Agrishow 2022: sem máscaras

 Agrishow 2022: sem máscaras

Ribeirão Preto, capital de uma das regiões metropolitanas mais prósperas do estado de São Paulo, é palco da 27ª Agrishow, que será realizada de 24 a 29 de abril de 2022.

Ricardo Aguiar e Isabella Carvalho Pessotti, respectivamente 
secretário da Casa Civil e secretária de Turismo da prefeitura de Ribeirão Preto

Evento está entre as maiores feiras de tecnologia agrícola da América Latina. Em março de 2022, dias 18 e 19, o município também realizou a 25ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagens da Região de Ribeirão Preto – AVIRRP.

Inciativas como essas conferem ao município a conquista do 20º lugar no ranking das cidades brasileiras que mais geraram emprego com carteira assinada. Em 2021, foram 14.240 novos trabalhadores com registro.

Em âmbito do estadual, a cidade ocupa o 5º lugar no ranking dos municípios paulistas que mais empregaram no ano passado, tendo por referência a base dos dados do CAGED e informações divulgados por Ismael Colosi, chefe da divisão de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Ainda assim, o município não ficou imune às dores causadas pela C-19. “No pico da pandemia, nós tivemos de 45% a 50% da população do município e da região com subtração de renda e perda de emprego. Isso é muito forte”, recorda Ricardo Aguiar, secretário da Casa Civil da prefeitura de Ribeirão Preto (foto acima, ao lado de Isabella Carvalho Pessotti, secretária de Turismo de Ribeirão Preto)

Para compensar os efeitos causados pela pandemia, por meio do projeto “Acolhe Ribeirão”, o poder público local tratou de implementar medidas de economia no executivo e legislativo para ampliar a assistência social, com o reforço no atendimento às pessoas com maior vulnerabilidade, incluindo: distribuição de renda emergencial de R$ 600,00 para mais de 20 mil famílias; distribuição de mil cestas básicas e refeições oferecidas aos 47 mil alunos da rede municipal.

“A pandemia C-19 trouxe muitas lições; mostrou que precisamos estar mais perto das pessoas”, pondera Aguiar. De acordo com o secretário, levar apoio àquelas pessoas que mais precisam, por estarem em situação de vulnerabilidade, vai além de saciar a fome. Requer gerar oportunidades.

Ensinando a pescar

Alan Fabricio da Silva (foto ao lado), presidente em exercício do Instituto Brasileiro do Emprego e do Empreendedorismo – iBee, durante a Feira de Turismo AVIRRP, realizou o 2º mutirão do emprego em Ribeirão Preto, com a oferta de mais de mil vagas, sendo 800 delas só em e-commerce e com vagas específicas para pessoas com deficiência.

Iniciativa da sociedade civil organizada, que conta com apoio de empresas como AF Silva Representações; Barbearia Boiada Cuiabana e Smart Soluções, e a parceria do poder público municipal.

O trabalho desenvolvido pelo iBee contempla a oferta de cursos gratuitos de qualificação dos candidatos inscritos no mutirão. Em janeiro deste ano, foram gerados 740 novas vagas de emprego – o que posiciona Ribeirão Preto na 19ª posição entre as cidades que mais geraram empregos no Brasil.


2º Mutirão do Emprego em Ribeirão Preto realizado pelo iBee, com apoio de Ismael Colosi, chefe da divisão de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Ação social

A sinergia existente e em constante evolução entre Turismo e Agronegócios, priorizados como vetores estratégicos do desenvolvimento sustentável, está retratada no slogan que marca a gestão de Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto. Ou seja: “Construindo uma cidade global e acolhedora”.

Propósito que, cada vez mais, encontra apoio no comportamento de grandes investidores e empresários do setor agro. Segundo Aguiar, a pandemia mostrou que o papel do Agro não se resume somente a bater metas de produtividade e chegar a objetivos econômicos. “Sustentabilidade não é só econômica. O apoio do Agro ao Turismo exerce forte impacto social; pois o setor possui uma cadeia produtiva repleta de oportunidades de trabalho e renda”, afirma o secretário.

A concessão do aeroporto Leite Lopes, demandada há mais de 30 anos em Ribeirão Preto, foi atendida e beneficiará não só a sociedade do agro. Outros grandes eventos, a exemplo do “João Rock”, que mobiliza mais de 55 mil pessoas do país inteiro que visitam o município, assim como rodeios e outras iniciativas que emergem das indústrias criativas, também contribuem. 

Aguiar comemora, ainda, assinatura do decreto municipal que, desde a semana passada, tornou facultativo o uso de máscaras.

Parceria Ribeirão Preto e Guarujá

Um dos destinos turísticos de Sol e Praia mais procurados por moradores de Ribeirão Preto, Guarujá, por meio do Convention and Visitors Bureau, e com o apoio recíproco das secretárias de turismo dos dois municípios, realizarão uma série de presstours nos próximos meses, a partir de maio. Em pauta: a campanha #embuscadoESG.


Jornalista viajou a convite de Gisele Silveira, que é Gerente de Conta do hotel Wyndham Garden Ribeirão Preto Convention e, também, do Visite Guarujá, em parceria com a Secretária de Turismo de Guarujá, sob a gestão de Fábio Santos 

* Matéria de Luiz Henrique Miranda e Patrícia de Campos. 





Postar um comentário

0 Comentários