10 eventos para mergulhar na Semana de Arte Moderna de 1922


Agenda Tarsila indica as melhores programações que acontecem em fevereiro

A Semana de Arte Moderna de 1922 aconteceu entre 13 a 17 de fevereiro e fará 100 anos este mês. Até hoje, ela influencia o jeito de fazer cultura no país. A Agenda Tarsila, pioneira e maior plataforma dedicada ao movimento modernista, já reúne os principais e melhores eventos sobre o Modernismo que ocorrem pelo país, até o momento foram mapeados mais de 400 eventos sobre o marco cultural.

Na plataforma, os interessados terão a chance de conhecer uma vasta programação de eventos que trazem obras, fatos históricos, trajetórias e curiosidades ligadas à Semana de Arte Moderna em diferentes lugares do país que podem ser visitados tanto de maneira online quanto presencial.

A Agenda Tarsila também possui entrevistas exclusivas com parentes dos modernistas, pesquisadores e artistas contemporâneos como Tarsilinha, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, Rudá K. Andrade, neto de Oswald de Andrade, o diretor de teatro Zé Celso, o estilista Ronaldo Fraga, entre outros.

Além disso, a plataforma possui curiosidades sobre a semana que revolucionou o curso da arte e da cultura brasileira. Um verdadeiro guia sobre a Semana de Arte Moderna.


Confira a programação indicada para esta semana!

Palácio ganha projeções modernistas em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna

Em celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o Palácio dos Bandeirantes será palco de uma homenagem aos artistas que entraram para a história da arte no Brasil e no mundo intitulada 100 anos de Modernismo – São Paulo celebra a Semana de 1922. Um vídeo mapping vai ‘vestir’ o Palácio com imagens de personalidades e obras fundamentais do evento realizado no Theatro Municipal. A vídeo arte, criada pelo Estúdio Bijari, se inspira na produção artística deste momento único da arte brasileira. Serão oito projetores laser com 20.000 lumens. O evento é gratuito e transmitido pela plataforma #Cultura em Casa. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.



“22 Longe do Municipal” tem série de atividades nas Fábricas de Cultura

A atividade 22 Longe do Municipal se propõe como um conjunto de ações das quais ganham destaque música, exposição de telas grafitadas, atividades de leitura, contação de histórias e recreação. Nesse compilado de ações, o festival objetiva ampliar o repertório cultural e apresentar releituras das tendências estéticas e artísticas do movimento modernista. Mais informações em Agenda Tarsila.



Malba promove a jornada ‘Antropofagia Revisitada’

Entre os dias 14 e 17 de fevereiro serão realizadas na cidade de Buenos Aires, Argentina, as jornadas Antropofagia Revisitada, organizadas pelo Malba (Museu de Arte Latino-americana), com o apoio da Embaixada do Brasil na Argentina. As jornadas homenageiam o centenário da Semana de Arte Moderna de 22, momento fundamental da história da arte e da literatura brasileiras, cuja realização funcionou como catalizador para a consolidação da modernidade artística na cidade de São Paulo. As atividades propostas, que acontecem de maneira presencial e virtual (que podem ser assistidas no YouTube do museu), convidam a revisitar este evento desde novas abordagens e novos problemas através de diferentes eixos temáticos e em diálogo com pesquisadores e artistas brasileiros e argentinos. Mais informações em Agenda Tarsila.



Companhia das Letras promove a ‘Jornada Virtual Modernismos’

Até o dia 12 de fevereiro, sete debates virtuais vão festejar, questionar e provocar reflexões sobre a Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos. A partir dos ensaios do livro Modernismos 1922-2022, autores e convidados oferecem um percurso de leitura dos 29 textos que o compõem – sempre com mediação de Gênese Andrade, organizadora do volume. Destacam-se os diferentes pontos de vista que nortearam as reflexões sobre o contexto do surgimento da Semana de 1922 e de seu centenário; a representatividade no que se refere a gênero e raça e a questão da sexualidade, entre outros temas. Mais informações em Agenda Tarsila.



‘Semana de Arte Mundana’ apresenta obras com resíduos de crimes ambientais

Lama da tragédia criminosa de Brumadinho, cinzas de queimadas no cerrado, na Amazônia, na Mata Atlântica e no Pantanal e óleo que atingiu as praias do nordeste são elementos que Mundano utiliza nas obras da Semana de Arte Mundana. Mais do que um artista, um artivista, ele engloba esses resíduos às obras com o intuito de provocar a reflexão sobre questões socioambientais e a função da arte. O título da exposição, em cartaz entre os dias 12 de fevereiro e 26 de março, na galeria Kogan Amaro, tem como referência o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Mais informações em Agenda Tarsila.



Filme ‘Macunaíma’ é apresentado pela TV Cultura

A TV Cultura apresenta um dos clássicos do modernismo, o filme Macunaíma, na noite de domingo. O longa conta a história de um anti-herói, ou “um herói sem nenhum caráter”, nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade onde vive incríveis aventuras acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muirakitã. Vitorioso, Macunaíma torna à floresta carregado de eletrodomésticos, inúteis troféus da civilização. O filme será exibido em 13 de fevereiro, a partir das 22h30. Mais informações em Agenda Tarsila.



Biblioteca de São Paulo promove Campeonato de Slam inspirado na Semana de 1922

A Biblioteca de São Paulo promove o Campeonato de Slam: Semana de 22, 100 anos Depois (com transmissões ao vivo pelo YouTube e Facebook). Trata-se de um campeonato que evidencia as novas vozes da poesia e suas multiplicidades. Um momento de experimentação da poesia falada para poetas da nova geração, valendo premiação em livros. A competição de poesia será nos moldes tradicionais do slam, com três rodadas de batalha em que poetas participantes terão 3 minutos cada para recitar. Primeira rodada com até 15 participantes, segunda rodada com 5, terceira e última rodada com 3 participantes. A mediação será de Midria, Ygor Peniche e Nuno Junior. 



Teatro Sérgio Cardoso terá a leitura dramática ‘Evoé, 22’ em comemoração ao centenário da Semana de 1922

Teatro Sérgio Cardoso terá, em fevereiro, a leitura dramática Evoé, 22. Nela, o conservador Oto reúne esforços para um espetáculo que se oponha à Semana de Arte Moderna. Usa o burguês Diego para cooptar o artista Faustino, que fica recluso no porão de sua casa, onde Conceição, inculta trabalhadora doméstica, serve de pivô para as circunstâncias que determinam o enredo. Esta peça já recebeu três importantes prêmios nacionais de dramaturgia. O elenco conta com Raul Barreto, Rui Ricardo Diaz, João Paulo Bienermann e Alexya Manente para a leitura da peça que revive o clima de polarização ideológica e estética do período que serviu de esquina para a História das Artes no Brasil. Mais informações em Agenda Tarsila.



Tour guiado pelo do Centro de SP conta história do modernismo na cidade

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, o Tour Guiado a pé pela região do Centro Velho e Novo da cidade de São Paulo, Em Busca dos Modernistas, conta a história da Semana de 1922, que completa 100 anos no dia 13 de fevereiro. Organizado pelo Pátio Metrô São Bento, o passeio acontece em todos os sábados do mês de fevereiro. O roteiro foi criado pela guia de turismo Tereza Cristina Ferreira Batista do projeto São Paulo com Afeto. Mais informações em Agenda Tarsila.



‘Leitura ao pé do ouvido’ é realizada na Biblioteca de São Paulo

Na atividade Leitura ao Pé do Ouvido, frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Este mês, com trechos de obras de escritores modernistas. O livro escolhido é Antologia Poética, de Vinicius de Moraes. Não é necessário fazer inscrição. Mais informações em Agenda Tarsila.



Sobre a Agenda Tarsila

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.






Crédito: Divulgação Estúdio Bijari



Postar um comentário

0 Comentários