Quais as medidas de segurança no trabalho de transportes



Entre as muitas demandas e prestações de serviço encontradas no país, uma das que ganha destaque é o transporte de cargas e a segurança no trabalho.

Quem acompanha de perto a rotina de um trabalhador desse setor ou mesmo quem exerce a profissão, sabe que ela não é das mais simples. 

Ao contrário do que aparenta, o transporte de carga é bastante exigente por vários motivos.

Apenas para ilustrar, a quantidade de acidentes que ocorrem nesse tipo de serviço pode ser impactante. Além disso, outra situação que pode ocorrer de maneira até que frequente é o roubo de cargas.

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística) já realizou um estudo no qual mensurava as perdas ocorridas em decorrência de roubo de cargas. Estima-se que em 2021 os prejuízos somaram mais de R$ 1,2 bilhão.

Ainda é importante frisar que esse número é positivo, já que em comparação ao ano anterior, houve queda de 23% desse tipo de roubo no país. De fato, essas ocorrências impactam todas as regiões do Brasil. 

Enquanto no Sudeste é o local de maior ocorrências, com 81,33%, a Norte é a menos afetada, com 1,21% dos roubos. No Sul, a porcentagem equivale a 8,89%, no Nordeste 6,66% e no Centro-Oeste 1,91%.

Ao visualizar esse cenário, é possível perceber a necessidade de investir em segurança do trabalho. 

Afinal, em vez de apenas anotar prejuízos, a melhor maneira de lidar com isso é investir na proteção dos trabalhadores, dos volumes transportados por eles e de terceiros.

Portanto, não deixe de pegar agora mesmo o seu caderno de anotações personalizado e escreva os pontos mais importantes que precisam ser inseridos na sua empresa hoje, de forma que seja possível modificar esse cenário positivamente o quanto antes.

Para saber mais, acompanhe a leitura deste artigo, que traz o conceito de segurança no trabalho, as características e a importância dela. 

Além disso, também é possível conhecer algumas ações que podem ser colocadas em prática desde já, entenda adiante. 

A segurança no trabalho e as suas características

Há muitas profissões no mercado que envolvem riscos. Não à toa, os profissionais que precisam atuar nesses empregos passam por treinamentos para capacitação específica dos seus setores, de maneira a obter os conhecimentos necessários para a sua proteção.

Além disso, a depender do tipo de trabalho exercido, muitos dos colaboradores recebem valores especiais nos seus salários como um modo de indenização pelos prejuízos sofridos durante a sua atividade.

De fato, há vários aspectos que visam diminuir os riscos e promover a segurança necessária para algumas atividades fundamentais do mercado. 

O transporte de carga é um exemplo disso, e todo cuidado tomado pelos profissionais da área é essencial. 

Assim como uma empresa de aluguel de guindastes deve ter os seus protocolos internos no que diz respeito à conservação e manejo dos maquinários, há também a questão da proteção da locação, já que esses são equipamentos de alto custo. 

Para entender melhor, é preciso começar mencionando o que é a segurança do trabalho. 

Ela se trata de um conjunto de medidas que visam a diminuição de acidentes e de prejuízos, protegendo a todos os envolvidos na atividade, seja ela qual for.

Quando a área de transportes é mencionada, ela também é uma daquelas que merece atenção especial, pois envolve não apenas a empresa, mas também os seus trabalhadores, terceiros e o próprio volume que está sendo transportado.

Nesse caso, as principais características que estão relacionadas à segurança do trabalho de transporte são:

  • Conhecimentos gerais sobre o manuseio de carga;

  • Treinamento de motoristas;

  • Soluções para gestão de trânsito;

  • Monitoramento da carga.

De fato, há vários aspectos que envolvem a segurança do transporte de cargas. Isso vai desde a escolha de uma caixa kraft personalizada reforçada para a movimentação de objetos pesados, até a escolta que pode ser necessária para itens de alto valor.

Além disso, uma ação de suma importância é a de que toda a equipe envolvida no carregamento e descarregamento da carga saiba o que está fazendo. 

Por isso, eles devem ter conhecimentos específicos sobre o trabalho.

Os motoristas também precisam passar por treinamentos periódicos, que ajudam na manutenção dos conhecimentos de transporte, sem deixar de prepará-los para situações adversas.

Outra característica da segurança no trabalho de transporte está nas soluções de gestão de trânsito. É preciso traçar rotas seguras, que tragam maior confiança para os responsáveis pela condução do caminhão. 

Por fim, vale mencionar que o monitoramento de carga é um investimento indispensável na grande maioria dos casos. 

Afinal, é possível perceber que o trajeto percorrido pode ser ainda mais seguro quando se tem os elementos necessários para isso.

Portanto, a segurança no trabalho não se trata apenas de burocracia, mas de ações que podem ser responsáveis por potencializar a segurança de todos os envolvidos e de garantir que o volume transportado chegue ao seu destino de maneira tranquila.

A importância da segurança no trabalho de transporte

Da mesma forma que as certificações técnicas podem ser indispensáveis para o funcionamento de um estabelecimento, a preparação dos profissionais que vão atuar em um determinado setor é fundamental. 

É aqui que entra a necessidade da capacitação em segurança do trabalho, dentro de várias áreas, é verdade, mas de maneira especial quando o trabalho envolve o transporte de diferentes tipos de cargas.

Como é sabido, há vários tipos de ocorrência que podem prejudicar ou mesmo impedir que um lote não chegue ao seu destino. 

Uma das principais é o roubo de mercadorias, feito muitas vezes por quadrilhas especializadas nesse tipo de ação.

Isso não só pode trazer prejuízos, mas também comprometer a integridade da equipe de transporte. 

Além disso, há outras ocorrências, como o extravio, a avaria, a perda e outros problemas pertinentes ao setor.

De fato, tudo isso pode ser bastante prejudicial, pois a falta de controle e de recursos que garantem a segurança dos volumes transportados pode ser o motivo pelo qual se perde uma mercadoria.

Nesse sentido, há várias maneiras de mudar esse cenário. Desde a conferência com um carimbo personalizado até a instalação de câmeras de segurança nos veículos, tudo pode ser um investimento valioso.

Escoltas armadas, verificação dos volumes, acomodar adequadamente as cargas no caminhão e a própria capacitação dos responsáveis pelo transporte são meios importantes e indispensáveis para garantir a segurança de tudo e de todos.

Medidas de segurança no trabalho de transporte

Depois de saber mais sobre a parte teórica que envolve a segurança no trabalho, é necessário saber quais as medidas de segurança práticas que podem ser tomadas para um transporte efetivo e eficiente. Conheça algumas a seguir.

1. Realizar a manutenção da frota

Da mesma forma em que é necessário realizar a abertura de empresa simples para começar um novo negócio, é indispensável realizar a manutenção da frota de veículos da empresa de transporte periodicamente.

Isso evita uma série de transtornos, que vão desde a parada do veículo durante um trajeto até a prevenção de acidentes devido a más-condições de conservação do caminhão. 

Sendo assim, manter uma agenda de manutenção é uma das prioridades no quesito segurança.

2. Cuidados com viagens longas

É verdade que muitas das viagens de transporte de cargas podem ser longas. Nesse caso, nada mais importante do que tomar cuidados específicos. 

O primeiro deles é o de designar dois motoristas aptos para a realização do trajeto.

Afinal, eles podem revezar a direção durante o percurso, o que previne acidentes de trânsito. 

A utilização de uniformes femininos para empresas, e dos masculinos também, é importante para ajudar na identificação e segurança dos colaboradores.

Outro ponto que garante a segurança nos transportes é a realização de pausas estratégicas em viagens muito longas. 

Além de necessárias, para abastecimento, também ajudam no descanso dos motoristas e na realização de pequenas revisões nos veículos.

3. Invista em rastreamento de frotas

É inegável que o cuidado com os veículos já é meio caminho andado quando o assunto é segurança no trabalho de transporte. 

Mas, visando ainda a proteção dos colaboradores, da carga e dos próprios caminhões, a dica é investir em rastreamento de frotas.

Quando a carga é de maior valor, isso é ainda mais indispensável. Para tanto, além de instalar rastreadores nos caminhões, pode ser indicado a realização de escolta até o destino final. 

Dessa maneira, evita-se uma série de importunos, que não apenas atrasam o serviço, mas que também podem prejudicar o trabalho dos profissionais envolvidos, a segurança de terceiros e a própria entrega da carga.

Considerações finais

Portanto, a segurança no trabalho sempre foi um assunto de suma importância para os proprietários de empresas de transporte, que podem ter sérios problemas quando ocorrências acontecem em diferentes momentos.

Por isso, ao mesmo tempo em que se investe em brindes como caneca personalizada empresa, é fundamental ampliar as ações de segurança no transporte, tendo assim maior tranquilidade na realização do serviço e garantindo a integridade da equipe da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários