Confira dicas de como motivar sua equipe de marketing



Ao se tratar de uma equipe de marketing o auxílio de diversos profissionais é essencial para levar sofisticação ao resultado destinado aos clientes.

Trabalhar com equipes é uma função inevitável para os gestores de médias e grandes empresas.

As equipes são o modelo mais tradicional para delegação de tarefas, por isso, enfrentam o desafio de unir fragmentos de trabalho em quebra-cabeças coeso e efetivo. 

O uso das características pessoais de cada integrante deve ser alinhado ao objetivo do todo.

O objetivo deste artigo é explicar as características que formam um gestor de marketing, suas responsabilidades e o que é necessário para motivar grupos repletos de profissionais distintos em termos de habilidades e percepções pessoais. 

O papel do gestor de marketing

O gestor de marketing é aquele que coordena as ações de marketing e age como uma ponte entre o consumidor e os trabalhadores de uma agência ou empreendimento específico. Trata-se de uma relação de nível B2B, isto é, de empresa para empresa. 

Quando uma empresa de instalação de piso elevado de ardosia procura por serviços de marketing, ela deseja aumentar suas conversões, a autoridade de sua marca ou mesmo sua reputação diante dos clientes, tudo isso visando um aumento consistente de receita. 

O gestor de marketing, por sua vez, capta informações internas e externas sobre a empresa contratante, organizando um diagnóstico que permite visualizar os desafios e o que é preciso para alcançar o objetivo que seu cliente está buscando. 

Essas expectativas são traduzidas em um plano de ações para uma campanha de uma bateria heliar 60 que é passado para as equipes responsáveis por sua execução, formadas por desenvolvedores, designers, redatores, analistas e especialistas em vendas. 

A gestão de qualquer departamento ou área de atuação precisa estar em contato constante com a gestão de pessoas, segmento responsável pela captação e retenção de talentos, a qualificação profissional e o acompanhamento completo deles. 

É possível concluir que o gestor de marketing é um comunicador, aquele que encontra um lugar de convergência entre todos os entes de uma relação comercial: a empresa aumenta a receita, o cliente recebe o produto e a equipe se satisfaz profissionalmente. 

Liderando equipes efetivas

O trabalho de primeira ordem de um gestor de marketing é extrair aquilo que há de melhor nos profissionais que estão sob sua liderança, sendo necessário um profundo conhecimento das ações executadas e do mercado em que está inserido. 

Uma indústria de produção de uma bateria 60ah tem necessidades de assessoria distintas em relação a um supermercado ou uma empresa do segmento de serviços. Todos esses fatores devem ser observados. 

Portanto, ainda no planejamento estratégico, o gestor de marketing analisa os pontos fracos e fortes da empresa contratante em relação ao seu setor, elevando as qualidades e trabalhando nas fraquezas que podem ser alcançadas pelo marketing. 

A motivação é um estado de espírito que possui ligação direta com o sentimento de esperança. 

É importante que os membros de uma equipe visualizem um futuro próximo onde seu trabalho é bem executado, gera frutos e é útil a si mesmos e à sociedade. 

Para alcançar esse estado de espírito, é importante trabalhar características de base nesses profissionais, compreendendo suas particularidades sem com isso, perder de vista as métricas e técnicas objetivas de execução das tarefas. 

Entenda suas necessidades

Toda equipe corporativa é formada por indivíduos inseridos em contextos distintos e por isso, apresentam necessidades variadas, como a tirada de uma carteira carro e moto

Como um motor para a motivação, a satisfação deve estar no horizonte da empresa. 

De acordo com o psicólogo Abraham Maslow, responsável pela mais famosa teoria da Administração, as necessidades humanas se organizam como hierarquias, com ordem de prioridade que varia se inicia naquelas que são mais básicas para a sobrevivência. 

Uma vez que os riscos ligados à sobrevivência são mitigados, questões mais relacionadas ao comportamento e as relações sociais geram maior impacto sobre os níveis de satisfação do indivíduo. 

Na teoria de Maslow, as necessidades são divididas nas categorias: 

  • Necessidades fisiológicas, de nível mais básico; 

  • Necessidades de segurança; 

  • Necessidades sociais; 

  • Necessidades de estima; 

  • Necessidades existenciais. 

A maior parte das posições de trabalho suprem as necessidades de ordem fisiológica e de segurança. 

O salário e os benefícios intrínsecos ao cargo, bem como as condições de trabalho conferem as condições básicas de vida para o profissional. 

A compra de uma lousa para restaurantes, por exemplo, obedece critérios próprios de infraestrutura do ambiente de trabalho. 

O potencial de satisfação que as condições de trabalho criam pode ser avaliado a partir da teoria dos dois fatores, que indicam aspectos higiênicos e motivacionais como necessários para manter a produtividade nos espaços de trabalho. 

Os fatores higiênicos são: 

  • Salário e poder de compra; 

  • Infraestrutura do espaço de trabalho; 

  • Relacionamento com líderes e colegas; 

  • Condições de transporte até o local de trabalho.

Como fatores de extremo impacto sobre a satisfação, condições inadequadas nos aspectos mencionados podem minar o valor do trabalho nas equipes, reduzindo sua produtividade e prejudicando o compartilhamento de informação entre seus membros. 

Apesar de capazes de promover insatisfação, os fatores higiênicos, de acordo com a teoria dos dois fatores, não são suficientes para criar um alto nível de satisfação no trabalho. 

Para isso, é necessário trabalhar os fatores motivacionais, tais como: 

  • Perspectivas de crescimento; 

  • Reconhecimento social e premiações; 

  • Atividades exercidas diariamente; 

  • Responsabilidade delegada.

Uma vez supridas as necessidades mais básicas, outras entram em voga. 

As equipes trabalham com indivíduos que possuem tendências comportamentais distintas, o que adiciona uma camada de complexidade à comunicação interna. 

Portanto, no momento de delegar tarefas e determinar o ciclo de trabalho utilizado, o gestor de equipes deve atentar-se para as características de cada membro da equipe, de modo a transformar necessidades em motivação que culminará em produtividade. 

Adapte o modelo de liderança

De acordo com a teoria de gestão de equipes, as lideranças estão agrupadas em duas grandes classificações, sendo o modelo mais tradicional denominado “autocrático” e os modelos mais modernos considerados “liberais”. 

Uma limpeza de porcelanato pos obra é organizada de acordo com o nível de especificidade deste trabalho. 

Sendo assim, a postura de liderança se adapta à fragmentação da tarefa, do perfil dos trabalhadores e da circunstância de mercado ao qual a empresa está inserida. 

Funções com alta precisão técnica, presentes em determinados setores da indústria, como na produção de catraca academia, usualmente dependem de uma liderança autocrática por seu poder de centralizar a tomada de decisões. 

Lideranças autocráticas são constantes, apresentam capacidade reduzida de delegação e se comunicam por meio de instruções firmes e profundamente detalhadas, exigindo sua execução exatamente como foi ordenado. 

As lideranças mais liberais, por outro lado, delegam grande parte de suas funções e compartilham o nível de autoridade e responsabilidade com o resultado final em seus subordinados. São ideais para atividades altamente criativas. 

Flexibilidade nas ordens estabelecidas, comunicação mais ampla e maior adaptabilidade são características de equipes gerenciadas por líderes liberais. 

O modelo, no entanto, deve ser aplicado em grupos compostos de profissionais marcados pela independência.

Por isso, equipes liberais devem conter membros mais experientes na área de atuação, que não necessitam de instrução detalhada ou de supervisão constante. 

Do contrário, a aplicação do modelo de liderança incompatível dificulta a execução de tarefas diárias.

Explique o processo

O processo de desenvolvimento de uma equipe de marketing, passando pela escolha dos profissionais, definição de lideranças e modelos de delegação e realização do trabalho, devem ser explicados a todos os membros, de modo que entendam o que fazem. 

Um profissional precisa de informações técnicas sobre o que deve ser feito, como em uma instalação de tela de proteção para piscina, mas também é motivado por um canal transparente que diz porque as ações são executadas daquela maneira e qual é o impacto. 

Como visualizado nas teorias da motivação e necessidade elencadas, sentir-se responsável, útil e significativo para a vida de outros é um poderoso artifício motivador. Indivíduos satisfeitos são aqueles que enxergam seu lugar no mundo. 

Os desafios do trabalho são mais suportáveis ou mesmo bem-vindos quando há um objetivo claro na entrega de resultados. 

O gestor de equipes deve passar informações que demonstrem a importância do trabalho para além da arrecadação de recursos. 

Conclusão

Sendo assim, as equipes de marketing são essenciais para a boa comunicação das empresas com entidades e indivíduos que a cercam. 

Trabalhar aspectos internos de coesão podem preparar o ambiente organizacional para desafios externos. 

A atividade de marketing é um esforço conjunto entre várias entidades, o que inclui desenvolvedores, analistas e criadores de conteúdo, que devem atuar de maneira uníssona para que o resultado final seja coerente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários