Educação, Cultura e Ciência: seus valores e potencialidades em favor do bilinguismo em pauta na Cilpe 2022


Informações: “A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem”. A frase de autoria do filósofo José Ortega y Gasset propõe uma reflexão sobre a importância de valorizar e preservar a diversidade cultural e artística enquanto herança e riqueza histórica e identitária dos povos ibero-americanos e é com este propósito que a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) realiza a 2ª CILPE - Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola: “Línguas, cultura, ciência e inovação”.

Inédito no Brasil, o evento começa nesta quarta-feira, 16, e segue com programação até a próxima sexta-feira, 18. Em formato híbrido, o encontro vai reunir personalidades e autoridades de 23 países, além de mais de 30 pesquisadores, estudiosos, acadêmicos e profissionais de organismos de cooperação e de instituições públicas, nas discussões sobre as metodologias mais eficazes de promoção dos idiomas entre as nações que falam português e espanhol - as línguas utilizadas por mais 850 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas.

De acordo com o Diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou, atividades e projetos que intensificam o bilinguismo ,“têm potencial singular de contribuir para uma ciência mais aberta e mais acessível, com as diversas vantagens que o multiculturalismo tem a oferecer”.

Presenças:
A fim de estimular a comunicação entre as nações e valorizar as línguas portuguesa e espanhola, o evento terá participação de representantes dos Estados membros da OEI (Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha,Guiné Equatorial, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), além de membros de países observadores da OEI ( Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Luxemburgo, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e integrantes das organizações observadoras da OEI (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Sistema da Integração Centro-Americana (SICA) e a Fundação EU-LAC).

Sobre a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI):
A Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) é a primeira organização de cooperação intergovernamental na região Ibero-Americana. Desde 1949, vem trabalhando para promover a cooperação em seus três campos de ação. Atualmente, a OEI tem 23 Estados membros e 18 escritórios nacionais, além de sua Secretaria Geral em Madri.

Serviço: A 2ª CILPE - Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola: “Línguas, Cultura, Ciência e Inovação” acontece de 16 a 18 de fevereiro, em Brasília no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Em formato híbrido e participações remotas transmitidas de diversas regiões da Ibero-américa e que poderão ser acompanhadas pelo público em tempo real nas plataformas digitais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da OEI

Clique aqui para acessar a programação completa do evento.



Postar um comentário

0 Comentários