As Olívias celebram as mulheres no humor

 

Durante o mês de março, o grupo promove uma série de encontros online e gratuitos com comediantes de destaque nos palcos e nas telas


Créditos: Vitor Vieira 


O grupo As Olívias, formado pelas atrizes Marianna ArmelliniRenata Augusto e Sheila Friedhofer, viu o humor se transformar ao longo de seus 17 anos produzindo conteúdo para o teatro, para a internet e para a televisão. Se em 2005, quando elas surgiram, um grupo formado só por mulheres fazendo comédia ainda despertava certa desconfiança num território até então dominado pelos homens, hoje quem não encontra mais espaço é a piada machista e o humor excludente.


De meras "escadas" para a piada masculina, quase sempre sexualizadas nos programas e esquetes de humor, as mulheres lutaram e conquistaram seu espaço não só como protagonistas, mas sobretudo como criadoras de seus próprios projetos: hoje elas também são produtoras, roteiristas e diretoras. Muito mais do que o rótulo reducionista do "humor feminino", elas trouxeram um novo olhar sobre a comédia e seus temas. Do que ríamos antes e do que rimos hoje? E o que isso diz sobre nós como sociedade?


Para celebrar e refletir sobre o humor feito por mulheres de diferentes gerações e em diversas mídias, As Olívias realizam ao longo do mês de março o projeto "Rindo com Elas". A cada semana, convidadas como Grace GianoukasNany PeopleLivia La GattoMicheli Machado Cris Wersom vão bater um papo descontraído com o grupo sobre suas carreiras e os desafios de ser uma mulher que faz rir. 


Quando: todas as quintas-feiras de março, ao vivo, a partir das 20h

Onde: no Instagram @asolivias


Agenda:

  • 03/03 - Cris Wersom 
  • 10/03 - Livia La Gatto
  • 17/03 - Nany People
  • 24/03 - Grace Gianoukas
  • 31/03 - Micheli Machado


Em complemento ao projeto Rindo com Elas, As Olívias também vão oferecer gratuitamente uma oficina de humor exclusiva para mulheres (cisgêneras, transgêneras e pessoas não-binárias) entre os meses de abril e maio no ABC Paulista. Detalhes para as inscrições serão divulgados em breve.


Este projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo / Proac - Lei Aldir Blanc 2021.


Quem é quem:


As Olívias

Formado nos corredores da Escola de Arte Dramática (EAD / USP) pelas atrizes Marianna Armellini, Renata Augusto, Sheila Friedhofer e pelo ator e diretor Victor Bittow – As Olívias são um grupo de comédia que resolveu transformar em humor seu jeito inusitado de ver o mundo. A estreia aconteceu em 2005, com o espetáculo As Olívias Palitam, que fez milhares de espectadores por todo o país ao longo de nove anos em cartaz. O humor do grupo também ganhou espaço na internet e, em 2011, As Olívias estrearam na televisão com um programa semanal no canal Multishow – Olívias na TV – com 4 temporadas exibidas até 2013. Em 2015, em comemoração aos 10 anos do grupo, As Olívias estreiam seu segundo espetáculo teatral, Riso Nervoso, com texto e direção de Michelle Ferreira.


Cris Wersom

Cris Wersom é roteirista e atriz (formada pela Escola de Arte Dramática da USP). Atualmente trabalha na produtora Floresta na parte de desenvolvimento artístico em séries ficcionais. Também desenvolve, junto com Fil Braz, a série Lyndas, para o Comedy Central e Amazon, além de estar finalizando o longa Um dia 5 Estrelas para a Paris Filmes. No ano de 2020, criou a bíblia para o projeto LOL (se rir já era) na Amazon e também escreveu uma série de humor para Netflix, 9 Suspeitos, produção da Glaz entretenimento. Também fez o punch up do filme Amor sem Medida e O amor dá trabalho, ambos com Leandro Hassum para a Netflix. De 2018 a 2020 foi integrante do núcleo de criação cômico da Globo. Em paralelo, escreveu as 2 temporadas de Homens?, série do Porta dos Fundos com Fábio Porchat, para o Comedy Central e Amazon. Trabalhou nos roteiros de 7 temporadas de A culpa é do Cabral e 1 temporada de A Culpa é da Carlota, programa em que também é apresentadora, ambos do Comedy Central.


Grace Gianoukas

Grace Gianoukas é atriz, humorista, autora, diretora e produtora teatral. Nascida no Rio Grande do Sul, é formada em Artes Cênicas pela UFRGS. Se mudou para São Paulo em 1984 e passou a escrever textos para teatro, como a comédia "Não Quero Droga Nenhuma". Paralelamente, produziu projetos culturais com a Cia. Harpias e Mansfield, fundada com Ângela Dip e Marcelo Mansfield, e se apresentando com espetáculos de humor por bares e casas noturnas. Um dos projetos que deu grande notoriedade à atriz no teatro foi o espetáculo de humor "Terça Insana", estreado em 2000, em São Paulo, e que se mantém em cartaz até hoje com apresentações pelo país e revelou toda uma geração de talentos. Na televisão, fez inúmeras participações ao longo de mais de 30 anos, em programas como a "Escolinha do Professor Raimundo" e "Castelo Rá-Tim-Bum". De volta à Globo em 2006, atuou em "Bang Bang" e depois fez "Guerra dos Sexos" (2012). Em 2015 fez uma participação na novela do SBT "Cúmplices de um Resgate" e no ano seguinte deu vida à Teodora Abdalla, casada com o personagem de Alexandre Borges e mãe de Fedora (Tatá Werneck), conquistando o público na novela "Haja Coração", releitura de "Sassaricando", sucesso dos anos 1980.


Livia La Gatto

Livia La Gatto é atriz, humorista e professora de Teatro formada em Licenciatura em Artes Cênicas na ECA USP. Apaixonada pela comunicação que faz sorrir, que tira do eixo e que revoluciona. Produtora de si mesma, Livia decidiu parar de esperar a grande proposta da vida cair do céu e começou a dar a cara pra bater nesse grande mundão da internet quanto tudo isso ainda era só mato. Desde então, trabalha com criação de conteúdo autoral através do humor ativista nas redes sociais há mais de 6 anos. Entre deboches e um olhar crítico sobre a realidade brasileira, ganhou notoriedade com personagens como a blogueira argentina Consuelo Dicaboa, e nas paródias musicais que cria com a parceira Renata Maciel, no duo "Aquela Dupla".


Micheli Machado

Aos 7 anos de idade, a atriz começou sua carreira fazendo comerciais na televisão e desfiles. Após cinco anos atuando no mercado, Micheli estreou no programa Casa Da Angélica no SBT, como assistente de palco da apresentadora Angélica. O sucesso da atração garantiu um novo programa na REDE GLOBO, o Angel Mix, onde ela continuou seu trabalho. Com o fim da atração investiu na carreira de atriz que lhe rendeu participações em programas como: TURMA DO DIDI, ZORRA TOTAL, CASSETA E PLANETA, no quadro RETRATO FALADO exibido pelo FANTÁSTICO, todos na Rede Globo e no MOTHERN da GNT. Mas voltou a trabalhar com a Angélica no programa Vídeo Game. Também atuou em curtas-metragens como: O SEQUESTRO, DROGAS E VIOLÊNCIA, etc e nos longas-metragens ZUANDO NA TV de José Alvarenga Junior e FALSA LOURA de Carlos Reichenbach. No humor já fez participações nos grupos e eventos de humor mais respeitados do Brasil como: Comédia Ao Vivo, Clube da Comédia Stand-up, Improriso, 3Tosterona, Comedians Club, Senta pra Rir, RISADARIA ( Maior festival de humor da América Latina), RISORAMA (festival de humor de Curitiba), é a fundadora do grupo Humor de Salto Alto indicado pela Folha de São Paulo como um dos melhores shows de stand-up do Brasil em 2010.


Nany People

Nany People é mineira, nascida em Machado, criada em Poços de Caldas, de onde mudou-se para São Paulo com o objetivo de viver como artista e conquistar seu espaço. Cursou a extensão universitária de interpretação pela Unicamp e estudou Teatro no Teatro Escola Macunaíma. Como artista multifacetada, quebrou barreiras e foi uma das pioneiras da televisão brasileira. Integrou o elenco de diversos programas como Goulart de Andrade, Programa Hebe, Xuxa Meneghel, Flash, A Praça é Nossa, Cante Se Puder, entre outros. Além de ter construído uma extensa carreira no Teatro, Rádio e Cinema. Recentemente estrelou no elenco da novela O SÉTIMO GUARDIÃO da Rede Globo, escrita por Aguinaldo Silva, interpretando o químico trans, Marcos Paulo Pianowski. Ainda na Globo, Nany participou do programa POPSTAR onde pôde apresentar, em shows inesquecíveis, seu talento também como cantora, apresentando mais essa sua faceta ao grande público. Atualmente está em turnê com com os espetáculos “TSUNANY” e “NANY É POP - UM MUSICAL”

Postar um comentário

0 Comentários