Dropshipping: o que é?



Dropshipping é um método de vendas em que o negócio não possui estoque, atuando como um intermediário pela compra, trabalhando apenas as estratégias de marketing e vendas.

É como se fosse uma vitrine que se responsabiliza pela exposição dos produtos, além de cuidar das ações de divulgação e todo o processo de venda. Entretanto, a parte de reserva e entrega fica a cargo do fornecedor digital.

Esse modelo de negócio é rentável, tanto é que muitas pessoas encontraram nele uma boa fonte de renda. A internet, principalmente as redes sociais, mudaram uma série de comportamentos que trouxeram novas possibilidades ao marketing online.

Com a chegada das lojas virtuais, as mudanças foram ainda maiores, e o e-commerce passou a fazer parte dos hábitos de compras de muitos.

Hoje em dia, é possível adquirir produtos por meio de marketplace, programas de afiliados, infoprodutos, SaaS (Software as a Service, ou software como serviço) , além de aplicativos.

Atualmente, também há a possibilidade de fazer vendas online sem precisar montar um estoque, sendo disso que o dropshipping se trata.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo vamos explicar sua importância, seu conceito, características, benefícios e principais funções. Se você está interessado neste ramo e tem alguma dúvida, leia o texto até o final.

Qual o conceito de dropshipping?

O termo dropshipping pode ser traduzido como “livre de remessa”, visto que o gestor não precisa se preocupar com custos operacionais relativos às entregas, sendo elas uma responsabilidade do fornecedor.

Quando não é necessário lidar com as operações logísticas, cuidar do negócio fica muito mais fácil. É justamente essa característica que tem atraído os empreendedores para esse tipo de negócio.

Organizações tradicionais, como uma empresa de zeladoria e portaria, costumam ser o objetivo de quem quer abrir um negócio, ao contrário do dropshipping, que ainda é visto com desconfiança por alguns.

Na verdade, esta é uma ideia equivocada porque trata-se de um negócio como qualquer outro. Dentre suas características está o fato de que os vendedores importam produtos de seus fornecedores parceiros.

As listas são atualizadas frequentemente, além de updates semanais e diários. A atualização deve ser feita em tempo real, por meio de soluções como as de computação em nuvem.

Quando um cliente faz a compra de algum item que depende do estoque do atacadista, o produto é automaticamente removido da lista.

O comprador realiza o pedido na plataforma e as conversões acontecem por meio do marketing, sendo de total responsabilidade do administrador da loja. Um bom trabalho de prospecção é fundamental, pois é isso que aumenta seus lucros.

Então a plataforma notifica o fornecedor sobre o pedido, passando a ele informações como dados pessoais e endereço de entrega. Entretanto, existem alguns processos que dependem de ação humana.

Para agilizar ao máximo, o ideal é investir em tecnologia para acelerar ainda mais o funcionamento da plataforma. Por fim, o fornecedor inicia seu trabalho, cuidando de processos, como:

  • Entrega;

  • Suporte;

  • Atendimento ao cliente;

  • Reparos;

  • Assistência técnica.

Em resumo, assim como uma empresa de projetos de construção se responsabiliza pelo andamento da obra, o fornecedor cuida de tudo o que diz respeito ao seu produto, isentando o vendedor dessas tarefas.

Por que o dropshipping é importante?

A parte mais importante desse modelo de negócios é o fornecedor. Se o empreendedor souber escolhê-lo, consegue potencializar suas vendas e obter excelentes resultados.

Por outro lado, uma escolha errada pode acumular atrasos e as reclamações dos clientes começam a aparecer.

Independentemente do tipo de produto vendido, como uniformes para empresa, essas plataformas também precisam se atentar ao transporte utilizado para entregas, visto que a mercadoria deve chegar para o cliente no prazo combinado.

Alinhar um bom fornecedor com uma boa entrega estrutura bem esse negócio, que é importante para quem deseja ter sua própria empresa e para dar acesso aos mais variados produtos aos fornecedores, por um valor mais acessível.

Essa atividade é totalmente legal no Brasil e traz excelentes lucros aos empreendedores, quando bem explorada.

O lojista também não precisa arcar com custos de infraestrutura dentro do e-commerce, como planejamento de estoque e montagem de site.

É a oportunidade perfeita para quem não possui muito capital para investir, mas que está disposto a fazer o negócio crescer.

Vantagens dessa metodologia de vendas

A principal função do dropshipping é intermediar as vendas de produtos, mas ao mesmo tempo, ele leva essas mercadorias ao conhecimento de um número maior de pessoas, uma vez que as estratégias de marketing também são de sua responsabilidade.

Por ser uma empresa acessível à maioria das pessoas que querem empreender, dentre as suas principais vantagens estão:

1 - É fácil de administrar

Quando um negócio cresce, surge a necessidade de contratar funcionários, tendo em vista que quanto mais vendas, mais trabalho. Situação comum a qualquer companhia, como um escritório de reformas comerciais.

Mas no caso do dropshipping, o crescimento pode ser administrado com mais facilidade, sem que para isso seja necessário contratar mais pessoas.

A logística é repassada ao parceiro, sendo de total responsabilidade dele assumir o crescimento das vendas e fazer todas as entregas.

Se o fornecedor escolhido não conseguir dar conta do trabalho, a única coisa que o administrador da plataforma de vendas precisa fazer é arrumar um novo parceiro.

É aqui que mora a facilidade de administrar esse tipo de negócio, mesmo que ele cresça muito, o que evita a necessidade de novas contratações.

2 - Possibilidade de anunciar vários produtos

Outra facilidade que se enquadra entre as vantagens do dropshipping é a possibilidade de inserir uma infinidade de produtos.

O estoque é terceirizado e não há necessidade de liberar espaço físico para o armazenamento das mercadorias. O parceiro precisa ter o produto disponível para entrega e garantir que ele chegue às mãos do cliente.

Por conta disso, uma loja que vende camiseta uniforme empresa consegue um prazo de entrega mais vantajoso, diversifica as mercadorias anunciadas e atrai uma quantidade de clientes maior.

3 - Modelo de negócio flexível

Uma das principais características do e-commerce é que ele não possui tantas limitações quanto uma loja física. Sua gestão e planejamento é totalmente digital, o que ajuda a controlar o negócio com mais facilidade.

O relacionamento com o cliente acontece em poucos cliques, sem que para isso seja necessário arcar com custos como aluguel e outras despesas inerentes a uma loja tradicional.

O administrador também pode trabalhar de qualquer lugar, fazer vendas a qualquer hora e contar com espaço ilimitado para expor as mercadorias.

4 - Excelente custo-benefício

Abrir um negócio físico exige muitas burocracias, como IPTU, aluguel, conta de luz, água, entre outras despesas.

No dropshipping, por sua vez, é possível trabalhar de casa, sendo necessário apenas um computador para o gerenciamento.

Assim como uma empresa de laudo avcb, é uma maneira até mesmo para realizar o controle de gastos de um negócio físico.

5 - Baixo investimento

Outra vantagem são os custos e o investimento que costumam ser muito mais baixos, principalmente em relação ao armazenamento e ao estoque dos produtos vendidos.

O empreendedor não precisa adquirir os produtos para vendê-los, além do fato de que o estoque e o armazenamento são de responsabilidade da empresa contratada.

Em outras palavras, é o tipo de negócio que exige pouco investimento, precisando apenas de foco em outros assuntos, como no caso das estratégias de marketing.

6 - Fácil integração

Para que uma loja virtual consiga aumentar suas vendas, é muito importante usar ferramentas que ajudem em seu desenvolvimento.

Aliar o negócio a um sistema de automatização evita a necessidade de encaminhar os pedidos manualmente, fazendo com que o próprio sistema realize esse trabalho.

Dessa forma, uma loja que vende bateria 60 am pode receber mais pedidos, mesmo gastando menos tempo com atividades operacionais.

Agilizar o processo de envio do produto para a transportadora é muito importante para que a entrega seja feita dentro do prazo e corresponda às expectativas dos clientes.

As ferramentas de integração ajudam a gerenciar tudo de maneira prática e rápida, reduzindo as despesas provenientes das atividades manuais. Com isso, o lojista pode se dedicar a estratégias de expansão.

7 - Vendas escaláveis

Se uma loja virtual precisa gerenciar seu estoque e ainda acompanhar as etapas logísticas, relacionadas ao despacho e às entregas, precisa de um bom controle da quantidade de vendas para não extrapolar sua própria capacidade.

Por outro lado, uma plataforma que vende bateria de carros tem uma margem para a escalabilidade das vendas muito maior, uma vez que o trabalho não aumenta conforme mais produtos são vendidos.

Considerações finais

Quem quer ter o próprio negócio encontra no dropshipping uma oportunidade de conseguir uma renda, sem que para isso seja preciso investir muito.

A base do sucesso dessa modalidade é fazer uma parceria com bons fornecedores e saber trabalhar com as melhores estratégias de marketing. Somando isso à dedicação ao negócio, vender e lucrar será muito mais fácil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários