3 melhores dicas para sua gestão de marketing

 


Falar sobre gestão de marketing é importante porque quando esse processo é bem planejado e executado, ajuda a empresa a alcançar seus objetivos e a impactar os clientes na hora certa.

Só que mesmo sendo um assunto muito importante, não são todos os gestores e empreendedores que o conhecem. Agora, quem compreende seu conceito, sabe que ele é indispensável para todo tipo de empresa, de qualquer porte e segmento.

Uma boa estratégia de gestão de marketing se relaciona à conquista de metas e objetivos, algo que qualquer tipo de negócio busca atualmente.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Sagefrog apontou que 76% das empresas B2B daquele país possuem um plano de marketing e apenas 24% não possuem.

Em outras palavras, 3 a cada 4 companhias norte-americanas possuem um plano de marketing bem definido. 

Outra pesquisa realizada pela CoSchedule mostrou que 3.127 profissionais de marketing de mais de 100 países compreendem a importância dessa gestão.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é gestão de marketing, falar sobre seus benefícios e dar algumas dicas para colocá-la em prática. Confira!

O que é gestão de marketing?

Gestão de marketing ou administração de marketing é a definição de estratégias, que têm como objetivo escolher, manter e fidelizar os clientes, de modo a oferecer produtos e serviços que agregam valor aos consumidores e à sociedade.

Esse processo é importante para elevar a marca, e sua visão estratégica coordena os recursos, de modo que o planejamento se transforme em realidade.

Quando uma empresa de grua torre consegue atingir e engajar seus clientes, então está trabalhando com as melhores estratégias de marketing e sabe administrá-las.

Essa prática chega a ser mais importante do que a maneira como a corporação desenvolve seus produtos e serviços. 

Isso porque, mesmo que eles tenham uma excelente qualidade, se não houverem boas ações de marketing, a informação não chegará ao conhecimento dos consumidores.

Esse processo consegue aumentar a rentabilidade da empresa, analisar os perfis dos clientes, melhorar a participação dela no mercado, melhorar o retorno sobre os investimentos, dentre outros indicadores.

Sabendo qual é o conceito dessa prática, não é difícil imaginar todos os benefícios que ela traz para os negócios. Veja a seguir.

Benefícios da gestão de marketing

Para incentivar as companhias a colocarem a gestão de marketing em ação, vamos mostrar alguns benefícios dessa prática. São eles:

Traz insights para outras áreas

Se a empresa analisa o mercado em que está inserida, começa a obter insights para as suas estratégias de marketing e outros de seus setores.

Ela conhece bem o perfil do consumidor, e por isso consegue trabalhar em ações de vendas, definir bons canais de logística, entre outras possibilidades.

Eleva a motivação da equipe

Se um fabricante de disco de lixa para esmerilhadeira cria uma atmosfera corporativa positiva, a motivação de seus colaboradores tende a crescer. Qualquer pessoa deseja trabalhar em um local que tenha alguns aspectos bem definidos, como:

  • Objetivos;

  • Metas;

  • Processos;

  • Cronogramas.

Saber organizar e definir estruturas é a melhor forma de encorajar os seus colaboradores. Eles passam a confiar mais na companhia, entende a importância de seu trabalho, o que deve entregar e como contribui para o crescimento da corporação.

Foco nos resultados

Outra característica da gestão de marketing é alinhar os objetivos do setor com os objetivos da empresa. Não faz sentido investir em uma campanha que tem muitas visualizações, mas que não consegue gerar vendas.

Um marketing bem gerenciado não quer apenas curtidas e visualizações, ele precisa trazer resultados sustentáveis e efetivos para a organização.

Aumenta a eficiência dos processos

Assim como em qualquer outro setor, uma boa gestão evita a desorganização das atividades, de modo a alcançar o progresso em busca dos objetivos.

Mais do que isso, os colaboradores sabem quais são os objetivos do negócio, o que direciona os esforços e investimentos em campanhas e ações que realmente trazem resultados.

Se uma empresa de lavagem de almofadas consegue organizar o setor de marketing, terá uma equipe muito mais produtiva, que entrega bons trabalhos e que faz valer a pena os investimentos na área.

Fortalece a relação com os consumidores

Boas estratégias de marketing são aquelas focadas no consumidor, e a equipe precisa conhecer as características e comportamentos das pessoas, para criar produtos e ações compatíveis com suas demandas.

É assim que a empresa consegue satisfazer os clientes, se comunicar melhor com eles e estabelecer uma relação de confiança que dure muito mais tempo.

Permite conhecer o mercado

Uma empresa de limpeza de colchões só consegue conhecer bem o seu mercado se fizer uma pesquisa aprofundada.

A partir disso, as estratégias são traçadas com base em informações concretas sobre o público, concorrentes e a nível macroambiente.

São dados que ajudam a definir o público-alvo, conhecer os concorrentes, antecipar-se aos riscos e oportunidades e trabalhar com estratégias relacionadas às necessidades do consumidor.

Qualquer empresa que conheça bem seu mercado estará à frente dos concorrentes, e a gestão de marketing é capaz de fazer isso.

Contudo, para aproveitar todos esses benefícios, é necessário saber colocar essa estratégia em ação.

Como fazer uma boa gestão de marketing?

Fazer uma boa gestão de marketing não é algo que acontece de repente. O primeiro passo é entender a importância do marketing para os negócios, para então pensar em boas estratégias de gestão.

Também é necessário contar com profissionais especializados no assunto, e a partir disso colocar em prática as seguintes estratégias:

1. Investir em gestão de estrutura

O ambiente de trabalho de um fabricante de rodo para limpeza deve ser favorável à equipe. Isso vai muito além de oferecer autonomia e aumentar a confiança dos colaboradores no processo de gestão.

Embora essas práticas sejam necessárias, também é fundamental contar com bons equipamentos e ferramentas que auxiliam no dia a dia de trabalho.

Isso inclui a implementação de computadores e softwares, como o Analytics, ferramentas de e-mail marketing, para gestão de redes sociais, dentre outras possibilidades.

São itens que colaboram com todo o ambiente de trabalho, e trazem ganhos relacionados à agilidade, motivação e produtividade dos colaboradores.

Em linhas gerais, um clima agradável e as ferramentas certas trazem bem-estar para os funcionários, algo que vai impactar diretamente nos resultados da corporação.

Assim sendo, a gestão do negócio deve assumir esse compromisso, de modo que o gestor de marketing ofereça essa garantia à sua equipe.

2. Investir na gestão da equipe

Outro ponto importante para a gestão de marketing é a gestão de equipe. As equipes de marketing são compostas por diferentes perfis de profissionais e que possuem habilidades distintas.

Em um fabricante de portão deslizante em l, quanto mais completos os profissionais forem, mais robusto será o sistema de marketing da companhia.

Entretanto, é muito comum nos depararmos com equipes enxutas, com 1 ou 2 funcionários, sendo que o ideal é ter pelo menos 5.

Mas independentemente de qual seja o tamanho de seu time, o ideal é que ela seja formada por habilidades complementares e que seja bem coordenada.

O foco do gestor deve ser uma comunicação transparente para que haja sinergia entre todos os funcionários. Para isso, preciso escolher uma boa metodologia para gerir a equipe.

Por exemplo, no caso do Agile Marketing, o time é pequeno, tem muita autonomia, faz reuniões todos os dias e se envolve no projeto.

Por outro lado, no waterfall, as reuniões são realizadas a cada etapa e a equipe mantém o foco nas etapas, ao invés do projeto todo.

3. Definir as metodologias

Em uma empresa de laudo de bombeiros, a metodologia é a melhor forma de colocar a companhia no caminho de seus objetivos.

Elas podem fazer parte da gestão de marketing da mesma maneira, mas é importante entender que existem diferentes metodologias nesse sentido.

Como mostrado na dica anterior, o Agile Marketing procura adaptar a metodologia ágil dentro do setor de marketing. Por meio dela, o trabalho acontece em ciclos curtos, com interações e planos flexíveis.

Além disso, cria-se uma abordagem não linear e totalmente focada no consumidor. Em outras palavras, seu foco é responder rapidamente às mudanças que acontecem no mercado.

Trata-se de uma resposta à metodologia tradicional de gestão, mais conhecida como waterfall, ou “cascata” em português. É feita uma abordagem linear e sequencial, em que uma etapa começa depois que a outra termina, sem que seja possível voltar à anterior.

Apesar de ser simples, é bastante criticada por sua rigidez, o que faz as empresas de vários setores, como uma de lavagem de cadeiras, procurarem por outros tipos de metodologias.

Considerações finais

Fazer uma boa gestão de marketing é a melhor maneira de atingir os objetivos do negócio, impactar os consumidores e melhorar os processos de vendas.

Dessa forma, a companhia tem acesso a todos os benefícios mostrados ao longo deste artigo, além de que consegue se diferenciar de seus concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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