Centenário de 22: Saudosa Maloca e 2ª edição do Baile Modernista acontecem neste final de semana

 


Vila Itororó recebe 1ª edição da Saudosa Maloca neste domingo, com os grupos Arruda e Originais do Samba; Centro Cultural da Juventude recebe 2ª edição do Baile Modernista com Heavy Baile e Je Treme Mon Amour


 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia novas atrações do projeto 22+100, celebrando o centenário da Semana de Arte Moderna de 22. Neste final de semana, acontece a 2ª edição do Baile Modernista, agora no Centro Cultural da Juventude (CCJ), no sábado (19). Já no domingo (20), a Vila Itororó recebe a primeira edição da Saudosa Maloca, combinando a história da imigração e do samba paulista, no icônico espaço da Bela Vista, que completa 100 anos em 2022.


 

Depois do sucesso na Praça das Artes, o Baile Modernista traz o brega funk do Shevchenko e Elloco; o coletivo de funk Heavy Baile; a festa Je Treme Mon Amour; além das batidas da música urbana nordestina da banda Luísa e Os Alquimistas; da dupla de Bregadeira (que consiste na junção de: arrocha, brega, pagodão baiano e o funk) DeLua para o CCJ (Zona Norte). Em abril, outras três edições do Baile Modernista acontecem, uma em cada região da cidade. Dia 2, no Teatro Flávio Império (Zona Leste); dia 16, no Centro Cultural Grajaú (Zona Sul) e dia 30, na Casa de Cultura do Butantã (Zona Oeste).


 

Vila Itororó recebe a primeira edição da Saudosa Maloca e promove encontros entre sambistas clássicos com representantes da nova geração. O nome do projeto remete à canção de Adoniran Barbosa, depois regravada por Elis Regina e também por Demônios da Garoa, e traz em si o espírito antropofágico do modernismo, pois une elementos da cultura italiana com as raízes culturais indígena e africana que marcam a história paulistana.


 

A Saudosa Maloca apresenta, em sua primeira edição, os grupos Arruda e Originais do Samba, além do dueto Walmir Borges e Luciana Mello e dos sets da DJ Evelyn Cristina nos intervalos. As próximas edições do projeto serão realizadas nos dias 27 de março e 2 e 9 de abril.


 

Todas as apresentações são gratuitas e estão sujeitas à lotação do espaço. É necessário apresentar passaporte da vacina e é obrigatório o uso de máscara. Não é necessário retirar ingressos.


 

Serviço:


 

Saudosa Maloca Modernista

Quando: 20/03, 27/03, 02/04, 09/04

Local: Vila Itororó - Rua Maestro Cardim, 60 -- Bela Vista | Tel.: 11 3253-0187


 

Dia 20/3:
14h30 e intervalos - Dj Evelyn Cristina [Livre]

15h Arruda [Livre]

17h30 Originais do Samba [Livre]
20h Walmir Borges e Luciana Mello [Livre]


 

Baile Modernista
Centro Cultural da Juventude (CCJ) - Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo ao Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466


 

15h e 18h40 - Je Treme Mon Amour [Livre]

16h - DeLua [Livre]

16h30 - Luísa e Os Alquimistas [Livre]

17h40 - Shevchenko e Elloco

19h - Heavy Baile [Livre]



 

Sinopses Completas:


 

Baile Modernista:

Sábado 19/03

CCJ

Je Treme Mon Amour [Livre]

Je Treme Mon Amour é a união de 2 djs veteranos da noite paulistana que decidiram juntar suas influências musicais para criar uma festa inusitada e livre dos clichês que dominam a cena alternativa de São Paulo. Ricardo Venturini (Madruga) e Tide perceberam que tinham em comum a pesquisa de ritmos populares tradicionais e um apreço pela cultura de massa das periferias. Ritmos pouco conhecidos, marginalizados, ou até considerados de “mau gosto” pelas elites formam a matéria prima do projeto que completa mais de 03 anos de existência. Após breve período em uma pequena casa noturna no bairro da Vila Madalena a festa finalmente encontrou seu espaço no Mundo Pensante, casa de shows localizada no bairro do Bixiga, espaço com uma ótima infraestrutura e reconhecido pelos shows que trazem ao público artistas renomados do cenário musical brasileiro. Com o microfone na mão, os djs interagem com o público (influência das festas de aparelhagem paraenses) e convidam todos a provarem a borrifada de jambu, uma criação da festa.

Luísa e Os Alquimistas [Livre]

A banda Luísa e os Alquimistas apresenta Jaguatirica Print, uma mistura deliciosa de ritmos da música popular nordestina. Luísa Nascim e os Alquimistas que a acompanham foram buscar referências do que de mais popular está sendo produzido entre Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. O show, além de trazer músicas do último álbum lançado, passeia pelo repertório da banda incluindo músicas do EP lançado em 2021 - Gang da LEOA vol.1.


 

DeLua [Livre]

De Dias e Lua duas cantoras que recentemente se juntaram e formaram a dupla chamada DeLua, com sucessos já lançados como Bumbum do Poder e Tem Quem Queira, no estilo musical chamado Bregadeira que consiste na junção de: arrocha, brega, pagodão baiano e o funk. Em seus shows elas buscam sempre trazer toda a alegria para seu público, com suas músicas sempre bem agitadas e dançantes.


 

Shevchenko e Elloco [Livre]

Shevchenko e Elloco é uma dupla com mais de 10 anos de carreira que vem se destacando

com o ritmo do brega funk e suas inovações de danças que propagaram rapidamente a cultura

nas comunidades. Em 2013 com a música Sou Favela, deu o pontapé inicial ao passinho do brega funk, já com a música Ninguém fica parado (chapuletei) 2019, gravada com a produtora de clipes

Kondzila, que aumentou o destaque do ritmo pernambucano e conquistou mais ouvintes e fãs.

Na pandemia fez sucesso no mundo dos streams, com a música Xereca de Mel, em parceria

com a MC Mari, propagou ainda mais a expansão do estilo musical, conquistando o público

LGBTQIA+ e assim continuam inovando a cada ano que passa.


 

Heavy Baile [Livre]

O Heavy Baile é um coletivo multimídia de funk que propõe a convergência de produções musicais, coreográficas e audiovisuais. Também é mistura: pretos com brancos, gays e héteros, asfalto e favela. Com um álbum e diversos singles na rua; incluindo participações de nomes como Baianasystem, MC Carol, Tati Quebra Barraco, Lia Clark, MC Rebecca e Luísa Sonza, o Heavy Baile já trabalhou ao lado de grandes marcas como Nike, Havaianas, UEFA e MTV e em projetos especiais, como o remix oficial de Are U Gonna Tell Her da cantora pop sueca Tove Lo. Com apresentações em grandes palcos como Rock in Rio, Lollapalooza e Bananada, o Heavy Baile é um dos shows mais queridos pelos contratantes - justamente por sua capacidade vibrante e unir espetáculo e festa em uma só apresentação.


 

Saudosa Maloca


 

Domingo 20/03


 

Arruda [Livre]

O Arruda chega a São Paulo para um show especial, mesclando em seu repertório músicas autorais e clássicos do samba tradicional, de Adoniran a Almir Guineto, um show contagiante que promete emocionar o público. Vencedor de vários prêmios como Talentos do Samba (Ambev) e Melhor Roda de samba do RJ (blog de bamba - jornal o Globo), o grupo se destaca pela sua batucada original e a voz marcante de Maria Menezes, considerada uma das melhores cantoras da nova safra de sambistas. Arruda neles!


 

Originais do Samba [Livre]

Os Originais do Samba comemora 60 anos de muita música e história na nossa MPB e traz um show contagiante com releituras de seus maiores sucessos: Cadê TeresaEsperanças perdidasO assassinato do camarãoDo lado direito da rua DireitaFalador passa mal, entre muitos outros sucessos que marcaram época.


 

Walmir Borges e Luciana Mello [Livre]

Luciana e Walmir são amigos e parceiros musicais de longa data. Ambos laçaram vários álbuns solos nos quais tiveram suas músicas consagradas. A ideia de fazer uma roda de samba com Luciana Mello e Walmir Borges, o Projeto intitulado SAMBA A2, surgiu naturalmente. No Samba A2, Luciana Mello e Walmir Borges se unem a excelentes músicos para se divertirem, homenagearem e honrarem o samba, que é uma das mais fortes identidades musicais do Brasil.


 

Dj Evelyn Cristina [Livre]

Como DJ há 22 anos, além das pistas, Evelyn Cristina atua como produtora de trilhas para vídeos, espetáculos teatrais e intervenções multimídias. Realizou inserções, abriu/encerrou shows do Racionais Mc’s, Jorge Ben Jor, Skank, Fabiana Cozza, Elza Soares, Luiz Melodia, Paula Lima, Arnaldo Antunes, Olodum, Marcelo D2, Sandália de Prata, Ludmilla, Linn da Quebrada, Havana Brasil, Tiago Iorc, Ludmilla, entre outros. Evelyn é também a Dj do ritmista do bloco afro Ilú Obá de Min (grupo de percussão feminina). Há 15 anos criou o projeto Balaio Groove, iniciativa que já esteve presente nas mais diversas Mostras e Festivais de Arte no Brasil, e já passou pela França, Itália, Alemanha e Portugal. É também há 10 anos integrante do time de dj residentes da Gambiarra a Festa Em seus sets comanda a festa com sonoridades que vão além do entretenimento. Em uma interatividade rítmica, música e memória proporcionam o encontro de várias gerações onde dialogam ritmos afetivos com reflexões etnomusicais em passeio harmônico desde o lounge, nu-jazz, indie, da soul music à eletro bossa, pelos nossos sambas, maracatu e a força do afrobeat. Além de sua potente presença enquanto DJ que atravessa a prática do playlist, seus samples mixam um repertório eclético atualizado da música de todos os tempos.


Postar um comentário

0 Comentários