Viaje com segurança nesse final de ano: Quais cuidados com o carro devem ser tomados antes de pegar a estrada?


Revisões e checagem de itens importantes protegem o viajante no período em que o movimento nas rodovias é mais intenso

 

São Paulo, dezembro de 2021 -- Com a proximidade das festas de final de ano e o crescente movimento nas estradas do País, é importante que o viajante tenha atenção com alguns componentes do veículo para não sofrer com imprevistos durante as viagens. Sendo assim, a Creditas Auto, plataforma completa de compra, venda, troca e financiamento de automóveis, e a Minuto Seguros uma das principais corretoras do País e líder no segmento de seguros online, prepararam uma lista com dicas valiosas para os viajantes se deslocarem com segurança.

 

Para este fim de ano, é esperado um grande aumento no movimento das estradas. Por isso, além de checar os principais itens dos veículos para uso rotineiro como o nível do óleo, a calibragem dos pneus e as condições do para-brisas, retrovisores e do estepe, existem outros componentes que precisam de uma maior atenção, dado o tipo de viagem que será realizada. Aqui estão alguns exemplos:

 

Terrenos e estradas irregulares

Uma vez que podem ocasionar o desalinhamento do veículo, causando uma tendência a puxar mais para um dos lados, é importante realizar o alinhamento e o balanceamento, evitando assim as irregularidades que causem trepidações no volante e painel.

 

Período de chuvas intensas

Além de checar outros componentes, como os para-brisas do carro, é de suma importância avaliar as condições dos pneus. Um pneu gasto pode dificultar a frenagem e, principalmente, facilitar a aquaplanagem, ocasionando a perda de controle do veículo. Outro ponto crítico para garantir a segurança nessas condições climáticas é a calibragem dos pneus. Antes de pagar a estrada, calibre os pneus de acordo com as indicações do fabricante.

 

Serras, litoral e montanhas

Além do percurso de subida exigir mais dos motores, os freios também são extremamente exigidos nas descidas. Por isso, o condutor precisa ter uma atenção especial ao sistema de frenagem, uma vez que, ao longo do tempo, vai perdendo a eficácia. Outro ponto importante é conferir se o carro conta com farol de neblina, e o seu funcionamento antes de cair na estrada. Eles são fundamentais nessas condições climáticas.

 

Regiões menos centrais

É muito importante dar atenção aos itens de segurança para que sejam realizadas possíveis manutenções nos pneus. Verificar o funcionamento do macaco, triângulo, chave e condições do estepe são essenciais para que o motorista possa trocar os pneus com segurança e seguir viagem com tranquilidade.

 

Viagens noturnas

Quando se viaja de noite, é preciso ter atenção redobrada para evitar acidentes. As luzes dianteiras e traseiras são responsáveis pela sua segurança e, também, de terceiros. Por isso, verifique as luzes de ré, farol, setas e o pisca alerta para o caso de emergências.

 

Longas viagens

Quando o percurso é mais longo, os motores dos carros acabam sofrendo mais. Por isso, cheque o nível de óleo, que precisa estar sempre em quantidade e textura adequadas. Além da segurança, sua troca constante ainda prolonga a vida útil do motor. Assim, é recomendado que a troca seja realizada sempre de acordo com as recomendações do fabricante. O motorista não deve se esquecer de realizar paradas periódicas para evitar fadiga e se manter sempre em alerta.

 

Além de todos esses cuidados, é muito importante que o veículo esteja protegido com um seguro que ofereça cobertura contra os imprevistos que podem ocorrer durante a viagem. Segundo o diretor da Minuto Seguros, Manes Erlichman, apesar de todos os cuidados que podem ser tomados antes e durante a viagem, o veículo pode se envolver em um acidente, ser roubado ou furtado, bem como necessitar do acionamento de guincho ou socorro mecânico. "Antes de iniciar a viagem, é recomendável que o viajante consulte sua Corretora de Seguros para verificar se o seguro contratado contempla as principais coberturas e um pacote de serviços de assistência 24 horas que atenda às suas necessidades" , afirma Manes.

 

Na Minuto Seguros, é possível pesquisar diversas opções de seguro auto, dentre as 16 principais seguradoras do mercado, disponíveis na plataforma, possibilitando encontrar a melhor e mais personalizada opção de acordo com as necessidades em questão. A combinação de uma boa revisão e a contratação do seguro veicular ideal torna as viagens mais seguras e protegidas contra eventualidades.

 

Sobre Creditas Auto

Creditas Auto é a solução completa para quem quer financiar, comprar, vender ou trocar de carro com confiança, segurança e praticidade. Lançada em maio de 2021, conta com uma experiência omnichannel, por meio de sua plataforma digital e diversos espaços físicos, como o centro de excelência automotiva, em Barueri (SP), que possui uma área com mais de 30.000 m² e onde é realizada a preparação completa dos veículos, incluindo mecânica, funilaria, pintura, estética automotiva e estúdio fotográfico. Todos os carros passam por inspeções de mais de 250 itens e são preparados seguindo um padrão rígido que atesta qualidade, transparência e procedência. Creditas Auto também disponibiliza showrooms e espaços de inspeção em diferentes locais de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Sobre a Minuto Seguros

A Minuto Seguros é a maior corretora digital independente do Brasil, que oferece aos clientes uma experiência simples, segura e rápida, por meio de uma equipe de atendimento humano com diferenciais únicos no mercado e preparados para oferecer suporte por telefone, e-mail, WhatsApp ou presencial. Adquirida em 2021 pela Creditas, plataforma de produtos e soluções financeiras líder na América Latina, a Minuto Seguros oferece a união da praticidade virtual com o comprometimento e o respeito do atendimento real e possui parceria com as principais seguradoras do País. Além do Seguro Auto, destacam-se também o Seguro Residencial, o Seguro Viagem, Seguro de Vida, Seguro Saúde, o Seguro para Pequenas e Médias Empresas e outras soluções para empresas.

 


Postar um comentário

0 Comentários