Pesquisa aponta que organizações que empoderam mulheres ganham relevância no mercado
Dezembro, 2021. A evolução nas métricas em favor da ascensão feminina - reflexo da importância da agenda ESG e do amadurecimento das políticas de diversidade e inclusão - está nos resultados da nova edição da pesquisa "Mulheres na Liderança", realizada pelos jornais "Valor", "O Globo" e pelas revistas "Época Negócios" e "Marie Claire", em parceria com ONG WILL (Women in Leadership in Latin America).
Para analisar o cenário corporativo brasileiro, 138 companhias foram ouvidas entre os meses de junho e setembro deste ano e, após três meses de observações, o levantamento mostra que houve aumento de 25% no número de empresas com área específica para cuidar da estratégia de equidade de gênero. Além disso, a pesquisa listou que a equidade de gênero e a inserção de pessoas com deficiência conquistaram prioridade na agenda estratégica das organizações.
Entre as companhias que investem no potencial feminino e fomentam práticas que dão à elas oportunidades reais de ser tornarem protagonistas, está o Grupo Sabin. Com indicadores acima da média nacional, e empresa é dona de uma cultura organizacional diferenciada: cerca de 77% de seus cargos são ocupados por mulheres e 75% delas estão em cargos de liderança. A título de comparação, de acordo com o IBGE, elas somam mais de 51% da população, mas apenas 35% das empresas têm a força delas na liderança, segundo análise apresentada pela agência de governança corporativa, BR Raiting.
Com atuação pautada nos valores da diversidade e inclusão para a promoção de um ambiente saudável, a companhia de medicina diagnóstica investe na valorização de seus colaboradores e desenvolve programas e políticas que fomentam a troca de experiências entre os mais diferentes perfis profissionais. Em Franca, no interior de São Paulo, a gestão das 03 unidades do Grupo é conduzida pela empresária Silva Alonso y Alonso. "Aqui cerca de 87% do quadro de colaboradores é ocupado por elas e é um orgulho conduzir um time tão forte e plural, com profissionais que são valorizados de forma genuína", declarou.
*Crédito da imagem: Wilker Maia
Empresa de alma feminina, o Sabin apoia as iniciativas que empoderam a força da mulher em todos os setores da economia. Signatário dos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres, desde 2016, há três anos consecutivos a empresa está engajada ao Movimento Mulher 360, que inspira e influencia a sociedade na construção de um contexto empresarial ético, que valorize a diversidade e o protagonismo feminino. "Acredito que houve importantes avanços nas conquistas das mulheres, mas ainda há muito a evoluir nesta pauta. Temos hoje forças reunidas na luta contra a desigualdade e acredito que vamos seguir avançando, porque, sem dúvida, são inúmeros os benefícios de um contexto corporativo com times diversos. Nos tornamos muito mais produtivos e mais criativos e ganhamos em competitividade no mercado", analisou a empresária.
Além disso, Silvia pontua também a importância de estimular um ambiente corporativo mais harmônico. "Não é apenas sobre negócios, é também sobre pessoas. Diante dos inúmeros desafios sociais e econômicos que enfrentamos, é fundamental que as empresas estejam mais dedicadas à uma atuação com empatia e acolhimento, mas é imprescindível que os conceitos de diversidade e inclusão transcendam projetos e estejam presentes nos princípios das organizações", conclui.
0 Comentários