Velódromo do Parque Olímpico recebe atletas do Brasil e do exterior no Rio Grappiling de luta livre esportiva

 


 

Competição será no domingo (06.02) com cerca de 280 atletas, entre brasileiros e representantes de França, Polônia e Peru

 

Demandas de imprensa devem ser encaminhadas para imprensa@cidadania.gov.br

 

 

A agenda de eventos de fevereiro nas arenas administradas pelo Ministério da Cidadania -- Arenas Carioca 1 e 2, Velódromo e Centro Olímpico de Tênis -- no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, será aberta neste domingo (06.02) com um evento de luta livre esportiva. A modalidade é semelhante à luta greco-romana, que é olímpica, mas diferencia-se na luta no solo, onde os atletas têm como meta a finalização, a exemplo do jiu-jitsu.

 

O Rio Grappiling Championship 2022 será no Velódromo e a expectativa da Confederação Brasileira de Luta Livre Esportiva (CBLLE) é de que o evento reúna em torno de 280 atletas de diversas categorias, desde as crianças do mirim (a partir de cinco anos) até os atletas máster (acima de 60), inclusive com a participação de representantes de Polônia, França e Peru.

 

O evento será aberto ao público, que além de todos os protocolos sanitários de prevenção, como uso de máscara e álcool em gel, terá que apresentar o passaporte de vacinação para acessar o velódromo.

 

Fundador da CBLLE, João Bosco Lima diz que o fato de o torneio ser disputado em uma arena olímpica eleva o status da modalidade. “A gente saiu do Boqueirão, de um clube pequeno próximo ao Aeroporto Santos Dumont, para o Parque Olímpico. Isso é salto grande”, ressalta o dirigente.

 

“Essa abertura da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania foi importante para que pudéssemos organizar torneios no Parque Olímpico. Isso vai trazer visibilidade para a luta livre esportiva e os atletas estão empolgados. A estrutura é incrível. Eu estou até emocionado”, prossegue João Bosco Lima.

 

O Rio Grappiling Championship é o primeiro de quatro eventos da modalidade que serão realizados no Velódromo do Parque Olímpico em 2022. Em abril, a arena sedia o maior deles, o Mundial. No dia 12 de junho será disputado o Grappiling Brasil e, em 6 de novembro, a vez da Copa Sul-Americana.

 

No ano passado, o Parque Olímpico recebeu 38 eventos esportivos nacionais e internacionais. Para este ano, já são 34 eventos pré-agendados, com destaque para a Copa Davis (tênis), o Jogo das Estrelas do NBB (basquete), o Pan-Americano de Taekwondo, o Pan-Americano de Jiu-Jitsu, o Mundial de Handebol em Cadeiras de Rodas, o Abu Dhabi Grand Slam de Jiu-Jitsu, os Jogos Pan-Americanos Rio Master e o Mundial de Bocha Paralímpica.

 

Centro Olímpico de Tênis

 

Foi publicado nesta quinta-feira (03.02) no Diário Oficial da União o Extrato de Autorização de Uso, que assegura ao Instituto Carioca de Atividades o uso do Centro Olímpico de Tênis para a realização da Copa Davis Rio 2022.

 

O confronto entre Brasil e Alemanha, válido pela mais tradicional competição por equipes do tênis mundial, será nos dias 4 e 5 de março, no Centro Olímpico de Tênis. As partidas serão em quadra de saibro e as obras para a mudança de piso, já que as quadras do Centro Olímpico são de piso rápido, já começaram. Após a Copa Davis, as quadras voltam à configuração original, com o piso rápido.

Postar um comentário

0 Comentários