Filme "Primavera'' estreia dia 17 de fevereiro trazendo no elenco Ana Paula Arósio, Marília Gabriela, Ruth de Souza e Ruth Escobar


Elogiado por Cacá Diegues e Rubens Edwald Filho, longa-metragem dirigido por Carlos Porto de Andrade Jr. vem sendo premiado em festivais nacionais e internacionais; distribuição é da O2 Play

 

Ruth de Souza em “Primavera” / Crédito:Helena Cunha Bueno

 

São Paulo, fevereiro de 2022 - Realizado ao longo de 20 anos, o novo filme do diretor Carlos Porto de Andrade Jr., “Primavera”, chega aos cinemas no próximo dia 17 de fevereiro já com prêmios conquistados em festivais nacionais e internacionais. “Fiquei muito emocionado vendo o filme. Valeu a pena esperarem tanto para fazê-lo. Deve ser uma grande vantagem vê-lo em tela grande”, elogia o cineasta Cacá Diegues. Veja o trailer aqui.


 

Distribuído pela O2 Play, a produção da Notábile Filmes traz em seu elenco Ana Paula Arósio (trabalho ainda inédito da atriz), Ruth de Souza, grande atriz do cinema negro falecida em julho de 2019 e Marília Gabriela (ganhadora do prêmio de Melhor Atriz no Festival Brasil de Cinema Internacional, em 2018, ao interpretar uma estátua que ganha vida) e Ruth Escobar (em sua última atuação). “Marília Gabriela foi um encantamento. Sempre me lembrarei de sua entrada no set de filmagem vestida de Nossa Senhora das Rosas. É uma atriz que trabalha com o mundo dos sonhos e sua atuação comoveu-me. Trabalharia sempre com ela. É generosa, criativa, sedutora e extremamente dedicada, com uma inteligência cênica que me impressiona", conta o diretor.


 

O filme tem a participação de Werner Schünemann, Carlos Casagrande e a narração é de Caco Ciocler.


 

Marília Gabriela em “Primavera”: Melhor Atriz no Festival Brasil de Cinema Internacional

/ Crédito:Helena Cunha Bueno

 

Roteirizado e dirigido por Carlos Porto de Andrade Jr., "Primavera" é um projeto pessoal do diretor que optou em construí-lo como um mosaico cinematográfico onde as imagens filmadas se mesclam a imagens de diversos arquivos que vão desde cenas guardadas no Museu do Índio até o Acervo Humberto Mauro. “É uma raridade, é mais que cinema, é arte”, declara o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, falecido em junho de 2019.


 

O longa apresenta a história de uma família através de memórias que são transmitidas para o filho, momentos antes da morte do pai. A narrativa se inicia com o primeiro ancestral, um inglês que viveu no final do século XVIII, e segue até seus herdeiros brasileiros (veja sinopse abaixo).


 

O longa-metragem ainda conta com a interpretação da cantora portuguesa Eugênia Melo e Castro na canção de encerramento. “Foi uma grande ideia (entre muitas outras!) fechar o filme com o “Cuitelinho”. Esse canto do Brasil Central, que foi uma descoberta de Nara Leão”, elogia mais uma vez Cacá Diegues.


 

Ana Paula Arósio (em trabalho inédito) e parte do elenco de “Primavera” / Crédito:Helena Cunha Bueno


 

Sinopse

Momentos antes de sua morte, um pai revela ao filho as memórias da família à qual pertencem. Tudo o que resta são evidências fragmentadas, fotos destruídas e eventos contraditórios, descritos em um livro perdido no tempo. A narrativa se desenvolve em uma atmosfera de sonho que nos conduz pela saga de uma família incomum, que sobrepõe a lenda aos fatos.

O ponto de partida é o primeiro ancestral, um inglês de reputação duvidosa, que chega ao Brasil no final do século XVIII e se casa com uma senhora portuguesa, dona de um extenso pedaço de terra. Seus herdeiros se tornarão os protagonistas dessa história de conflitos, amores e misterios.

No amor, os segredos guardados levarão à morte. Mas para esses personagens, estar na memória é continuar vivendo.


 

Werner Schünemann em cena de “Primavera” dirigido por Carlos Porto de Andrade Jr.

Crédito:Helena Cunha Bueno

 

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais. Já foram mais de 50 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como “Sócrates” e “Chorão - Marginal Alado” e internacionais, como "O Irlandês", "Dois Papas” e "Não Olhe Para Cima”, em parceria com a Netflix, e "Annette", que abriu o Festival de Cannes 2021, onde ganhou a Palma de melhor direção.


Postar um comentário

0 Comentários