Nota de Esclarecimento - Operação Skal

 

 Vera de Camillis, presidente da Skål International Brasil, e Walter Teixeira, presidente da Skål International São Paulo

Ante a notícia veiculada na quarta-feira, 15 de dezembro, sobre a deflagração da Operação SKAL, pela Polícia Federal, na cidade de Barra do Piraí (RJ), para combater desvio de recursos públicos federais em obras de instalações hospitalares, é oportuno, necessário e justo esclarecer:


1 – A referida Operação SKAL não tem qualquer relação com a Skål International – Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo, que reúne 345 entidades congêneres integradas a um movimento global, constituído por uma rede formada por 13.540 membros conectados, sediados em 102 países.


2 – A coincidência, do ponto de vista gráfico, é apenas parcial, considerando que a palavra SKÅL, que nomeia nossa entidade, é um acrônimo das iniciais dos seguintes vocábulos, na língua sueca:

S undhet (Saúde)

K arlek (Amizade)

Å lder (Longa Vida)

L ycra (Felicidade)


– Skål sintetiza e simboliza saudação de alegria. É usada pelos Skålegas do mundo todo, cada vez que erguem copos em brindes de saudação recíproca.


4 – O ‘Å’, do acrônimo acima citado, contém sinal gráfico característico das línguas escandinavas e constitui traço distintivo notório, tangível e de uso internacional.


5 – Sem entrar no mérito da denominação SKAL para a aludia operação da PF, é inexata a afirmação de que “o nome SKAL faz referência à palavra SAÚDE, em línguas escandinavas, sendo usada nesse sentido desde o tempo dos Vikings”, segundo notícia divulgada no dia 15/12/2021. SKÅL, conforme já esclarecido, é uma palavra artificial, formada pelas iniciais de quatro nomes daqueles idiomas.


6 – A presente ‘nota de esclarecimento’ visa, tão-somente, desmanchar qualquer correlação entre as duas nomenclaturas, seja ela gráfica, sonora ou semântica. A comunidade Skålega do mundo todo, onde se insere a Skål International São Paulo, orgulha-se e zela pela integridade do seu nome, fruto de uma história iniciada em 1.934.


7 – Ruídos à parte e dirimidas dúvidas eventuais, ensejamos todo sucesso a essa e a outras operações da Polícia Federal, para o bem comum da sociedade brasileira, no seu todo. A Skål International – Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo, é fundamentada nas boas práticas e na amizade entre os protagonistas da atividade turística.

Postar um comentário

0 Comentários