Saiba tudo sobre centro de distribuição (CD)



O centro de distribuição (ou CD) pode ser considerado como um diferencial competitivo para o negócio. Isso se dá porque a logística é fator primordial para o sucesso da empresa.

No entanto, para trazer vantagens concretas, o centro de distribuição precisa ser bem executado, ágil e eficiente, o que também garante uma boa operação corporativa.

Só que para reunir todas essas características, o gestor precisa conhecer os detalhes de um centro de distribuição, sua rotina e as atividades que fazem parte do seu dia a dia.

Isso se torna ainda mais importante quando vemos a grande quantidade de empresas que perdem espaço no mercado por não trabalharem adequadamente seu centro de distribuição.

É necessário ter em mente que, mais do que um ativo físico, esse centro ajuda a administrar melhor as produções e entregas. Como resultado, a companhia garante mais agilidade, produtividade e satisfação aos seus clientes.

Em vista de tamanha importância, é essencial conhecer um pouco mais sobre esse assunto. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é um centro de distribuição e suas funções, além de sua importância e vantagens para as empresas. Confira!

O que é um centro de distribuição?

Um centro de distribuição nada mais é do que o local onde as companhias armazenam as mercadorias que chegam das fábricas, antes de serem distribuídas para o ponto de venda.

Trata-se de uma unidade física de armazenamento e despacho, que recebe os produtos e os centraliza no mesmo local.

Por meio de processos logísticos adequados, a companhia organiza a distribuição, por exemplo, de bateria heliar 60 a, de forma fracionada e em quantidades menores.

É muito importante que o centro de distribuição esteja localizado de maneira estratégica, possibilitando a rápida locomoção das mercadorias.

A entrega dos produtos costuma ser de responsabilidade das distribuidoras, até que eles cheguem às mãos dos consumidores ou das lojas.

Dentro de operações mais robustas, os próprios fabricantes podem se responsabilizar pela entrega, sem que para isso precisem de um intermediário.

Qualquer problema dentro do CD pode gerar impactos negativos para o cliente, como no caso de atrasos. Assim sendo, é muito importante ter uma rotina e saber gerir todo o processo, como:

  • Recebimento;

  • Estoque;

  • Armazenagem;

  • Expedição.

O objetivo desse trabalho é possibilitar uma gestão proativa, melhorar as operações logísticas, reduzir os custos e aumentar os lucros. Principalmente tendo em vista que esses são os problemas mais enfrentados pelas empresas.

Muitos acreditam que as funções do centro de distribuição se limitam ao recebimento e despacho das mercadorias. No entanto, existem aqueles mais versáteis e preparados, que atuam em diferentes funções, dentre elas:

Recebimento das mercadorias

Quando uma empresa de guincho de moto compra algum item, este é enviado a um centro de distribuição. A etapa do recebimento é a base de todos os demais processos e tem uma frequência muito maior.

Ela exige agilidade para organizar a carga e descarga dos caminhões, o que também envolve a conferência de carga e documentação.

Movimentação dos produtos

Depois que os produtos são recebidos, eles são movimentados e organizados dentro da unidade física, por meio de um transporte dentro do CD.

Os centros se localizam em galpões de grandes proporções, o que exige muito cuidado na movimentação, de modo a não prejudicar a armazenagem. Também é necessário trabalhar de maneira ágil durante essa etapa.

É dessa forma que o CD consegue atender às demandas de entrega, manter o local sempre limpo e permitir a circulação de mercadorias e maquinários.

Armazenamento de mercadorias

O armazenamento dentro desses centros costuma ser uma etapa bastante dinâmica, visto que as mercadorias não ficam armazenadas por muito tempo.

O objetivo do CD é garantir um transporte ágil para todos os destinos, sejam eles pontos de venda ou clientes finais. No entanto, é necessário fazer um rápido armazenamento para evitar excessos ou faltas.

Separação dos produtos

Quando as mercadorias, sejam elas bonecos cozinheiros ou objetos de carga mais pesada, chegam ao centro de distribuição, precisam passar pela etapa de separação para garantir o controle dos processos e de tudo o que entra.

Trata-se da retirada dos produtos armazenados e de sua preparação para a expedição. Essa operação deve seguir algumas documentações, pois isso evita retrabalhos e possíveis reclamações.

Expedição

Por fim, os produtos passam pela expedição para que cheguem até os clientes. Esse processo pode ser feito por uma empresa terceirizada ou pela equipe do CD, o que depende de seu porte e condições.

O objetivo do centro é agilizar as entregas, por meio de viagens objetivas e que atendam às necessidades de todos os clientes.

Características de um centro de distribuição

Quando uma empresa de limpeza de fachada de vidro adquire os produtos usados em seu dia a dia de trabalho, se os fornecedores forem de outra cidade ou estado, enviam as mercadorias para um centro de distribuição.

Imagine quantas empresas, lojas e pessoas aguardam para receber seus produtos. Por essa razão, o dia a dia do CD é sempre cheio, sendo necessário manter a sincronia das atividades para atender às demandas.

Por essa razão, uma de suas principais características é despachar as mercadorias o mais rápido possível. As companhias centralizam seus estoques por meio dele, aumentando a agilidade da distribuição.

Outro traço importante é a localização, pois o centro precisa ser bem situado, em saídas da cidade, próximo de rodovias e estradas, bem como de portos e aeroportos. Além disso, deve estar perto, na medida do possível, de clientes e fornecedores.

Por essa razão, o CD é um complexo que recebe as mercadorias e as distribui rapidamente, aproximando as empresas de seus clientes, mas ele também depende de uma boa administração.

É dessa forma que consegue suprir as demandas dos clientes e entregar os produtos necessários quando eles precisarem. Por essa razão, o CD traz muitas vantagens para um fabricante de rodapé de poliestireno 10cm e outras organizações.

Principais benefícios do CD

O centro de distribuição é essencial para o sucesso de qualquer negócio, visto que desempenha papéis estratégicos e melhora os processos logísticos. Além disso, também traz vantagens, como:

1 - Custos reduzidos

O CD é uma boa opção para as empresas que querem reduzir seus custos, principalmente com frete de mercadorias e combustível. É muito difícil atender diferentes regiões se a companhia não tem um ponto central.

Pensando por esse lado, fica mais fácil compreender por que esse centro beneficia as finanças da organização.

Ademais, um fabricante de tela proteção piscina consegue potencializar seu alcance no que diz respeito à capacidade logística. Como resultado, tem mais oportunidades de negócio e melhorar seus lucros.

2 - Aprimora o atendimento

O CD também ajuda a melhorar a qualidade do atendimento, já que oferece uma operação mais enxuta. É uma forma de evitar falhas e otimizar os processos, melhorando a capacidade da empresa em relação ao seu atendimento.

O cliente, por sua vez, percebe que a companhia se preocupa com suas necessidades, o que aumenta sua satisfação e aperfeiçoa a experiência.

3 - Proporciona uma gestão sazonal

Boa parte das empresas aumentam ou diminuem suas vendas em períodos sazonais, e o centro de distribuição também ajuda nesse sentido.

Por meio dele, o fornecedor de uma escola de aula de piano para iniciantes, por exemplo, prevê variações no nível de estoque, levando em conta a época do ano. Com isso, o controle das movimentações é muito mais preciso.

4 - Controle dos processos

Como visto anteriormente, dentro do CD acontecem todos os processos relacionados às atividades de separação e expedição.

Todos eles funcionam de maneira centralizada, o que facilita o controle por parte dos gestores, sem falar na diminuição considerável de perdas de mercadorias e eventuais atrasos.

5 - Estoque centralizado

Se o objetivo da corporação é centralizar o estoque, o centro de distribuição é, sem dúvidas, a melhor opção.

Os produtos se concentram em um único local, portanto, tanto os recebimentos quanto as entregas serão provenientes do mesmo local.

6 - Processos bem controlados

Por fim, com a ajuda de um centro de distribuição, o fornecedor de uma empresa de impermeabilização de estofados de carros consegue controlar melhor cada etapa da distribuição.

Quando isso acontece, as cargas são bem encaminhadas em cada área, o que evita qualquer tipo de problema com os produtos dentro do galpão.

Considerações finais

O centro de distribuição é fundamental dentro da cadeia de suprimentos e aumenta a competitividade das empresas em seu mercado de atuação.

Elas também conseguem se aproximar dos clientes, gerar valor para eles e aumentar sua satisfação, algo fundamental para um relacionamento promissor entre ambos.

Contar com o CD é indispensável para otimizar os processos da corporação e cuidar bem da parte mais importante do negócio: a venda. Assim, os consumidores voltam a fazer negócio e os lucros aumentam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários