Cidade Criativa Pedra Branca disponibiliza pontos elétricos para abastecimento gratuito de veículos





Um posto de abastecimento fotovoltaico acaba de ser inaugurado no Passeio Pedra Branca, Palhoça/SC. A novidade está instalada no estacionamento junto ao supermercado Hippo onde é oferecida como cortesia para carregamento de veículos elétricos de moradores e visitantes usuários do estacionamento.

São quatro carregadores automotivos rápidos, de 22W cada, instalados nas vagas cobertas que integram a estrutura do Sistema Fotovoltaico implantado no local no segundo semestre do ano passado pela Pedra Branca.

O sistema é composto por 240 módulos fotovoltaicos cristalinos, com capacidade para gerar 113.000 kwh por ano. Os painéis captam a luz do sol e a transformam em eletricidade pelo processo fotovoltaico.

Essa energia gerada é utilizada para o carregamento de carros elétricos e para iluminação do estacionamento, além de outros consumos da empresa.

O tempo de carga varia de acordo com o modelo do veículo/tipo de bateria e a carga total de energia recebida. Uma carga completa em um Renault ZOe leva 1h50min, já em um BMW530e leva em torno de 3 horas, por exemplo.

“A eletrificação dos automóveis é uma tendência mundial, assim como a geração distribuída de energia fotovoltaica. Unindo os dois conceitos, de sustentabilidade e mobilidade, que estão muito ligados ao ‘core’ do bairro, a Pedra Branca oferece esse posto de abastecimento fotovoltaico”, afirma Ramiro Nilson, gestor de infraestrutura do bairro. Segundo ele, esse sistema fotovoltaico representou um investimento de R$ 505 mil.

Ramiro reforça que a demanda por abastecimento elétrico de veículos deve ser uma tendência nos próximos anos e já anuncia o interesse da Pedra Branca de estender o serviço para o estacionamento do Edifício Atrium, também localizado no Passeio Pedra Branca.

O sistema fotovoltaico cobre uma área de 30 vagas de estacionamento, sendo 04 vagas para os pontos de carregamento elétricos, 02 vagas PNE, 04 vagas exclusivas para idosos e 20 vagas do tipo standard.

Implantado na forma de “car port”, ou seja, cobertura sustentada por estrutura metálica, sem paredes laterais, o sistema oferece um benefício adicional aos usuários. “Desta forma, 30 das 128 vagas do estacionamento proporcionam proteção contra o sol e a chuva”, complementa Ramiro.
















Postar um comentário

0 Comentários