Cristal, uma tradição tcheca

 

Em 2022, descubra as tradições que acompanharam viajantes de todo o mundo ao visitar a República Tcheca. Claro que, com o passar dos anos, cada tradição se moderniza e alcança um equilíbrio perfeito. Para começar, uma das mais emblemáticas – o cristal.

 Reis, Lendas e Cristais

O termo “cristal da Boêmia” é sinônimo de cristal de altíssima qualidade. Porém, nem todo mundo sabe que a Boêmia é uma região da República Tcheca e, portanto, todo cristal da Boêmia é também um cristal tcheco. E as terras tchecas são famosas por grandes trabalhos em vidro desde tempos imemoriais, como candelabros que adornavam os palácios do rei francês Luís e da imperatriz austríaca Maria Teresa. Hoje, as peças podem ser vistas na decoração de magníficas vilas e iates de muitas celebridades. Estas últimas, aliás também usam acessórios de moda de luxo feitos de vidro tcheco em passarelas internacionais e palcos de moda. Entre elas estão Kylie Minogue, Adele e muitas outras.

 

O ofício do mestre vidreiro é passado de geração em geração, e as dezenas de vidrarias abrigam profissionais que herdaram as habilidades e os segredos da tecnologia. Algumas histórias sobre este grande legado tcheco.

 

Vale de Cristal 

Pedras de cristal de Český Ráj (Paraíso da Boêmia), lustres de cristal vendidos para todos os cantos do mundo, joalheiros e fabricantes de vidro - este é o Vale do Cristal, na região de Liberec. A produção de vidro e joalharia está ligada à região há séculos, e a tradição de produção ainda viva não difere muito de cem anos atrás. O Vale do Cristal conecta arte em vidro e joias. Mais de 40 empresas, museus e escolas participam deste projeto único.

 

Os visitantes têm a oportunidade de entrar no mundo das oficinas de vidro, por exemplo nas vidrarias Lindava ou Harrachov e conhecer a produção tradicional de castiçais, enfeites de Natal, copos e joias. Oficinas ao vivo, lojas de vidro e histórias fascinantes que remontam à história da região aguardam os visitantes. Especificamente, na região de Liberec você encontrará uma joia de cristal, a marca Jablonec; os turistas podem visitar a fábrica de prensas de contas ou se apaixonar pelas famosas bijuterias da região.

 

Em Nový Bor, você pode testemunhar a produção de dezenas de milhares de peças de vidro utilitário todos os dias, e gigantescos objetos de luz e lustres são criados nas proximidades para os mais famosos e magníficos hotéis, palácios e até navios. Você pode descobrir algo realmente único nesta região ao visitar Ponikla. Esta cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade muito singular. As esferas de vidro soprado com as quais são feitas diferentes figuras que, pelo seu tamanho, surpreendem a todos.

Cristal Moser

Todo o prestígio que o cristal da Boêmia conquistou no mundo pode ser resumido em uma marca: Moser. Desde 1857, a empresa produz os objetos mais refinados em Karlovy Vary, onde é possível visitar a fábrica e conhecer os artistas que dão vida à perfeição, beleza e exclusividade.


Há cerca de 160 anos, Ludwig Moser começou a produzir objetos de cristal da mais alta qualidade no famoso spa tcheco de Karlovy Vary, onde personalidades de toda a Europa vinham beber as águas minerais terapêuticas das suas nascentes. A beleza e o requinte das peças feitas à mão logo se espalharam, a ponto de o empresário começar a receber encomendas até das casas reais.


Desde então a empresa soube evoluir sem abrir mão de um milímetro na sua obsessão pela perfeição. Ao visitar Karlovy Vary, é uma ótima ideia fazer o Moser Factory Tour para aprender sobre a incrível história, o processo de fabricação e as novas tendências de design do cristal da Boêmia

Cristal de Nizbor

Na Boémia Central, perto de Beroun, na aldeia de Nižbor, encontra-se a fábrica de cristal Rückl, fundada em 1903 por Antonín Rückl, que pertencia à antiga família de vidreiros com raízes no século XVII. A fábrica de vidro rapidamente se tornou popular em toda a Europa e tinha filiais em vários países. O cristal feito à mão é produzido aqui também recebeu vários prêmios nacionais (por exemplo, o prêmio para a rainha Elizabeth II ou para João Paulo II).


Descubra como a tradição familiar gerou um legado histórico que conseguiu atravessar fronteiras. Na fábrica de cristal da dinastia Rückl, com mais de trezentos anos de tradição, você conhecerá todas as fases de produção durante um passeio de 45 minutos. Você poderá contemplar os trabalhos na vidraria, a pintura, a quebra e o entalhe do vidro.


A fábrica de Nižbor está localizada a 8 km de Beroun, em uma região agradável do rio Berounka, e está aberta durante todo o ano. Nas instalações da fábrica existe uma loja onde se vendem produtos de cristal e junto a esta existe um quiosque de refrescos com terraço. Os cinéfilos ficarão interessados ​​em saber que a fábrica Rückl fabrica o Czech Lion Film Award feito de vidro lapidado, que é concedido anualmente pela Czech Film Academy aos melhores filmes e produções tchecos.

Luiz Fernando Destro

destro@czechtourism.com

Visite www.destinotchequia.com para mais histórias, dicas, recomendações e surpresas.

www.visitczechrepublic.com

Postar um comentário

0 Comentários