Semana de 22 é tema central da programação dos Museus-Casas Literários

 

Grupo dos Cinco, formado por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade (Fotos: Acervo particular/ Acervo Dedoc Nova Cultural / Acervo Biblioteca Mário de Andrade)

 


 

Casa Guilherme de Almeida também promove diversas atividades para quem se interessa pela área cinematográfica
 

Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade, instituições da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo -- da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis -- segue com uma agenda que marca o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Visita em acervo temático, cursos online e palestras são algumas das atividades. Toda a programação é gratuita.

 

Casa das Rosas

 

A série de encontros Páginas abertas, na qual livros e autores que foram referências para Haroldo de Campos, destaca seu acervo e mostra a atualidade de seu percurso crítico. Para o mês de março, a série do museu Casa das Rosas realizará o curso online Murilo Mendes e os modernistas nas terças-feiras, dias 8, 15, 22 e 29, das 19h às 21h. A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Mestre em Literatura pela UnB, Raquel Campos, pretender debater as principais questões teóricas sobre a poesia de Murilo Mendes e o diálogo da primeira fase da obra muriliana com a Semana de 22. As inscrições estão abertas (clique aqui).

 

Para mais informações sobre a programação completa, acesse o site do museu.

 

Casa Mário de Andrade

 

O museu Casa Mário de Andrade abordará a produção do Grupo dos Cinco, formado em 1922 por Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia e Anita Malfatti, sob a ótica das relações pessoais e dos diálogos artísticos. O curso online O Grupo dos Cinco: amizade e modernismo será oferecido nos dias 9, 16, 23 e 30 de março, quartas-feiras, a partir das 19h, com a coordenação da Gênese Andrade, doutora em Literatura Hispano-americana pela USP, pós-doutora em Literatura Comparada pela Unicamp, professora da Faap, pesquisadora, tradutora, além de autora e organizadora de livros como Modernismos 1922-2022 (2022 - Companhia das Letras).

 

As abordagens ficarão em torno dos encontros e o início da amizade nos espaços de sociabilidade, retratos, cartas, crônicas, afinidades, afeições e diferenças. As pessoas interessadas podem fazer a inscrição pelo site do museu (aqui).

 

A Casa Mário de Andrade traz mais atividades para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna, como a oficina de máscaras de Carnaval para o público infantil, no dia 5/03; o curso Sete mulheres na vida de Mário de Andrade, nas terças-feiras, 8 a 29/03; e o Clube de Leitura do museu abordando o cordel Semana de Arte Moderna 100 anos, do autor Josué Gonçalves de Araujo, no dia 26/03. Acesse o site da Casa e fique por dentro da agenda completa.

 

Casa Guilherme de Almeida


Conhecido também como o mês das mulheres, março traz uma visita presencial pelo museu biográfico e literário com o objetivo de destacar as obras de artistas plásticas e escritoras que integram o acervo da instituição. As mulheres do Modernismo na Casa Guilherme de Almeida será uma visita aplicada pelo núcleo educativo do museu no dia 19 de março, sábado, a partir das 15h, focada no campo das artes visuais, com telas de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Moussia Pinto Alves, e na literatura com livros de Cecília Meireles e Rachel de Queiroz. O objetivo é colaborar na reflexão sobre a atuação feminina e seu legado para a arte e a cultura brasileiras. Essa atividade faz parte da programação da Agenda Tarsila, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

 

Para agendar a visita e ficar por dentro dos protocolos de biossegurança, clique aqui. É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, pelo menos com duas doses, seguindo o Decreto 60.989 estabelecido em 06/01 pela Prefeitura do Município de São Paulo.

O restante das atividades relacionadas ao Modernismo dos anos 1920 está disponível no site da instituição.

 

Cinema

A Casa Guilherme de Almeida também aplicará cursos envolvendo diferentes aspectos do cinema, área em que o patrono do museu atuou como crítico cinematográfico.

 

O real, a memória e o imaginário: o cinema de Petra Costa será um curso online, via Zoom, com encontros nas quartas-feiras, dias 9, 16, 23 e 30 de março, das 19h às 21h. Carlos Gonçalves, pós-doutorando em Comunicação e Audiovisual pela USP-ECA e professor em Pós-Graduação do SENAC, Belas Artes e em cursos livres de cinema no SESC, ministrará as aulas. As inscrições estão abertas aqui.
O curso pretende estudar o estilo documental da diretora Petra, em sintonia com a produção contemporânea do gênero, além do uso das narrativas de reconstrução sensível das histórias de vida dos sujeitos documentados. Na pauta principal do curso, encontra-se a análise dos longas-metragens Elena (2012), Olmo e a Gaivota (2015) e Democracia em Vertigem (2019).


A palestra O cinema de Joel Zito Araújo será apresentada pelo próprio diretor e roteirista Joel Zito Almeida de Araújo, com atuação militante pautando a desigualdade racial no Brasil. O bate-papo com o público sobre o processo criativo e a sua mais recente produção, o filme O pai da Rita (2021), será apresentado no canal de YouTube do museu no dia 25 de março, sexta-feira, às 19h. A inscrição, para receber o lembrete da atividade por e-mail, segue aberta neste link.

 

A produção audiovisual de Joel Zito Araújo é pioneira de um momento importante do Brasil, aquele em que pessoas negras deixam de ser objeto e passam a ser sujeitos de suas representações fílmicas. Com filmografia reunindo 16 filmes, o diretor, roteirista, escritor e pesquisador Joel Zito é reconhecido internacionalmente por sua capacidade de aliar os elementos cinematográficos às questões sociais.

 

A música do compositor polonês Krzysztof Penderecki, um dos marcos da música clássica dos séculos XX e XXI, tem obras que deram ritmo importante a grandes filmes, entre eles, O IluminadoIlha do Medo e Twin Peaks. Nesse sentido, a palestra Penderecki e o cinema mostrará um panorama do trabalho do compositor com o cinema, no dia 29 de março, terça-feira, às 19h, via YouTube.

 

A apresentação será de Eduardo Frigatti, arranjador, compositor, violonista, doutor em Música pela USP, professor no Instituto de Música da Uniwersytet Marii Curie-Skłodowskiej (UMCS), em Lublin-PL, e que já foi aluno de composição de Krzysztof Penderecki. A palestra abordará a biografia do Penderecki e suas fases composicionais; uma explanação da concepção estética e das técnicas que geram a sonoridade única de seu estilo; e quais de suas músicas foram utilizadas em filmes e como foram aplicadas.

 

No início de abril o museu oferecerá o curso online David Bowie no cinema: as muitas faces do Starman com a coordenação do cineasta e doutor em Comunicação pela UAM, Lúcio Reis Filho. As aulas serão nos dias 4, 11, 18 e 25 de abril, segundas-feiras, das 19h às 21h. A inscrição está aberta aqui. 

 

Além de professor e realizador de projetos audiovisuais, junto de Laura Cánepa, Lúcio organizou o livro David Bowie: O Homem que Caiu na Tela (Genio Editorial, 2021). No curso, ele pontuará a presença marcante de David Bowie na música, na cultura pop e no cinema, no qual estreou no fim dos anos 1960. A proposta será revisitar a obra do artista a partir dos seus trabalhos na arte cinematográfica, unindo-se com as áreas de História, Comunicação e Artes.

 

SERVIÇO

Programação gratuita

 

Casa das Rosas:

 

Curso - Murilo Mendes e os modernistas 

Com Raquel Campos

Terças-feiras, 8, 15, 22 e 29 de março, das 19 às 21h.

Zoom | 250 vagas

Inscrições até 8/03: aqui

---
Avenida Paulista, 37 -- Paraíso -- São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
O museu está fechado para restauro, e tem realizado atividades no espaço livre do jardim e no seu orquidário.

Fique por dentro dessa agenda acessando o site (aqui).

O jardim fica aberto todos os dias da semana, das 7h às 22h.

O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites do museu e do +Cultura

Programação gratuita

Tel. 3285-6986; 3673-1883 (atendimento na Casa Guilherme de Almeida)

 

Casa Mário de Andrade:

 

Curso - O Grupo dos Cinco: amizade e modernismo

Com Gênese Andrade

Quartas-feiras, 9, 16, 23 e 30 de março, das 19h às 21h

Zoom | 250 vagas

Inscrições até 9/03: aqui

---
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.

Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura

Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita

 

Casa Guilherme de Almeida:

 

Visita temática - As mulheres do Modernismo na Casa Guilherme de Almeida

Com Ana Lídia Teberga -- Núcleo de Ação Educativa

Sábado, 19 de março, das 15h às 16h

Presencial | 5 vagas

Agendamento até 19/03 ou até o preenchimento das vagas: aqui 

A capacidade de público estará sujeita aos protocolos de biossegurança vigentes na ocasião


Curso - O real, a memória e o imaginário: o cinema de Petra Costa 
Com Carlos Gonçalves

Quartas-feiras, dias 9, 16, 23 e 30 de março, das 19h às 21h

Online: Zoom | 300 vagas

Inscrições até 8/03 - aqui 

 

Palestra - O cinema de Joel Zito Araújo 
Com Joel Zito Araújo

Sexta-feira, dia 25 de março, às 19h

Plataforma: Youtube  

Sem a necessidade de inscrição

 

Palestra - Penderecki e o cinema
Com Eduardo Frigatti

Terça-feira, dia 29 de março às 19h

Plataforma: Youtube

 

Curso - David Bowie no cinema: as muitas faces do Starman

Com Lúcio Reis Filho

Segundas-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de abril, das 19h às 21h

Plataforma:Zoom | 300 vagas

Inscrições até 1º de abril: aqui

---

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.

Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura

Museu - R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 -- Sumaré, São Paulo/SP
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita
 

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas -- Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.
 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. 

 

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Poiesis - Coordenação de Comunicação
Carla Regina | (11) 4096-9827

Assessoria de Imprensa
Mariana Lima | (11) 4096 9852
Jariza Rugiano | (11) 4096-9810
Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa da Poiesis 

 

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)

Área de Imprensa da Secretaria

Postar um comentário

0 Comentários