Paulo, março de 2022 -- Há quase 20 anos, algumas empresas ajudam a manter um ecossistema sustentável e equilibrado na Reserva de Conservação do Deserto de Dubai (DDCR), dentre elas, a Emirates realiza atividades por meio de um investimento contínuo de mais de AED 28 milhões (US$ 7,6 milhões). O financiamento ajudou a preservar o ambiente único do deserto de Dubai, repleto de flora e fauna de todas as formas e tamanhos, e ajudou a aumentar a conscientização sobre a beleza natural abundante dos ecossistemas terrestres dos Emirados Árabes Unidos.



A DDCR é uma área de conservação que cobre 225 km2 e representa cerca de 5% do total de terra firme de Dubai -- a maior área que Dubai dedicou a um projeto. A reserva protege a incrível vida selvagem e a vegetação resiliente do vibrante ecossistema dos Emirados Árabes Unidos e hoje abriga mais de 560 espécies diferentes e 31 mil árvores nativas. Mais de 29 mil dessas árvores são agora sustentáveis e não exigem irrigação, como a árvore nativa Ghaf (Prosopis cineraria), cujas raízes podem atingir até 30 metros, permitindo acessar o lençol freático da DDCR.



Embora muitos pensem que o habitat inóspito e em constante mudança do deserto é desprovido de vida selvagem ou vegetação, os esforços coletivos da Emirates e da DDCR permitem a sobrevivência e o crescimento de muitas espécies, tornando a reserva uma referência considerando algumas das mais importantes realizações de conservação do deserto nos últimos anos. Aqui estão alguns dos animais que se beneficiaram desse trabalho de conservação:


Mais de 1.300 gazelas de areia, gazelas árabes e órixes árabes estão se desenvolvendo: Começando com apenas 230 ungulados vulneráveis, essas espécies têm crescido constantemente desde o início do programa de reintrodução e reprodução da DDCR, contribuindo para o objetivo de desenvolvimento natural e sustentável de populações de mamíferos livres, colaborando para a saúde do ecossistema global. Outros 171 órixes árabes foram realocados para outras áreas protegidas nos Emirados Árabes Unidos.

As aves estão crescendo: Mais de 2.800 abetardas de houbara, ou abetardas de MacQueen, foram reintroduzidas na DDCR desde 2010, com as aves entrando e saindo livremente da reserva. A área também conta com uma população saudável de coruja-águia faraó. Com a reprodução natural no sul da reserva, logo a reserva terá ainda mais corujas voando pela região. A reserva também é uma importante fonte de alimentos para o abutre-real, ave ameaçada de extinção, e já foram registradas inúmeras visitas do abutre-preto, um raro visitante dos Emirados Árabes Unidos.

A diversidade de espécies na DDCR mais que dobrou: O gerenciamento cuidadoso das áreas protegidas e a promoção de processos naturais ajudaram a restabelecer o habitat do deserto. Em 2003, a lista de espécies da DDCR indicava cerca de 150 espécies. Hoje, a reserva tem mais de 560 espécies de plantas e árvores, aves, mamíferos, répteis e artrópodes.





A DDCR também se tornou um centro do turismo sustentável, oferecendo experiências autênticas no deserto e atividades selecionadas com muito cuidado para não prejudicar os habitats naturais da flora e fauna locais. A DDCR realiza um rigoroso processo de credenciamento de “Excursão Aprovada” para as agências turísticas, que passam por treinamento especializado para se familiarizar com a flora, a fauna e as práticas sustentáveis da reserva para proteger o ecossistema do deserto.



Mais de 125 mil pessoas visitaram a DDCR em 2021, e existem planos para a criação de um Centro de Visitantes na reserva, que vai aprimorar a experiência do visitante e será usado como plataforma para desenvolver programas educacionais para escolas e instituições de ensino superior.



A Emirates também apoia a proteção da vida selvagem e da mata da Austrália por meio da área de conservação Emirates One&Only Wolgan Valley, localizada na região de Greater Blue Mountains, considerada Patrimônio da Humanidade.



A companhia aérea também está ativamente envolvida na luta contra o tráfico e exploração ilegal da vida selvagem, além de ser membro da United for Wildlife Transport Taskforce e parceiro da ROUTES (Reducing Opportunities for Unlawful Transport of Endangered Species). Sua divisão de transporte aéreo de carga, a Emirates SkyCargo, adotou uma política de tolerância zero ao comércio ilegal de animais selvagens, que inclui felinos de grande porte, elefantes, rinocerontes e pangolins, entre outros tipos de animais selvagens, e implementou proibição total de competições de caça.





SOBRE A EMIRATES

A Emirates começou a operar em 1985, com apenas duas aeronaves. Hoje, a companhia aérea possui as maiores frotas do mundo de Airbus A380 e Boeing 777, oferecendo a seus clientes o conforto das aeronaves de fuselagem larga mais modernas e eficientes. Inspiramos viajantes do mundo todo com nossa crescente rede de destinos globais, sistema de entretenimento a bordo líder do setor, refeições de inspiração regional e serviço de classe mundial.

Postar um comentário

0 Comentários